sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vestidinhos novos

Prá deixar a gente se sentindo assim linda, prendada e poderosa - e não é tanto pela beleza dos vestidos, que são bem simples e custaram bem pouquinho: é pela cara do "Marildo" e dos filhotes admirando como faço tanto com tão pouco...




Primeiro deles: acredita que me saiu 4 reais o tecido? Juntei com um retalho de malha preta (que nem é o mesmo tipo de malha, é mais grossinha - mas tudo bém, tá em casa...), reutilizei um molde já velho conhecido meu (tem ele AQUI se você quiser prá você...), cortei no chão (fiquei com uma baita dor nos joelhos, mas nada que uma pomadinha não ajude a sarar...), costurei com o ponto de malha da minha Janome 2008 e nos acabamentos usei viés do mesmo tecido. 

"Dona Rosa, por que a senhora não usou a overlock?"

Preguiça. Guardo a overlock na caixa, daí a Janome já tava toda disponível na mesa e eu abusei dela novamente - só prá vocês verem como essa maquininha despretensiosa é danada de boa, dá conta do recado mesmo e não faz feio. O ponto elástico (a maioria das máquinas tem e todas devem ser igualmente boas - mas eu elogio a minha porque ela foi presente...) é excelente, a costura fica firme, mas estica quando você veste, então não arrebenta o ponto. Bom demais.

Quatro reais e eu toda cheia de charme, um poder de mulher - e quem olha deve se perguntar onde é que eu comprei tamanha belezura... Espia mais:



Segundo - mas não menos importante: 11 reais de gasto (comprei mais pano). Modelo diferente - desse não tem molde, fiz copiando um que eu tenho, que foi comprado em loja: 




É o meu favorito, fica melhor em mim do que na Nana (minha modelo), pois eu tenho mais "recheio". Fico me sentindo uma Monica Belucci velha-caindo-aos-pedaços-mas-ainda-linda (bendito seja Deus porque sonhar é de graça)... 

Me diz: o que se faz hoje com 11 reais? Dois pastéis na feira perto de casa sai 9, um copo pequeno de caldo de cana e Puff! Lá se foi o dinheiro! E rendeu mais um vestido lindo prá Dona Rosa.



Os dois tecidos foram comprados na Niazi Chohfi, na rua 25 de março. 

Agora estou cortando um outro, de uma malha de melhor qualidade, que ganhei da minha filha Nana, de presente de aniversário - vai ficar ainda mais lindo...

E prá quem prestou atenção no post de ontem, cá estão as mencionadas cuecas - espero que todos na minha família estejam ocupados e não vejam o post de hoje, senão vão guilhotinar a Maria Antonieta (ela está proibida de comer brioches e de mostrar roupas íntimas no blog...):



Eu fiz 10 cuecas bege e 10 cuecas azuis-claras - as outras terminei antes, já estão acomodadas na gaveta. Desta vez comprei o tecido por metro: a cada R$5,90 o metro da malha no Varejão Chaves rendeu 4 cuecas. 

Da primeira vez eu fiz com tecido comprado por quilo, a retalho, então as cuecas custaram uns vinte centavos cada - parece até mentira fazer algo bom com apenas moedinhas, não é mesmo? E ficam ótimas, super macias, com bom caimento e o "Marildo" agora só quer usar delas.

Fiz assim: peguei uma cueca que já estava com os elásticos meio moles, cansada de uso. Desmanchei todas as costuras com o abridor de casas (pode usar tesourinha de bico fininho, de bordar...). Daí a própria cueca desmanchada vira o molde das outras. 

Novamente eu poderia ter usado a overlock, mas a preguiça é uma praga mesmo - só que a culpa é do Universo: me sobrecarrega com tanta roupa prá lavar, louças prá eu quebrar de marreta na pia, comida prá eu fazer, a vassoura e o esfregão me disputando prá dançar valsas pela casa que, quando o tempo me sobra, tudo o que eu quero é que o mundo acabe em barranco prá eu morrer deitada - daí eu costuro, crocheto, tricoto (porque, como eu já disse, até quando descanso carrego pedra. Ai, pobre de mim, como sou sofredora...).

Se alguém estiver interessada em aprender a costurar as ditas cuecas, deixem um comentário que eu faço um pap uma hora dessas...

Bom final de semana e vão se ocupar, que assim a vida passa mais tranquila, os pensamentos ruins passam longe da nossa cabeça e a gente se sente feliz consigo mesma.
Share:

29 comentários:

  1. Gostei muito de modelo do vestido , e o tecido diferente nem dá pra perceber, ficou ótimo como detalhe.
    tenha um bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Simone querida, fico feliz que você apreciou. Beijos!

      Excluir
  2. Rosinha fofa, o vestido ficou lindo, por tão pouco e já tirei o molde,
    bom fim de semana, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mira querida. Espero que faça bom uso. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Rosa!
    Você é mesmo prendada hein?
    Bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que sou mesmo... Mas é porque é gostoso fazer a gente mesma, você não acha, Márcia querida? Você também é assim, que eu sei...

      Beijos!

      Excluir
  4. Rosa, nao perco um so dia seus posts, parabens,sempre com palavras otimistas e repartindo seus conhecimentos. Se tiver um tempinho e puder colocar o pap da cueca ficarei muito grata. Como diz, marildo vai adorar. Beijos e obrigada. Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Alice querida. Esta semana eu vou fazer o meu máximo prá um pap bem explicadinho.

      Obrigada pela "audiência" do blog, fico feliz demais.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi,minha querida Rosa!
    Lindos seus vestidos,e caprichados também!Vou adorar aprender fazer as cuecas!Aqui tenho dois homens na minha vida que vão adorar cuecas feitas por mim! Mil beijos,querida!E obrigada mais uma vez....
    Cristina Peres Rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles vão adorar mesmo - ficam ótimas e repletas de amor, sem comparação com as compradas. O pap já tá no forno...

      Beijos, Cristina querida e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Nossa Rosa, como é que você consegue fazer tanta coisa?
    Seu tempo é elástico…
    Amei os vestidos, muito elegantes, e pelo jeito você ainda está com o corpinho em forma, pois eles não ficaram muito folgados na filhota…
    Menina, arranje uma ajudante para o serviço de casa (pelo menos para fazer a parte mais pesada a cada 15 dias…), você merece ter mais tempo para descansar e para se divertir fazendo essas belezuras…
    Bjs querida e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, não é elástico não... Eu rebolo prá esticar ele... Quanto a uma ajudante, por enquanto não tá dando, o pé de dinheiro que plantei no jardim ainda não tá dando fruto, tem que esperar...

      Beijos, Doutora querida, e obrigada!

      Excluir
  7. Um belo vestido!
    realmente...estando ocupada...o tempo passa e nós vê-mo-lo passar de um jeito bem diferente! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, quando a gente se ocupa fazendo o que gosta, passa o tempo mais feliz!

      Beijos, Maria da Graça querida, e obrigada!

      Excluir

  8. Ô muié prendada! Adoro isso, essa versatilidade! Poxa, queria aprender a fazer a cueca boxer( acho que é assim que se escreve) os meus meninos só usam essa, mas adoraria aprender a tipo zorba também. Vou ficar na espera!
    Os teus vestidos, que luxo Rosa! As estampas são lindas, adoro o fundo escuro! Parabéns vai pro trono!kkk
    Bjs Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, dessas cuecas eu não tenho como ensinar, pois nenhum dos dois aqui em casa usa delas... Mas acho que dá prá fazer do mesmo jeito, desmanchando uma velha e usando de molde, reparando como foi costurada... Dessa que eu sei fazer o pap sai logo, logo.

      Beijos, Nina querida, e obrigada!

      Excluir
  9. Oi Rosa. Tudo bem? Vejo que sim, com vestidos tão lindos!!!
    Olha, todos os dias ligo o computador e vou direto no seu blog, ansiosa, "te ouvir falando, conversando comigo", te adoro.
    E é por essa intimidade toda que não me envergonho de pedir: faz sim, o pap da cueca, meu marido já disse que quer e como ele também é um amor, que fazer as cuecas prá ele, bem confortáveis.
    Fico aguardando, tá bom? Muito obrigada e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer sim, Marili querida, o pap bem explicadinho, bem fotografado, se Deus quiser.

      Muito obrigada por esse carinho, essa gentileza de me visitar sempre e gostar das minhas bobagens...

      Beijos!

      Excluir
  10. Êita mulher esperta!!! Eu fico aqui criando coragem prá dar um destino aos quilometros de tecido que tenho e você já fez tudo isso?? Preciso me inspirar mais em você do que nas fotos que fico por hooooras salvando na minha pastinha de projetos!!
    Tudo lindo, como sempre!!
    bom final de semana,
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico até imaginando todos esses tecidos que você tem... Os teus ficam gritando o teu nome, te atormentando prá dar um destino prá eles? Os meus ficam, é um desassossego!!!

      Mas vê se arranja um tempinho - você vai gostar tanto! A gente merece se dar um tempo ptá criar, faz bem prá auto-estima da gente e pro bolso...

      Beijos, Luci querida!

      Excluir
  11. Nossa Rosa os vestidos ficaram lindos, eu amo vestidos, principalmente os longos...bjos querida..... Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elaine querida! Eu também adoro vestidos, se pudesse só usava eles...

      Beijos!

      Excluir
  12. Rosa, você é uma linda, uma querida e se gosta tanto, se orgulha tanto das coisas belas que faz! Que Deus continue sempre lhe dando esse ânimo e alegria em viver! Adoro gente assim como você. Adoro você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Helena, me encabulou agora... Mas é como se você estivesse se elogiando também, prima! Você também é assim...

      Beijos e obrigada - e eu também adoro você!

      Excluir
  13. Muito obrigada, Roberta querida! Ficou lindo, com formato de coração, adorei. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eliana Ciardiello Marini28 de abril de 2014 às 14:19

    Oi Rosa, eu amo td que vc faz, já fiz seu pão de queijo, seu bolo de pão de queijo, seu bolo doce, e tb já quis comprar oseu vestido vc não me vendeu, já quis comprar a blusa de lã branca e bege um sonho de blusa lembro até hj nunca acho pra comprar nesses tons e vc não quis me vender lembra? Mas eu entendi vc fez com tanto amor pra sua filha como vender pra uma intrusa né, isso não tem preço. E gosto mto de ver sua amizade com a Helena duas pessoas tão maravilhosas, gente realmente do bem, aprendo mto com vcs, mto msm, poderiam ser ministras da economia, da educação... esse pais ia melhorar mto. Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Eliana! Quanto carinho, amei!

      Eu também acho uma pena não poder fazer peças prá vender - se fizesse, minha família "caía de pau" em cima de mim, tem tantas irmãs, cunhadas querendo coisas e eu não consigo fazer, se eu fizesse prá vender iam ficar magoadas comigo... Muito lindo da tua parte entender isso...

      Beijos, minha querida, e muito obrigada. Tenha um lindo feriado.

      Excluir
  15. Lindos vestidos e com ótimo caimento. As cuecas ficaram melhores do que as compradas prontas. Achei as costuras muito bem reforçadas e isso, para mim, é qualidade no feitio. Parabéns.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram mesmo melhores que as prontas, mais reforçadas e bonitas. Obrigada por ter reparado, Fatinha querida! Beijão!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!