quinta-feira, 13 de março de 2014

Caixa de papelão


Você compra um conjunto de xícaras de chá, ou pratos novos, copos - e a caixa vai pro lixo. Lixo não! Prá reciclagem - você separa e dá o destino certo.


Ou você recebe aquela comprinha que fez pela internet e sobra a caixa. É muita árvore morrendo prá tanto papel que a gente usa, não é mesmo? Quando recicla evita que mais e mais árvores sejam mortas, mas a grande maioria do papel que usamos se perde nos aterros sanitários, cheio de químicas e tintas, levando décadas e mais décadas prá Natureza desmanchá-lo...

Este é um jeito de aproveitar bem esse precioso recurso, fazendo algo bonito e útil - uma caixa organizadora. Tanto serve prá você guardar os brinquedos das crianças no quarto, prá organizar seu quarto de costura, seu armário - tem muitas aplicações. 


Usei uma caixa que chegou com comprinhas feitas na Aslan, pela internet, um pouco de cola branca escolar (comprei em loja de ferramentas uma embalagem de meio quilo - é mais barato), a mesma medida de água, um pincel macio e duas revistas em quadrinhos velhas, compradas em sebo por cinquenta centavos - meu irmão me trouxe uma do Cascão e uma do Ismilinguido (essa eu usei no fundo da caixa). Dentro dela usei apenas jornal.


Você mistura a cola com água em partes iguais, rasga as revistinhas em pedaços pequenos - cada folha rende uns 8 a 10 pedaços - e, com o pincel embebido nessa cola rala, vai aplicando na caixa.


Viu como fica branco quando tá molhado? Não se preocupa - some quando seca.

Eu fiz o meu lindo cisne de porcelana usando esse método - se você acompanha o blog, lembra bem dele:


Quem diria - não é mesmo? - que uma embalagem de sabão líquido escondesse dentro dela algo tão lindo...

Bom, faz a tua caixa por partes - um lado de cada vez - e deixa secar. Se quiser uma caixa mais resistente, forre com duas camadas de jornal picado antes de partir prá revistinha (fica quase tão dura quanto madeira...). Forre também o fundo. 

O bom é que quando a cola seca fica brilhante, levemente impermeabilizado - dá até prá limpar o pó com um perfex umedecido (fica meio colento porque dissolve a cola um tantinho, mas deixa num local arejado prá secar e fica como nova...).


Por fim pode fazer um fecho: antes de fazer o lado de dentro com jornal eu fiz dois furinhos de um lado da tampa, passei um elástico e amarrei por dentro. Depois fui colando papel por cima - fica bem preso. Do outro lado fiz um furinho e coloquei um botão de borboleta.

Essa caixa eu fiz antes do Carnaval - enchi de mimos prá neta do caseiro:


Lãs, agulhas, revistas e um jogo de teares circulares (comprado baratinho aqui no Bazar Horizonte). Quando dei o presente ela ficou tão feliz - não sei se pela caixa ou pelo seu conteúdo... Daí, quando ela veio prá aprender um ponto novo eu não estava muito bem e, naquele primeiro dia, acabei não ensinando nada - marquei pro domingo. E no domingo tive que voltar prá casa por causa dos ladrões - então foi mais uma coisa que os canalhas estragaram... Bom, mas fazer o quê? Pelo menos deixei coisas suficientes prá ela se divertir.

Vocês podem usar qualquer tipo de revista nesse trabalho - figurinos, quadrinhos, mangás... Jornais orientais ficam incríveis - se você mora perto do bairro da Liberdade, em São Paulo. Vale até encarte de farmácia e supermercado - que tal organizar a caixinha de remédios ou por ordem nos biscoitos na despensa?

Eu adoro dar presentes dentro delas - assim a pessoa não precisa jogar a embalagem fora...

Eu fazia cada coisa linda com essa técnica quando era mocinha... Encapava e endurecia as capas dos cadernos, as pranchetas... Eu tinha um com as figurinhas do "Amar é..." (alguém lembra?). 

Tinha uma prancheta com fotos dos meus artistas de cinema favoritos - James Stewart, Alain Delon, Paul Newman, Robert Redford... 






Fala a verdade - quem é o Brad Pitt mesmo?...

Tinha uma de flores... Bom demais ser criativa, não é?

O bom é que, dependendo da revista, vocês podem recortar as letras grandes e escrever, colando-as na lateral da caixa, o que ela guarda (tipo linhas, rendas, agulhas...). Já pensou fazer isso com as caixas de sapato? Pode deixar elas do lado de dentro do guarda-roupa, embaixo, bem bonitinhas. Aliás você pode até fazer um visor nessas caixas: vá numa papelaria que faça encadernação e compre capas plásticas transparentes - custam baratinho. Daí corte cada capa em 8 partes iguais - cada capa rende visor prá 8 caixas de sapatos. Recorte um retângulo na tampa da caixa, ligeiramente menor do que o plástico, forre toda ela com os recortes de revista, embelezando e tornando resistente a caixa. Quando acabar, cole o visor pelo lado de dentro com fita adesiva

Fica lindo, funcional e a natureza agradece.

-"Ah, Dona Rosa! Na sua casa as caixas devem ser tããão lindas!!!"

São não. Em casa de ferreiro, espeto é de pau. As poucas caixas que eu tenho são numeradas e eu tenho anotado, num caderninho, o conteúdo delas. A grande maioria eu separo prá reciclar mesmo, que tem um garoto que passa prá buscar... 
Share:

14 comentários:

  1. oi Rosa, é assim mesmo eu costuro e praticamente tudo vai pra presente ,simplesmente, porque olho pra algo e acho que fulana vai adorar ou que pro Natal todo mundo vai gostar! Já alguns anos faço meus presentes de Natal, praticamente quase nada de compras! Então economizei no tempo, dinheiro e sei que todos vão gostar! E ver a alegria de uma criança, que faz tricô, receber um presentão desse, nossa é uma satisfação grande! Lindo dia pra ti, bjs Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos muito parecidas, Nina querida! Eu também faço os presentes de Natal e de aniversário, por economia e porque eu acho que fica mais pessoal, mostra que eu me importo.

      Obrigada e tenha um lindo final de semana.

      Beijos!

      Excluir
  2. Amiga querida, você é sempre tão criativa e faz-me sempre relembrar algumas coisas esquecidas lá no arquivo morto do cérebro. Amei a sua caixa, ficou linda e resistente! Lembrei de um caderno que tenho até hoje e que encapei com uma técnica de pintura tão fácil, mas tão fácil que qualquer criança faz. Pode-se usar papel sulfite já usado de um lado, que saiu errado da impressora (não jogo fora nenhum, sequer!). Pega-se tinta guache, dilui um pouco com água, se estiver muito grossa. Com uma escova de dentes já usada e velhinha, molha-se na tinta e vai espirrando no papel. Saem efeitos lindos. Dá para fazer desenhos sem tinta, usando um molde por cima da folha a ser pintada. Onde está o desenho recortado, fica em branco. Dá para fazer o desenho que quiser. Se quiser pode-se usar a sua técnica de impermeabilização que fica bem legal. É barato e criativo também! Beijos e sempre obrigada pelas dicas e técnicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço essa técnica! Usei muito, até com tinta de tecido e camisetas, fica muito lindo mesmo! E quando a gente usa molde vazado, realmente dá prá fazer coisas muito lindas.

      Beijo e muito obrigada, Ligia querida! Tenha um lindo final de semana!

      Excluir
  3. ROSA....me impressiona o jeito como encadeia as histórias...de um modo tão natural que não se resiste a ler com entusiasmo! relativamente às caixas...eu não domino essa técnica e não sei quando vou aprender! Por aqui guardo tudo quanto é caixa pois meu sobrinho (artista nato) anda sempre à procura delas para os seus trabalhos!!! Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa técnica não tem nenhum segredo, é mesmo muito fácil, Maria da graça querida. E até a sujeira é fácil de limpar, porque é feita com cola escolar, lavável. Experimenta que voc~e vai gostar.

      Beijos e um lindo final de semana!

      Excluir
  4. Oi Rosa este post de hj veio a calhar pra mim. Meu esposo ganhou um capacete novo da empresa e a caixa ta ali abandonada, fiquei com dó de jogar fora prq ela tem um tamanho legal. ..será que se encapar assim com jornal e depois pintar de branco fica bom? Beijinhos, Deus te abençoe.
    Fernanda Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica sim, Fernanda, mas depois é melhor comprar um verniz spray sem brilho e aplicar por cima, prá impermeabilizar melhor. Branco suja muito, sabe como é... Beijos, tenha um lindo final de semana e faça algo lindo com a caixa!

      Excluir
  5. Amei! Principalmente a dica de fazer camadas com jornal para deixá-la mais resistente…Meu filho é um “construtor e inventor” tem milhares de ferramentas, traquitanas, sucatas e etc... enfiadas em todo canto, vou fazer umas caixas dessas com temas de carros, motos e etc, que ele adora!
    Obrigada por compartilhar!
    Rosinha querida fiquei curiosa: o que é um tear circular? Para que serve?
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, seu filho vai adorar!

      Quanto ao tear circular é uma ferramenta prá se fazer tricô com agulha de crochê - os pontos ficam iguais aos de duas agulhas, feitos com apenas uma e o tear.

      No Youtube tá cheio de receitas:

      https://www.youtube.com/results?search_query=telar%20circular&sm=3

      e no meu blog ensinei a fazer um desses usando um pote de maionese, palitos de comida chinesa e cola quente:

      http://arosanajanela.blogspot.com.br/2011/04/tear-circular.html

      Tenha um lindo final de semana, Doutora querida!

      Excluir
  6. Rosa, você tem as mãos de fada!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro do Amar é....hahaha. O tempo passa táo depressa, não é Rosa? Sua caixa ficou linda. Vou reaproveitar tb.
    Outro dia eu vi um vídeo ensinando fazer cestas com rolinhos feitos com jornal. Fica lindo. Um pouco de paciência, criatividade e zelo podemos fazer coisas incríveis.
    Um beijo e fica com Deus !
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Praça da Liberdade tem uma feirinha de sábado e domingo e uma das barracas vende somente objetos feitos com rolinhos de jornal - uma coisa mais linda do que a outra. Tem até um enorme baú, lindo e customizado como baú de tesouro pirata. Sou louca prá aprender essa técnica...

      Beijos e obrigada, Cris querida!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!