segunda-feira, 3 de março de 2014

Bolo de Chocolate







Aulinha de português:

Eu gosto
Tu gostas
Ele gosta
Nós gostamos
Vós gostais (quem ainda usa essa conjugação, meu Deus???)
Eles gostam


Enfim, todo mundo gosta - especialmente eu. E vou ensinar vocês a fazer o bolo de chocolate mais gostoso, mais pretinho, mais fofinho e mais maravilhoso que existe.

Primeiro, você vai no supermercado e compra isso aqui:

O quê? Tava querendo uma receita de velha, daquelas que tem que medir, pesar e peneirar os ingredientes, despejar água quente, testar o fermento prá ver se tá bom e rezar três uma novenas prá ver se ele cresce e fica bom? Eu sei fazer desses, mas se tem coisa boa que não dá trabalho e fica uma maravilha, prá quê confusão?

Eu também sei bater manteiga - mas prefiro comprar Amélia no mercado...

Já se foi o tempo em que bolo de caixinha era horroroso, seco, com gosto de pó - hoje em dia eles são práticos, deliciosos e nunca decepcionam.

Aliás, introduzindo um pouco de cultura inútil na fermentada desse bolo, vocês já se perguntaram como é que nos tempos de antigamente se contava o tempo do bolo ou do pão ficar pronto? 

Não? Pois eu digo: rezando. Relógio era coisa de rico, os ingredientes sempre custaram o suor do rosto - então, prá não queimar o pão nem o bolo ou seja lá o que se estava assando as pessoas contavam o tempo rezando...

A Igreja calculava quantos Pais Nossos e quantas Aves Marias levava prá ficar pronta cada comida e passava essa sabedoria para os fiéis. Muitas vezes os fornos ficavam no centro das aldeias - era muito custoso ter um só seu, em casa... - então as mulheres se reuniam, colocavam suas travessas no forno comunitário e, sentando-se de rosários nas mãos, começavam a rezar - que era o tempo que dava da comida ficar pronta. Se, ao invés disso, ficassem papeando - adeus, bolo! 

Legal, né? Enquanto preparavam o alimento do corpo, aproveitavam prá alimentar também a alma...

Bom, mas vamos a esse bolo de chocolate: compra exatamente esse que eu mostrei a figura, dessa mesma marca. Fica uma tortura - você faz aquela caldinha básica com uma colher de manteiga, um tiquinho de leite, chocolate em pó e açúcar e joga em cima. 

A gente tem mais o que fazer na vida, não é mesmo? Tanto crochê, tanto tricô...

(Esta é uma postagem programada - neste momento eu estou enfrentando bravamente as maiores aranhas do mundo, bem nos cafundós do sítio...).


Share:

29 comentários:

  1. kkkk...confesso que nunca comprei bolo de caixinha.

    Uma vez vi cupcakes tão delicadinhos, rosinha que vinha com cobertura e tudo...comprei...mas...não foi assim lá grande coisa...até postei lá no blog...kkkk...nunca mais comprei...será trauma dos velhos tempos em que os bolos de caixinhas carregavam o gosto forte das essências...sei lá!!

    Aranhas? Acho curiosa essas criaturinhas com tantas perninhas...mas...acho bom você soltá-las bem distante da casa...hehehe...elas me assustam um pouco...

    Querida, um ótimo feriado, com sabor e paz!! (sem aranhas, eu quis dizer...ui...

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse você vai adorar, Ligia querida. Viu como ele é pretão? E é fofo...

      Desta vez nem tive tempo prá me preocupar com aranhas...

      Beijos!

      Excluir
  2. tenho feito bolo de caixinha fica gostoso é prático e rápido.
    domingo lá na chácara, Jimmy o neto com o coleguinha Mateus viram aranha na piscina ficaram loucos p/ matar . Aparece sempre, eu como sou medrosa corro logo.
    bom descanso, aproveite bastante, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo na cidade, tem tanta aranha! Aqui em casa eu vivo tendo encontros com umas, só que pequenininhas... Elas me acham...

      Beijos, Aparecida querida!

      Excluir
  3. E um bolo de chocolate assim...até convida não a uma trincadela mas a muitas!!! Aranha é dinheiro...é melhor não matar mas enxotar!!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, se aranha fosse dinheiro, eu era milionária... Elas sempre me acham...

      Beijos, Maria da Graça querida!

      Excluir
  4. Já comprei desse Bolo mousse.
    Realmente é delicioso mas no meu caso, compro de vez em quando pois é uma pena que meu marido não possa comer por causa da diabetes. Então opto por fazer bolo desses de medidas mesmo pois posso usar outra opção tal como a sucralose.

    Esta semana fiz um bolo de banana que não leva farinha de trigo, não leva açucar e não leva leite, é um bolo muito fácil, rápido de fazer e delicioso pois leva bananas bem maduras, ameixa preta, uvas passa, damascos, nozes (opcional). É um bolo que sempre acaba no mesmo dia, é delicioso, diet e light.

    Quando fizer o próximo tentarei colocar em meu blog.

    Bjs para você, ótimo feriadão e seguro retorno a SP.
    Até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero essa receita de bolo de banana! Deve ser ótimo prá levar de lanche, minha filha vai adorar.

      Beijos, Fatinha querida!

      Excluir
  5. AH!!! deixe as aranhas!! não as assuste!! (risos)

    Pior do que aranhas são as baratas...affe até me arrepia quando penso ou vejo uma principalmente daquelas grandonas. Argh...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, baratas são nojentas... Mas sabe que eu fiquei com um buraco na perna? A aranha que me picou foi venenosa mesmo...

      Beijos!

      Excluir
  6. Ai! Jesus!
    Aguento tudo, tudo ... menos aranha!
    Feliz carnaval.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Rosinha, que maldade pôr esse bolo delicioso e eu de dieta, estou mal
    do fígado, «penso eu» beijocas amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta comer maçã após as refeições - ela tem uma fibra que absorve a gordura da comida, dá muito bem estar.

      Beijos, Mira querida!

      Excluir
  8. Olá,Rosa amada!!
    Por íncrivel que pareça eu tenho esse bolo aqui!!Meu filhão adora bolo de chocolate!Vou fazer depois te conto!Obrigada pela dica de hoje!
    E sabe de uma coisa?Um dia ainda vou te contar como temos coisas tão parecidas.....Adorei conhecer seu blog e um pouco de você!
    Ahhh....aranhas são sinais de dinheiro-dizia minha avó-portanto
    não as mate só espante para fora de casa!!!
    Beijos querida e aproveite bastante o ar puro do campo!
    Com carinho.........Cristina Peres RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adorar que você me conte mais, Cristina querida! Não esquece de voltar.

      Beijos!

      Excluir
  9. Chocomousse é o melhor ever! Há uns anos qdo descobri saí espalhando essa informação tb... heiuhaeuihaeuhaeiuhaeiuh Outra coisa mto boa da marca é o petit gateau, dá pra fazer brownie com ele tb. Mto bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou experimentar essas dicas, Mia querida, obrigada! Beijos!

      Excluir
  10. Rosa, concordo com você que foi-se o tempo dos bolos de caixinha serem horríveis e coisa de mulher preguiçosa, como dizia o marido de uma amiga. Hoje eles são coisas de mulher prática e inteligente! Essa marca e da Dona Benta são os minhas preferidas.Gosto porque as quantidades são pequenas, pois fazer um bolão para ter que comer durante a semana inteira ninguém merece, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que eles tem o tamanho ideal prá gente apreciar sem cansar dele... E quando vem visita, sempre se pode fazer dois pacotes...

      Beijos, Helena querida!

      Excluir
  11. Como diz a funkeira Anita....vc vai ficar ba-ban-do !!!...hahaha
    Ao ver a foto eu juro que disse: ah!...que maldade (bolo me engorda muito, não deveria ser tão injusto assim, pq eu adoro bolos...snif !).
    Mas esse teu bolo está táo convidativo que vou fazer simmmmm.
    Super beijos prá vc.
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas come só um pedacinho, o resto distribui...

      Beijos, Cris querida!

      Excluir
  12. Oi Rosa
    Espero que seu carnaval tenha sido muito bom.Amei esse bolo,vou procurar mais tarde para fazer,deu água na boca.Amo suas suas postagens.
    bjs
    Mary Nilva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mary querida! Fico feliz que você goste.

      Beijos!

      Excluir
  13. Rosa

    Na próxima semana, pretendo fazer o bolo que mencionei para você (aquele que não leva farinha, nem açucar, nem leite), fotografarei e compartilharei a receita. Faz-se num instante, dá p/fazer enquanto tem visita em casa pois assa depressa também.

    Como estarei viajando amanhã (sexta), volto só na 2ª feira. Preciso comprar as bananas (prefiro as pintadinhas para fazer bolos). Postarei e te avisarei, OK? Suas filhotas, toda a família vão adorar, é baixa caloria mas é de muita fibra, ótimo para o funcionamento e limpeza do nosso organismo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar esperando pela receita, Fatinha querida. boa viagem, que Deus te acompanhe. Beijos.

      Excluir
  14. nossa li um comentário anterior que aranha da dinheiro ah então acho que eu vou ganhar na mega sena rsrsrs, brincadeiras a parte realmente essa mistura é fantástica com essa sua receita então, aqui em casa eu faço o bolo e depois misturo uma lata de leite condensado com uma caixinha de creme de leite e um pouco de nescau, levo tudo pro fogo mexendo uns 5 minutos e jogo em cima hummmmmmmmm. reparei que de uns tempos pra ca meus bolos não ficam bons, eles crescem mais depois afundam no meio, ja adotei os de caixinha mesmo pra festa compro o de baunilha e faço. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem práticos mesmo e deliciosos... Vou experimentar essa cobertura que você faz.

      Beijos!

      Excluir
  15. Eu sei que são práticos, dão certo e são gostosos, mas cuidado...
    http://www.fleischmann.com.br/produtos/item.php?id=104

    Com gordura vegetal hidrogenada e muitas gorduras trans...melhor fazer um bolinho caseiro. Pegue uma boa receita que não tem como dar errado...
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas eu faço muito raramente, porque engorda... Umas duas vezes no mês, no máximo...

      Obrigada pela dica. Beijo.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!