Generosidade...

v Ensine a outros o que você sabe: não importa se é a receita de um cachecol, do maravilhoso prato de família, aquela dica infalível para sair do aperto... Quando a gente é mesquinho, vive pequeno! Seja generoso, mesmo se o segredo compartilhado é parte do seu sustento, afinal, sempre vai ter quem prefere comprar pronto e - com certeza - sempre vai ter quem precisa da sua dica para por o pão de cada dia na mesa. Viva grande!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Forno

Quando minha avó era menina e morava em Trás-os-Montes, em Portugal, elas levavam o pão prá assar num forno grande que tinha no meio da vila - assim ela contava. E toda mulher sabia qual era o seu pão, pois cada uma fazia seu próprio desenho, seu formato... Elas plantavam praticamente tudo, até o linho das roupas que vestiam - e iam bater os molhes do trigo na beira do riacho, prá amaciar a fibra e depois tecer... Eita vida dura - e a gente reclamando de ir na geladeira pegar o legume já tirado do pé, levar na pia esse legume praticamente limpo, sem terra nem bichinho e preparar o almoço!

Bom, prá essas horas de preguiça sem sentido nem razão é que inventaram o forno - aquele que vem na parte de baixo do nosso fogão à gás... 

Você pode começar com batatas: descasca, corta em rodelas grandes, cozinha por pouco tempo em água bem temperadinha - vale dente de alho, pedaço de cebola, pimenta... - daí escorre, coloca na assadeira, rega com azeite ou manteiga derretida, põe queijo parmesão ralado e leva pro forno prá gratinar (pode jogar um copo de requeijão light também, prá dar mais gostosura...). Pronto! Acompanha o que você quiser e é bom até dizer chega.

Batata frita - adoro! Mas se a gente comer toda hora que tem vontade acaba com cirrose - igual aos alcoólatras,  porque o nosso corpo reage muito e essa sobrecarga de fritura destrói o fígado da gente, com o tempo... Daí você compra aquela deliciosa batata palito congelada e, ao invés de fritar, assa - Não! ELA É PRÉ FRITA EM GORDURA HIDROGENADA! Mesmo se você assar, tá comendo fritura! 

Faz assim: Descasca as batatas (se as cascas forem lindas e limpinhas, nem precisa descascar, pois fica deliciosa com essa pelinha...), lava, dá uma secada no pano de prato. Daí corta em palitos, como se fosse fritar e coloca todas numa bacia bem grande ou travessa, que caiba tudo. Tempera com sal, pimenta - se quiser - e óleo de milho ou girassol ou até azeite de oliva. Mexe tudo com as mãos até espalhar bem por todas as batatinhas. Põe numa assadeira (de preferência anti-aderente ou então forra com papel manteiga) e leva pro forno quente até que, ao espetar com o garfo, ele entre fácil - normalmente uns 40 minutos em forno médio. Elas ficam deliciosas, crocantes e coradas por fora, macias por dentro, parecendo batatas fritas - mas com bem menos óleo e nenhuma grama de gordura hidrogenada, que não é nada saudável.

Aliás, uma outra receita que fica maravilhosa de batata e tem até vídeo prá vocês aprenderem é esta do Canal GNT. Assistam que é bem rapidinho.

Legumes: tem gente que diz que os filhos não gostam de comer legumes - os meus adoram, desde pequenos. Se satisfazem com um pratão de salada e um ovo cozido...

Quer fazer legumes deliciosos e saudáveis? Asse eles. Primeiro que, ao cozinhar os legumes, muita da nutrição deles vai embora na água. Segundo que legumes cozidos não tem a menor graça... Assando eles ficam deliciosos, firmes, crocantes, maravilhosos!

Brócolis e couve-flor: separe os buquezinhos - preferencialmente dos mesmos tamanhos - lave, escorra, tempere a gosto e leve pro forno na assadeira - 10 minutos de um lado, mexe com uma espátula, 10 minutos do outro. Depois de assados, pode temperar como salada ou pode, após os primeiros dez minutos, cobrir com queijo ralado e deixar gratinar - fica tão bom! Quero ver alguém dizer que odeia brócolis...

E que tal fazer uma misturona de tudo o que você tem na geladeira? Flores de brócolis, couve flor, abobrinha, cenoura - pode por fatias de pimentão, batatinha, vagens, pedaços grandes de repolho, pedaços de batatas doces... Corta todos os legumes - os mais duros em pedaços menores, os que normalmente cozinham mais rápido, corta maiores. Lava, tempera com sal, pimenta, cebola picada, alho - pode por cheiro verde, manjericão, orégano (o que você gostar mais - ou experimenta algo novo, como alecrim, sálvia, estragão...). 

Coloca na assadeira:

Rega com azeite, um pouco de vinagre...

Assa por meia hora em forno médio (afinal, é uma tonelada de coisas...), tira do forno... 
Dá uma mexida e leva prá assar novamente. Tá vendo como vai ficando?


Daí, pega um bom queijo parmesão e tira lascas e lascas dele (é, eu sou exagerada mesmo...):

Joga por cima... 

E devolve pro forno, pro queijo derreter:

Nham, nham...

O teu trabalho foi lavar e picar tudo - o forno é que preparou, e ficou maravilhoso.

Berinjela - adoro. À parmejiana então!!! Mas se a gente faz com a berinjela crua, alternando camadas com molho e queijo e levando prá assar não fica tão bom como quando a gente frita as fatias dela à milanesa, não é mesmo? Então assa!

Corta em fatias de mais ou menos 1 cm de espessura e deita elas na assadeira untada com óleo ou azeite. Leva prá assar 15 minutos de cada lado, em forno médio. Assim:

Depois é só montar a sua "lazanha" de berinjela. Ou então, faz ela vinagrete:

Corta cebola (roxa é mais gostosa...) em pedaços mais ou menos grandes (que assim quem não gostar de comer cebola pode tirar mais fácil) e deixa de molho em vinagre de vinho tinto por pelo menos uma hora (o vinagre dá uma cozidinha na cebola). Passou esse tempo põe sal, pimenta, um dente de alho esmagado e bastante azeite extra virgem. Na hora que tira as berinjelas do forno, enquanto ainda estão fumegando, pica elas na assadeira e joga esse vinagrete por cima - elas absorvem de imediato todo esse sabor e ficam deliciosas! Prontas prá jogar em cima de uma massa de pizza e cobrir com queijo, ou prá servir de molho pro macarrão ou ainda prá fazer sanduíches... 


E prá aproveitar bem o forno, enquanto assa as berinjelas, que tal assar uns tomates também? Se forem cereja é só cortar no meio - se forem grandes, corta no meio e tira as sementes. Assa, vira, assa mais um pouquinho e daí tempera vinagrete também e fica com essa delícia aqui (prá usar na pizza, no macarrão, no risoto, no sanduba...):

Por fim - olha só o que tem sido o jantar aqui em casa:

Alface bem fresca cortada em tiras, tomatinhos cereja em metades, pepino japonês em cubos, repolho roxo passado no processador, cenoura ralada - salada crocante e deliciosa, temperada com sal de alho feitinho na hora, azeite, vinagre... e um ovo cozido prá acompanhar. Cada um ganha um desses, mais um copo de suco de melão com hortelã, ou limonada, ou suco de manga, bem geladinho - e ficam felizes, conversando e rindo com a boca cheia... - de satisfação (que comer em família tem que ser assim, muita risada, muita conversa, tempo bom e de qualidade...). 

Meus filhos ficam um tempão mastigando, dizendo que é uma das coisas que eles mais adoram comer - e vão dormir bem alimentados, porque a comida foi fresca, saudável e colorida - bom demais. 

É assim: já que a gente não consegue escapar da cozinha, pelo menos vamos fazer com que esse tempo valha realmente à pena, fazendo coisas gostosas e práticas...

21 comentários:

  1. Em toda minha vida percorri um caminho...
    não sei se é longo ou curto,
    mas o que importa são as
    pessoas que conheci
    e marcaram meu coração.
    Na minha vida dei carinho e amor
    para aquelas pessoas especiais,
    como você que é uma pessoa
    especial minha vida.
    Deus fez o mundo, espalhou por
    ele pessoas maravilhosas,
    e nos deu a missão de encontra-las,
    cumpri a minha encontrei você.
    Um abençoado final de semana
    Deus abençoe você hoje e sempre.
    Beijos e meu eterno carinho.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evanir querida! Como sempre a sua alma é pura poesia. Beijos!

      Excluir
  2. Ai, ai, ai, sem comentários!!!!!!!!!! É só aproveitar suas sugestões e partir para o abraço. Beijinhos de obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo: dessa vez ninguém pode se queixar que a comida engorda e faz mal prá saúde... Beijos, minha querida!

      Excluir
  3. hummmmmmmmmm deu vontade de comer tudo, ainda bem que são receitas saudáveis dá pra comer sem culpa bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas dá prá fazer pro marido, que não vão fazer mal. Beijos e obrigada, Elisabete querida!

      Excluir
  4. Rosinha, quero ver quem não vira vegetariano com essa oferta deliciosa!
    Só quero ver!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo - quero ver alguém não gostar de comer verdura...

      Beijos e uma linda semana, Nina querida!

      Excluir
  5. Rosa você faz maravilhas com o forno! Adorei!
    Já copiei a página toda!
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Doutora querida! Uma linda semana prá você também! Beijão!

      Excluir
  6. Rosa, quer se mudar para o apartameto ao lado do meu?
    Íamos trocar pratinhos todos os dias! Quando eu era criança via a minha mãe fazer isso com uma vizinha. Eu ficava imaginando que um dia eu também seria assim. Infelizmente hoje, com essa vida "moderna" a gente nem vê vizinho.
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu que o diga! Eu ia adorar ter você morando bem do lado - já pensou quanta coisa boa a gente podia dividir? Minhas vizinhas só lembram de mim quando minhas árvores tão dando fruta...

      Beijos e uma linda semana, Helena querida!

      Excluir
  7. Adoro receitas assim, práticas e saudáveis. Mas no forno sempre demora mais a ficar pronto, e eu sou meio afobada na cozinha. No forninho elétrico é rápido, mas nem sempre dá certo, né! Mas vou experimentar essas batatas fritas-assadas, parecem deliciosas!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não demora tanto - e enquanto tá fazendo no forno os legumes, na parte de cima do fogão você vai fazendo outras coisas...

      Beijão, Luci querida, e uma linda semana prá você!

      Excluir
  8. Olá Rosa, deu vontade de comer todas as receitas.
    Hummmm tudo muito saudável.
    Beijos e um bom domingo
    .
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Carla querida! É tudo prá facilitar a vida e fazer meus filhos comerem verdura, desde pequenos.

      Beijão e uma linda semana!

      Excluir
  9. Boa noite flor! Passando para conhecer o seu cantinho e para lhe desejar uma linda e abençoada semana. Já estou te seguindo. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vinda. Também quero convidá-la para o sorteio que está acontecendo no meu cantinho em parceria com a Coats Corrente. Conto com a sua participação.
    Bjs
    Cantinho by Giuly’s
    http://excessodegostosura1.blogspot.com.br/2013/10/1-concurso-cultural-do-cantinho-by.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou te seguindo, minha querida - inclusive já estou participando do teu sorteio (que espero aconteça mesmo, pois ouvi dizer que sorteios em blogs estão proibidos...).

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Uai, agora que vi essa postagem...kkkk....estou sempre atrasada, corro, corro , mas, acabo perdendo algo...kkkk

    Ai, Rosa, adoro tudo o que você citou...tudo delicioso!

    Bons hábitos de alimentação, é na infância, na mesa farta dos frutos da terra, que aprendemos a saborear.

    Assim foi aqui em casa. Minha mãe, como você, sempre abasteceu a mesa e nossos estômagos com tudo da terra...e...amo tudo, como seus filhos!!!

    É um prazer vê-los assim, saboreando saúde, não é mesmo??

    Beijinhos,

    Lígia e =ˆˆ=

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...