quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Antes que o inverno chegue ao fim...



Uma blusa prá Tia Joanita - que, na verdade, é tia do "Marildo", mas da qual me apropriei sem um pingo de vergonha na cara... - usando uma receita antiga, de uma blusa do Dia das Mães...


Essa tia é assim: a única que ainda está viva, relíquia de família. Graças a Deus cuida da saúde - não tem diabetes, nem colesterol alto (tá melhor do que eu...). É uma mulher durona, aço forjado no calor da luta pela sobrevivência - e sobreviveu com maestria. De tudo o que era honesto fez um pouco - faxina, vender material de escritório, bijuterias, joias - e se saiu muito bem: conseguiu ter três imóveis próprios, uma considerável poupança, convênio médico...

No velório da tia Maria José - irmã dela, falecida há alguns anos atrás... - eu fiquei acabada. Chorei mais que todo mundo junto e mais um pouco (mas é porque eu sou assim mesmo, muito chorona quando tô feliz ou tô triste...). Ela ficou do meu lado, me deu força, forte como uma árvore antiga de raízes bem fundas na terra, que o vendaval desfolha - mas não derruba. 

Um dia ela me disse assim: "Sabe, Dona Rosa (ela me chama assim mesmo...), dá gosto ver o teu casamento. Passam os anos e a gente vê que ele dura, que meu sobrinho teve muita sorte em ter casado com você. Eu já dizia isso prá Cissa (minha sogra), que ele era o mais esperto dos filhos dela, o que soube escolher melhor...". 

Eu respondi: "É, tia... Acho que de mim ele não larga nunca - não enquanto gostar da minha comida do jeito que ele gosta...".

"Mas você é besta?" - ela me respondeu, brava como só ela - "Ele é um homem culto, inteligente, bem posicionado na vida! Comida boa tá cheio de restaurante que tem! E se ele quisesse uma mulher mais nova, ele estalava os dedos e aparecia de dúzia! Esteja consciente, Dona Rosa, de que ele está com a senhora porque nunca encontrou nem vai encontrar mulher nenhuma que lhe supere, está ouvindo?"

Essa é a Tia Joanita - me ama! É bom demais ser amado neste mundo, não é? Ter quem ache a gente bonita, inteligente, especial...

A gente se fala por telefone toda semana, contando segredos e fofocando da família toda (Ô coisa boa! Ela sempre sabe tudo o que acontece!!!); me liga prá contar dos exames médicos que fez, me lê os resultados deles prá eu dizer o que eu penso - sempre me achando inteligente, se importando com minha opinião...

Que Deus lhe dê 100 anos de vida, cheia de saúde! Amém.

E a blusa - ela adorou... Como adorou também essa bolsa que eu fiz no Natal passado. Mas, não vejo vantagem nisso: afinal, ela gosta de tudo o que eu faço - o amor é parcial assim mesmo...

E aqui tá - de novo - a receitinha da blusa, prá quem quiser fazer essa beleza clássica:


Share:

8 comentários:

  1. Ela é muito sábia,também acredito no que ela falou sobre seu casamento. Ela merece mesmo todo o mimo e carinho que você lhe dá! Adorei a blusa, a lã tem um brilho, ficou muito linda!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luci querida - mas acho que você é parcial como a Tia Joanita... Gosta de tudo o que faço, não é mesmo? Sempre carinhosa e bondosa.

      Beijos e um lindo final de semana!

      Excluir
  2. facebook vakeria carvalho29 de agosto de 2013 às 10:09

    Que tia Joanita tenha cem anos de vida! Muita saude e muita fofoca ao telefone, afinal e preciso estar informada. Kkkkk Amei a bkusa dela! Comprei uma elgin brother de segunda mao carro de verao sem frontura. Ta jogada debaixo de uma comoda antiga. Doi demais porque queria muito ter. Fiz duas aulas foi uma fortuna. Nao pude fazer mais, mudei para bem longe. Aqui no Rio professora de trico a maquina e coisa rara e chique. E na verdade um et. Como assim ter maquina de trico? Acham que sou doida. Enfim tenho e nunca fiz nada! Esqueci das duas aulas. Mas, o que descobri e que sou apaixonada pelo trico manual. Duas agulhas batendo tec, tec,... Agora estou cismada tenho que aprender trico circular e usar cinco agulhas para fazer meias! Sera que todo mundo que faz artes manuais e doida assim? Bem estou morando num lugar que nao tem ninguem que ensine essas coisas, quando morava no interior que aprendi trico. Bem estou rezando para descobrir alguem que saiba mesmo neste fim de mundo perto de praia. Carioca olha assombrado para quem faz isso acha coisa de velha! So pensam em regime, plastica e massagem... Sou daqui mas me sinto estrangeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, passei pela mesma situação quando ganhei a máquina de presente do "Marildo". Minhas colegas no trabalho diziam que eu era boba, que máquina de tricô era coisa de velha - mas mal eu comecei a aparecer com peças feitas por mim, todo mundo ficava implorando prá eu fazer prá eles... Tinha uma moça que tinha máquina e não usava e dizia -"Ah, quando os filhos são pequenos eles até usam tricô, mas depois que crescem só querem coisas compradas prontas, moletons, etc. Teu marido desperdiçou dinheiro!". Acontece que todo mundo aqui em casa adora meus tricôs - e os usam. Meus sobrinhos e sobrinhas, minhas irmãs e irmãos, cunhadas, vivem me pedindo prá fazer coisas prá eles. Então não esquenta com a opinião dos outros. Quanto às aulas que você não tem como ter, olha só: tem essa senhora no Facebook, chamada Isaura Carvalho, ela dá aulas e tem vídeos incríveis no Youtube, tô sempre aprendendo com ela. Às vezes ela não mora tão longe de você, quem sabe... Entra em contato com ela ou, se não der certo, me avisa que eu procuro vídeos prá te ajudar no Youtube, tá bom? O link para o Face dela é este:

      https://www.facebook.com/isaura.carvalho.7?fref=ts

      Beijos!

      Excluir
  3. Ana, como sempre vc arrasando, né ?????
    Vc faz sob encomenda ?
    Qto custaria ??????
    Beijosss


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, minha querida, mas eu só faço meus trabalhos prá minha família...

      Ah, e meu nome é Rosa, acho que você se confundiu de blog...

      Beijos!

      Excluir
  4. Ficou perfeita amiga, pra mim é um casaquinho .Bjos e mil abraços. Continuo rindo muito das tuas histórias.rsrsrrssrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rose Mary querida! Beijos e um lindo final de semana!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!