sábado, 15 de junho de 2013

Responsabilidade

Deus não nos deu dentes ou garras afiadas, não nos fez os maiores seres de sua criação, os mais fortes, nem os mais ágeis... 


Sozinhos na natureza, levaríamos total desvantagem na luta pela vida: nossos bebês nascem frágeis, sem pelos, sem dentes, sem saber andar, falar... As crias dos outros seres em pouco tempo são auto-suficientes, mas nós... Somos totalmente dependentes uns dos outros...

Temos instinto de sobrevivência assim como todos os animais, mas temos algo muito importante que nos aproxima de Nosso Pai: bondade...



Por nos amar, Ele ainda nos fez os seres mais inteligentes de sua Criação, numa espécie de presente que nos ajuda a viver e a crescer...  

Ao mesmo tempo, esse presente é também nosso fardo: somos os únicos seres que podem pesar as consequências de nossos atos, os únicos seres que podem enxergar adiante no tempo...

Residimos provisoriamente neste lindo mundo por obra e graça do Divino Criador de tudo e de todos, mas aqui estamos também na condição de zeladores.



Toda vida é preciosa.



Que ninguém que desrespeite a vida pense que Deus está dormindo...


Share:

20 comentários:

  1. Ah...que reflexão profunda suas palavras, Rosa.

    Infelizmente, apesar da bondade de Deus para conosco, estamos exterminando rapidamente todas as demais espécies de vida desse planeta. Tanto vegetal, mineral, quanto animal.

    Já disse Paul McCartney: "Se matadouros tivessem paredes de vidro, ninguém comeria carne"!!

    E o que dizer das granjas?

    E o que dizer dos testes em animais que os laboratórios praticam em nome da nossa saúde e bem estar??

    Quando estamos cientes desse sofrimento imposto aos animais e silenciamos e adquirimos ou consumimos,... tenho certeza que passamos longe da bondade Divina.

    Para o que fazemos aos milhares de porcos, gansos, bois, galinhas, peixes etc, etc, etc, etc...temos justificativas e mais justificativas!!!

    Nossa pretensão não tem limites, nossa gula está em primeiro lugar!!

    Porém, quando a dor física e da alma vem ao nosso encontro, imploramos, mentalizamos, desejamos a cura, ansiamos pelo bálsamo Divino!!!

    Não pesamos nossas atitudes diante deles...não respeitamos seus espaços naturais, seus filhotes, suas dores...apenas ignoramos tudo e ...clamamos e queremos ser ouvidos!!!!!

    Sim, amiga querida...faço minhas as suas palavras..."Que ninguém que desrespeite a vida pense que Deus está dormindo..."

    Cada dia que acordo, tento desesperadamente não devorar, não consumir a dor animal...

    Sei que tudo da indústria moderna de todos os setores, carrega a dor animal...Porém tenho esperanças na inteligência e sensibilidade humana...

    Lenine disse em sua canção Paciência:

    ..................
    Enquanto todo mundo
    Espera a cura do mal
    E a loucura finge
    Que isso tudo é normal
    Eu finjo ter paciência...

    O mundo vai girando
    Cada vez mais veloz
    A gente espera do mundo
    E o mundo espera de nós
    Um pouco mais de paciência...

    Será que é tempo
    Que lhe falta pra perceber ?
    Será que temos esse tempo
    Pra perder?
    E quem quer saber ?
    A VIDA É TÃO RARA,
    TÃO RARA...

    Ah, Rosa, como eu gostaria de um dia, humildemente dizer: AMO A NATUREZA!!!

    Aos meus olhos,

    Amar a NATUREZA... flor do meu vaso, árvore do parque, sol do leste, céu azulzinho, brisa suave, nuvens mimosas, chuva miudinha...é necessário sim, importante,lindo e romântico!!

    Amar a NATUREZA animal, embrenhar-se na causa animal e toda a sua extensão de horrores...ah...É PARA AS ALMAS FORTES!!

    Como eu gostaria de ter a cada dia, atitudes coerentes com essa frase:
    TODA VIDA É PRECIOSA

    Ah, como anseio por esse reconhecimento...

    Como anseio em ter uma consciência pacífica, bondosa, amável, tolerante, respeitosa!!

    Como anseio um dia dizer sorrindo:
    AMO A NATUREZA!!!

    Um lindo final de semana, com paz em seu lar!

    beijinhos,

    Lígia e =^^=



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Lígia, esse seu comentário me fez ter vontade de esconder o rosto de vergonha...

      Sabe, eu já fui totalmente vegetariana - nem ovo e nem leite eu consumia. Aí, quando casei, como o "Marildo" abriu mão de tudo, menos de frutos do mar, como eu preparava a comida prá ele, acabei voltando a comer também peixe, camarão...

      Tenho uma filha que também come peixe e camarão, como nós dois. Mas meus outros dois filhos não comem, dizem que toda vida é preciosa, que todo ser que está vivo foge de ser pescado, de ser capturado, luta prá viver. Foi deles que tirei a ideia do post... Preciso lutar com mais vontade prá voltar a ser como um dia fui... Modelos eu tenho em casa.

      Beijos e obrigada pelo comentário tão lindo, poético, corajoso - passou uma emoção tão viva que foi como se estivéssemos frente a frente, eu te ouvindo de cabeça baixa.

      Obrigada, querida.

      Beijos e um lindo fim de semana.

      Excluir
  2. Olá Rosa, bom dia! Eu li seu texto, concordo com o que você escreveu e com o que minha xará escreveu também. Porém eu acho que há uma ressalva aqui. O Criador, nosso Senhor, criou os animais e as plantas para que o homem, deles pudesse se alimentar. Não com a gula e a ganância, mas de uma forma natural. Eu diminui muito o consumo de carnes de forma geral, principalmente a vermelha. Eu também fico triste em pensar no sofrimento dos animais, para nos servirem. Não gosto de ver nenhum animal sofrer, seja do tamanho que ele tiver. Há algum tempo assistia programas na TV Animal, mas agora não consigo ver mais, principalmente se há sofrimento deles.
    Nem filmes onde os animais são protagonistas, não suporto a idéia de que eles possam (mesmo que não seja verdade) sofrer.
    Muitas vezes compadeço-me mais com os animais do que com os seres humanos. Muitos poderiam admirar-se com isso, mas eu penso que os seres humanos são racionais e sabem o que estão fazendo e os animais só dependem de nós (principalmente os que estão em cativeiro, seja nas fazendas ou nas casas e ruas). Fico triste quando vejo um animal abandonado na rua. Quando estou andando de carro, até de passarinhos eu desvio. Não concebo a idéia de machucá-los.
    É assim que penso.
    Grande beijo e um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que você tenha razão, Lígia querida - não condeno jamais quem come carne. De uma forma ou de outra, todos vivemos às custas de outras vidas - ninguém pode viver de ar, de água, de pedras.

    Mesmo se a gente só comesse alface, estaria matando uma plantinha...

    Contudo, numa parte da minha infância vivi cercada de todo tipo de criação - vaca, cavalo, cabras, coelhos, galinhas, porcos. Meu avô os criava e morava do lado da minha casa. A gente dava nome aos bichinhos e reparava que eles tinham personalidade própria, cada um do seu jeitinho... Cada um que era morto prá nos alimentar era uma tristeza muito grande. Por vontade minha, aos 11 anos comecei a largar de comer carne. Passados alguns anos - de insistência de minha mãe e até de surras por parte de meu pai - minha mãe então me levou ao médico, prá ver se ele me convencia de que ser vegetariana era errado e que eu iria acabar doente. Sabe o que o médico disse? Que eu estava certa e que ele queria ter a minha força de vontade! Que a carne demorava muitas horas no intestino - e ia apodrecendo no trajeto, face o calor do nosso corpo. Disse que as toxinas da carne eram muito prejudiciais ao nosso organismo; que bastava reparar que as fezes dos animais que comem carne tem odores muito piores do que os odores dos ruminantes e que a fisiologia daqueles sofre muito mais com câncer do que o dos herbívoros (nem sei se isso é verdade...).

    Hoje, minha irmã - que sempre brigou comigo por não comer carne, dizendo que eu só queria ser diferente - também se tornou vegetariana por ordem médica, após atravessar um câncer de mama.

    Com tudo isso que expus quero dizer uma última coisa: parabéns a você pelo seu bom coração, por desviar de passarinhos quando dirige, por fazer um consumo consciente da carne desses seres que tanto dependem de nós. Continue assim que - tenho certeza - você continuará vivendo uma vida longa, feliz, saudável, porque Deus sempre estará do teu lado. Assim como estará do lado de todos aqueles que não fazem nada por maldade, nem gula.

    Mas - de minha parte - vou continuar lutando para conseguir voltar a ser vegetariana, ainda mais que hoje existe proteína de soja prá substituir, não é mesmo?

    Um beijo e um lindo fim de semana prá você.

    ResponderExcluir
  4. bom dia Rosa! passo uns dias sem passear na net e vc já postou coisas lindas!Parabéns.
    O post do queijo de soja já está lá no blog. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá e baixei a receita. Obrigada, Célia querida, vou experimentar. Beijos!

      Excluir
  5. Como disse Ramatis ! Tudo que vive é teu próximo. Eu como carne, mas não sou muito chegada e viveria muito bem sem ela e adoro comida lacto e vegetariana. Mas como é difícil conviver com pessoas que não são, em casa. E pior os familiares te pressionando a comer carne e criticando. É muita pressão, claro, se quiser largo mão dela e ponto final! Mas acho que ainda não sou suficiente madura pra isso e admiro quem tenha a coragem e perseverança de assumir essa atitude! Parabéns Rosa!
    Boa semana amiga! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma luta... Eu fico me repetindo: "Se eu não tivesse que preparar frutos do mar pro Marildo, já tinha parado" - desculpa esfarrapara essa minha... Mas vou continuar tentando. Beijos e obrigada pelo comentário. Vou procurar saber quem é esse Ramatis - muito sábio...

      Excluir
  6. nossa realmente é triste a crueldade com animais, vi uma reportagem na tv a semana passada que me revoltou eu tive vontade de fazer a mesma coisa com que fazia aquilo com os cães, acho que foi na record não me lembro bem, eles amarrava-os pela boca batiam e a pessoa que passou e tentou fazer alguma coisa pra tira-los dali apanhou também. só Deus mesmo, e esse fato da carne ficar vários dias no intestino é verdade quando fiz meu curso de aux. de enfermagem tinha uma professora que falou em uma aula que o nosso corpo aguenta 30 g de merddddddd por dia,ela usou esta expressão mesmo, nós ate rimos na hora e é muito fácil atingirmos isso pois fazemos muita coisa errada, pior é que sabemos disso, e assim é que aparece as doenças imagina uma pessoa que come carne 3 ou 4x na semana. a pediatra dos meus filhos falou que se a gente soubesse a quantidade de hormônio que tem nos hambúrguer do mc donalds a gente não passava nem em frente. e também tem no frango e por aí vai né . cabe a nos fazer o melhor bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O médico do meu menino disse que a gente nem faz ideia da quantidade de hormônios que ingere todo dia, no leite (prá vaca produzir mais...), nos ovos (prás galinhas porem mais ovos...) e na carne desses animais, prá eles amadurecerem mais depressa e ganharem peso para o abate. Vai ver por isso é que, cada dia mais, as pessoas sofrem de doenças. Beijos e obrigada pelo carinho, Elisabete querida.

      Excluir
  7. É verdade Rosinha ,nós somos zeladores e temos de cuidar
    o que DEUS nos confiou ,boa semana e beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa semana prá você também, Mira querida. Beijos!

      Excluir
  8. Oi Rosa, concordo com você, toda vida deve ser preservada. E Deus tudo sabe, tudo vê. Está rolando um sorteio lá no meu blog, venha participar.

    Beijos, Débora Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Débora querida, que eu vou participar. Beijos e obrigada por avisar.

      Excluir
  9. Oi Rosa,
    Toda vida deve ser preservada, linda matéria.
    Cada vez mais se desmata matando várias esécies de vida.aqui em casa tá sendo atacada por mosquitos, foi desmatada grande área próxima a minha casa.Já pareceu esse mês duas cobras na minha varanda, eu simplesmente pedi a meu marido para jogá-las novamente na mata viva(habitat natural dela, isso deve ser a procura de comida).
    obrigada pela visita nlá no blog, o orçamento do meu net ficou tão caro que desisti dele...rsrs.Foi ruim perder as fotos e pior em dois lugares de vez.
    Uma linda semana pra você!
    Káren

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi dizer que é assim que acontecem as grandes epidemias - Aids, Ebola... Os animais silvestres entram em contato com os seres humanos e nós não temos defesas contra as bactérias e vírus que eles carregam. Se a gente não mexesse no habitat deles nunca aconteceria isso.

      Quanto às fotos, ligue prás pessoas que estão com os seus trabalhos e peça prá mandarem as fotos... Eu já fiz isso...

      Beijos e obrigada.

      Excluir
  10. Concordo com vc, toda vida é preciosa. o milagre da vida é um mistério. Muito triste ver pessoas totalmente desconectadas que não apreciam e respeitam esse dom de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prá mim a gente tem que ficar meio ressabiado com toda pessoa que não goste de animais... Não é natural...

      Beijos!

      Excluir
  11. Rosa querida

    Texto maravilhoso.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!