terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lacres de Refrigerante





Aposto que vocês - pessoas inteligentes e conscientes - encaminham seus lixos para seus devidos descartes, separando o inútil do que pode ser reciclado. 


Mas aposto como nunca deram muita atenção aos lacres das latas de refrigerantes, sucos e cervejas. 

Tem gente que destaca o lacre totalmente da lata e joga no chão, por pura distração ou enquanto recita letras do alfabeto (e, na hora que o lacre sai, por exemplo, na letra "F", diz que tem alguém cujo nome começa com essa letra pensando nela...). 

Também já devem ter ouvido falar das campanhas de troca desses lacres por cadeiras de rodas e computadores. 

Bom, nunca conheci ninguém favorecido por essa campanha, mas conheço um montão de gente que ajunta: minha Nana, por exemplo. Ajuntou um bocado de lacres este ano e, antes que ela levasse prá professora da academia (prá quem ela prometeu ajuntar), eu resolvi fazer alguma arte (com somente alguns deles...). 

Fiz então umas pulseiras, uma tiara e um broche - tudo usando linha e pedrinhas. Até que ficaram bonitinhos, não acham?

É bem fácil de fazer, gasta pouca linha e as pedrinhas são baratas: um jeito agradável de manter as mãos e a mente ocupadas, com resultado até bem satisfatório...

Faz assim: amarra o fio no primeiro lacre e crocheta, num dos "buracos", 22 a 24 pontos baixíssimos (estamos usando apenas metade do lacre). Passa para o outro lacre, faz mais 22 ou 24 (dependendo da grossura e da cor do fio utilizado) e vai formando uma fita, desta forma:
Esse estojo era de um dos meus filhos guardarem lápis - hoje guarda agulhas...


Terminou de fazer a fita do tamanho que se quer, contorna esse último lacre e faz a volta, de novo com mais 22 a 24 pontos baixos no buraco de baixo, assim:

Quando chega onde começou pode unir um lado ao outro, formando um bracelete que fica fixo ou fazer uma lingueta, onde se coloca um colchetinho de pressão (assim fica mais justinho). 

Quando arremata deixa um pedaço longo de fio, enfia ele numa agulha fina e, pelo avesso da pulseira, vai passando o fio e deixando, dentro de cada buraco do lacre, uma pedrinha e, quando acaba, esconde o resto do fio no próprio crochê. 

A tiara faz do mesmo jeito e depois costura numa base que você já tenha - ou prende um elástico largo unindo as duas beiradas.

Se você achou minhas pulseiras bonitinhas, espia só esta aqui que eu achei no Youtube - prá quem não sabe fazer crochê é um achado, pois quase nem parece feita de lacres: fica LINDA:

E olha só esse abajur:

Entra neste site AQUI que ensina como faz.

Do site Roberta Crochê & Cia é que veio essa bolsinha linda (e ela ensina a fazer...):


E quanto mais eu mostro, mais você pensa: "Ai, como as pulseirinhas da Dona Rosa são pé-de-chinelo...". Tudo bem, eu me diverti fazendo... 

E esta aqui então? Feita com lacres e fundos das latas de alumínio - alguém duvida que é chique?(especial prá quem tem preconceito e acha que é reciclar coisa de pobre...):



Tirei deste site AQUI.

Ah, e este vestido de formatura então? ela até mostra como fez AQUI:


E, por fim, olha só a mulher crochetando mais uma bolsa linda:

Se você tiver tempo, checa a barra lateral do Youtube: você vai ver mais bolsas, vestidos, cortinas... 

É, o ser humano é criativo mesmo... Também, a gente tem a quem puxar, né? Nosso Pai criou tanta beleza e variedade - e Sua imaginação nunca pára de me surpreender, a cada vez que eu olho o mundo a minha volta: vejo tantos rostos, formatos de olhos, narizes, bocas... Jeitos de andar, maneirismos, formas de rir e de se expressar... Pena que existe também tanta gente limitada, que menospreza e tenta massificar o que é naturalmente diverso e maravilhoso...
Share:

14 comentários:

  1. Tia Rosa eu adorava fazer bolsas de croche e anel de latinha... nossa faz muito tempo, nem lembrava mais disto kkkk eu adorei tuas coisas inclusive a minha favorita foi o broche... uma flor desta ia cair perfeitamente no meu novo vestido que andei cortando sabe? kkkk até mais querida adoro seus trabalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que inveja, Clícia! Um dos meus sonhos é confeccionar uma bolsa de lacres (sempre que eu vejo alguém usando uma, fico maluca!). Aposto que você vai tirar de letra e fazer um broche mais lindo ainda que o meu! Quando você fizer, posta num dos seus blogs que eu vou lá babar... Beijos!

      Excluir
  2. Rosa, adorei! principalmente a tiara, ficou um charme!
    Gostei muito das idéias que você colocou dos outros blogs também.
    Esse vestido de formatura é demais!
    Sempre quis descobrir como fazer o crochê unindo os lacres das latinhas e você mostrou que é tão simples!
    Eu gosto de tudo o que permite reaproveitamento, precisamos evitar o desperdício e o consumo exagerado, a natureza não aguenta.
    Parabéns pela iniciativa
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro reaproveitamento! Já pensou: com a quantidade cada vez maior de seres humanos habitando o planeta, se a gente não tiver um consumo consciente e reciclar o que pode ser reaproveitado, nosso lindo planeta vai virar um lixão! Apoio e pratico! Beijos!

      Excluir
  3. Olá Dona Rosa,
    Adorei as suas ideias e as suas obras de arte feitas com lacres de latinhas de refrigerante.
    Obrigado por partilhar e por ensinar como fez, assim que puder vou tentar fazer, pois adoro o artesanato feito com este tipo de materiais.
    A única coisa que ainda consegui fazer com isto foram porta-chaves em forma de coração, inspirada numa imagem que vi na net, que adorei fazer e gostei muito do resultado.
    Também gostei muito dos seus outros trabalhos, das suas comidinhas gostosas e principalmente da sua forma divertida de escrever.
    Já fiquei sua fã e seguidora.
    Se quiser me seguir também, eu iria adorar tê-la no meu cantinho.
    Beijos,

    Marta
    http://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá te visitar e adorei o blog e especialmente teus chuchuzinhos! Agradeço a visita e já estou te seguindo também. Beijos!

      Excluir
  4. Meu Deus, que mulher que não descansa!!!!! Eu fico uns dias sem aparecer (por pura falta de tempo - que isto fique bem claro) e quando apareço, esqueço da vida de frente da tela (quer dizer, na janela!) Mas que pena, esta arte maravilhosa eu não posso fazer, pois não sei fazer crochê e nem tricô! Ô droga! Vê quanta gente que diz não fazer artesanato porque não pode comprar matéria-prima? é só sair por aí catando lata, embora precisa ter talento, naturalmente! Copiei a receita do salmão, que é meio parecida com a que eu faço, mas quero fazer a sua e escolher qual a mais fácil, mais barata, mais gostosa... depois lhe conto.
    Beijos. Ando ocupadíssima. Apareço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha avó dizia que eu tinha "bicho carpinteiro"... Quanto ao tricô e ao crochê, acho que você não sabe fazer porque ainda não sentiu necessidade: tenho certeza que, quando você quiser mesmo, vai poder fazer rendas lindas com essas suas mãos de fada. Beijos!

      Excluir
  5. Coisas lindas essas que vc postou! Haja paciência pra juntar tantos lacres, mas vale a pena.BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Célia, acho que nem é tanto paciência: a gente precisa de muita gente se disponibilizando prá ajudar a ajuntar, porque demora demais. Você vê, minha Nana tá ajuntando desde o começo do ano e só o que conseguiu foi o equivalente a duas latinhas de refrigerante cheias de lacres... Se eu tivesse bastante, ia tentar fazer uma bolsa. Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Como fazer para ter contato com vocês, pois tenho interesse em uma parceria.

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei a sua arte.realmente eu agora vou poder ajuda uma pessoa através de tudo que VC postou legal bjs sucesso.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!