terça-feira, 27 de novembro de 2012

Camiseta "colada"

Colada?

Calma, calma... Vamos por partes...


Primeiro: tem um pouco de costura nela: a ajustada que eu fiz na lateral, pois ela era assim:
(Amassadinha, né?)

Mas a costura do decote, a nova costura da barra da manga e também da própria barra da camiseta foi feita com... Cola-Pano!

"Mas, como?! Dona Rosa? Isso é possível? Fazer bainha sem agulha e linha, sem máquina de costura?!"

Pois não é que é? 

Bom, eu uso vários tipos de cola prá tecido no meu dia a dia (e, como uma linda Garota Selvagem - aliás, passem no blog dela, tá cheinho de coisa boa, moldes, dicas...- me pediu, vou explicar quais são elas e seus porquês...):

Cola em pó Barra-fix; é o mesmo pó que vem aderido nas entretelas colantes de fazer gola, só que soltinho. Foi o primeiro que eu conheci e usava prá fazer bainha de jeans e reparos em roupas. A gente aplica numa das partes do tecido que quer colar, dobra a outra parte do tecido por cima e passa o ferro quente, deixando por alguns segundos. É dificílimo de achar e só funciona em tecido natural (algodão, linho...). Tecido sintético fica uma meléca: o pó derrete, mas não gruda no tecido, só mancha. Não é a melhor de todas as colas: é meio ruim de aplicar o pó, ele tem perigo de voar até com sua respiração... O pó que escapa gruda no ferro.

Cola-Pano: também só em tecido natural (foi a que eu usei nesta camiseta e naquela que eu fiz furinhos nas mangas). É boa porque tem bico aplicador, vende em três tamanhos, não tem cheiro tóxico, cola prá valer sem precisar ferro quente - até criança pode usar. É ruim porque demora 72 horas prá aderência definitiva - mas aí, pode lavar até na máquina...

Ah, sabe essas calças jeans rasgadas que não saem da moda? Já pensou fazer uma recortando em alguns lugares corações, estrelas e passando cola pano no avesso prá segurar a fibra? Seria um rasgo lindo, que ninguém tem, bem original, né?

Remendo mágico: vende em rolinho medindo 4 cm por 1 metro. Serve prá fazer bainha de calça, remendos (como o próprio nome diz...). Uma vez rasguei um lençol ao tirá-lo do varal (era um varal desses de arame, tinha uma emenda numa das pontas e abriu um rasgo no lençol). Foi só recortar um pedaço de tecido de algodão neutro, um pouco mais largo e um pouco mais comprido que o rasgo, posicionar o lençol esticado do avesso, por cima o remendo mágico e, por último, o tecido de algodão do remendo (ou seja: sanduíche de tecidos de algodão com o remendo mágico de recheio). Passei o ferro alguns segundos e pronto: uso, lavo na máquina e nunca mais me preocupei com o rasgo. Já remendei barra de calça jeans (que tinha rasgado de arrastar um pouco no chão...). Remendei calça social de lã de Sua Majestade, que tinha enganchado num prego - ficou quase imperceptível (ainda mais porque, com cuidado, ajeitei bem as fibras partidas e colei usando também amor e carinho - muito importante...). É ótima prá fazer também pequenas colagens de tecido: Você pode colar tecido só de um dos lados (bolinhas, xadrez) e recortar corações, flores, estrelas e aplicar com o ferro em tênis, roupas...

Bainha instantânea: é igual ao remendo mágico, só que mede 1 cm por 4 metros de comprimento. É a mais prática de todas as colas, pois é mais apropriada para bainhas de roupas, especialmente calças. Também só prá tecidos naturais. Você faz a barra na hora tendo um ferro quente. Também é boa quando você refaz a costura de um jeans novo que você comprou e que é mais comprido do que você: corta toda a barra com 1 cm de distância daquela costura original e bonita que você quer manter. Corta a calça na altura certa prá você, não se esquecendo do comprimento extra da barra que você acabou de "salvar". Costura do avesso e cola prá ficar assentada e não parecer postiça... 

Tenho todos os quatro em casa, uso cada um prá uma finalidade, dependendo do que eu vou fazer e de qual eu acho primeiro - porque estou sempre apressada... 

Se forem fazer as barras invisíveis da camiseta, deem preferência à cola pano: ficou maravilhosa! Gente, ninguém mais pode reclamar de não ter máquina de costura, ponto elástico, overlock - quando se tratar de tecido de algodão! Deixei secar por 3 dias e lavei normal na máquina e não descolou, não desfiou! Ficou maravilhosa!

Agora, tem macete: mesmo tendo aplicador, melhor passar com pincel - assim não corre o risco de encharcar - pode dar uma manchada. Alinhave com agulha e linha primeiro, como eu fiz, bem na pontinha (prá sobrar espaço prá cola):
No começo, pus cola demais... Mas é só espalhar com o dedo ou com pincel...

Viu? Fica assentadinha a barra...

Faça uns 6, 7 cm por vez. Pressione levemente e, depois de fazer tudo, deixe a camiseta estendida em algum lugar por umas duas horas. Parece que secou, mas coloca ela num cabide e deixa descansar 72 horas. Daí pode usar sem medo - tá linda e não vai soltar.


A pintura? Ói só:
Dá prá ver que eu desenhei as estrelas no "olhômetro"? Pois é, fica bom de qualquer jeito que você fizer...

Colei com cola de isopor - que era a que eu tinha - mas é melhor usar cola permanente...

Tá vendo essas ranhuras? São os talhos que vão dar à estrela o ar de rasuradas...

Peguei pedaços de EVA, desenhei e recortei estrelas de diversos tamanhos. Colei com cola de isopor (melhor usar cola permanente...) em tampas de maionese, de garrafa de refri, de remédio. Aí, com o estilete bem afiado, dei talhos nas estrelas, prá deixar elas estragadas, rasuradas. Forrei a camiseta com jornal dobrado, estiquei a frente e fui carimbando com tinta acrílica azul e branca. 

Ficou linda demais - adorei o efeito, parece silk. Pode fazer com tinta de tecido - é que eu só tinha a tinta que eu pintei o cisne AQUI

Então, colegas, tá na hora de tirar aquela camiseta da gaveta e dar vida nova a ela - customizar com cola, um pouco de tinta e MUITA imaginação!



Share:

38 comentários:

  1. Rosa, este mundo deslumbra-me, reduz-me à minha insignificância de ser gastador imprestável.
    Mas estou mudando.
    Passa lá no blog. Falo de ti, majestade!
    Beijinhos, querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo post, Nina! Gostei demais, nem acho que mereço... Obrigada mesmo. Beijo.

      Excluir
  2. Rosa amei a dica, vc é muito caprichosa. Parabéns!!! bjs Thelma

    ResponderExcluir
  3. Rosa vc é demais! Sempre dando dicas imperdíveis. Quando fiz uma camiseta pintada pra mim, cortei um pouco as mangas e abri no decote.Resolvi fazer o acabamento em crochê. Ô sofrimento. Fazer croche na malha é muito trabalhoso, mesmo dobrando a barra. Com a sua dica agora vou me animar a pintar outra e na hora da bainha é só correr pro abraço! Adorei, nunca tinha pensado nessa solução.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica fácil, não fica? Tô fazendo mais uma, agora amarrada e tingida. Passa depois prá ver. Beijos!

      Excluir
  4. Oi Rosa! Acabei de ler seu comentário dizendo que já esteve em Maricá. na verdade eu moro em um distrito de Maricá, Itaipuaçú. Realmente o lugar é muito tranquilo e bonito.Muito verde e muita praia. Sinto falta por aqui de um comércio variado. Pra tudo tenho que ir a Niteroi que é perto mas contra mão. No blog tem umas fotos da nossa praia em uma postagem antiga. Vc vai ver que não mudou muta coisa.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Maricá... Queria que o Marildo me levasse lá de novo, tão paradisíaca! A areia mais linda onde eu já pus os pés. Espero que não mude nunca! Beijão!

      Excluir
  5. Rosa vc é uma gênia!
    Quanta dica boa eu encontro aqui e adorei essa ideia da cola pano, porque mesmo na maquina minhas bainhas de camiseta ficam todas tortas.
    Aonde vc compra tuas colas?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucia. São bem fáceis de comprar, a maioria das lojas de artesanato tem. Mas, se você não achar, tem online na loja da Aslan e no Bazar Horizonte. É só clicar na cola aí no post (que tá em cor de rosa) que já deixei o link. Beijos.

      Excluir
  6. Já fui e adorei tudo. Até deixei recadinho. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Rosa, não sei costurar e nem quero aprender.Sigo você, porque me encanta o seu jeito leve de viver.Pessoas como você iluminam muitos caminhos. Feliz Natal, você bem o merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Natal prá você também, Maria do Céu. Obrigada por aparecer mesmo sem gostar de costurar - cada pessoa tem seus hobbies; o legal da vida não é todo mundo gostar das mesmas coisas, mas ampliar o mais possível seu leque de amizades, se diversificando e enriquecendo enquanto segue vivendo. Beijos!

      Excluir
  8. Rosa, adorei ver a foto do Barrafix. Como o mundo é pequeno, pois estamos no grupo artes e amigas e ainda não tinha visto tal postagem! O Barrafix é vendido e representado pelo meu pai e caso você tenha dificuldade em encontrá-lo, fale comigo no grupo! Abraços, Lucy.

    ResponderExcluir
  9. Rosa, adorei ver a foto do Barrafix. Como o mundo é pequeno, pois estamos no grupo artes e amigas e ainda não tinha visto tal postagem! O Barrafix é vendido e representado pelo meu pai e caso você tenha dificuldade em encontrá-lo, fale comigo no grupo! Abraços, Lucy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lucy! Barrafix é mesmo uma mão na roda! Sempre que eu vou na 25 de março me abasteço dele. Obrigada e boa sorte prá você e pro seu paizinho na representação, muito sucesso! Beijos!

      Excluir
  10. Rosa

    Estou conhecendo este blog incrível hoje. Sou meio novata com tecidos. Sempre fiz artesanato com aromas e ervas. Agora, resolvi aprender algo diferente.
    Você fala de feltro adesivado, onde posso encontrar? Cola mesmo? Tentei colar feltro com cola pano e foi um desastre!...rs..
    Obrigada por tanta informação e boa vontade.

    Paz em seu coração

    Cris

    ResponderExcluir
  11. Nossa, só posso agradecer por tanta boa vontade!
    Na verdade, nunca tentei com cola isopor, vou tentar.
    Estou querendo fazar uma flor parecida com dália. No site em que vi era linda.
    Costurando as pétalas fica esquisito.
    Depois conto como ficou...
    Muita harmonia para você
    Bjs
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Deus, só vi teu comentário agora, me desculpa, Cris querida. Espero que você tenha conseguido fazer a tua dália... Beijos!

      Excluir
  12. Olá Rosa. Fico sempre maravilhada com a sua criatividade. Sinto-me completamente ignorante quando vejo as dicas maravilhosas e os seus trabalhos lindos. Acredita que eu nem sabia da existência destas colas? Oh, santa ignorância! Mas é que essas colas facilitam demais o trabalho. Muito obrigada pela sua generosidade.
    E agora o motivo que hoje me trouxe aqui. Lá no meu blog dos miminhos, fiz um post de um livro" Burda Costura Fácil". Tem downlood do ebook para quem estiver interessado. Espero que lhe seja útil. Tem imensas dicas de como costurar.
    Beijinho e obrigada por partilhar os seus conhecimentos e experiências.
    http://miminhosdaidalia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Idalia querida, pelos elogios e pela generosidade em partilhar o ebook. Tenho certeza que eu e muitas outras pessoas vamos fazer bom uso dele.

      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Rosa , amei seu post! Gostaria que me tirasse uma duvida, estou fazendo customizaçao de shorts, faço pinturas com tinta para tecido acrilex, mas agora estou precisando usar cola em alguns trabalhos, meu esposo comprou cola pano, serve para jeans?? Eu colei uma renda na barra do short mais quando lavei saiu tudo kkk tava lindo, mas descolou, ! Vc pode me ajudar? Com dicas??

    ResponderExcluir
  14. E se nao for abuso, me indique uma cola que eu possa lavar!! desde já agradeço!! Tenha um bom dia Linda Rosa! Bjs da Kah!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cola pano pode lavar sem medo, inclusive na máquina - mas só se o tecido for natural, como eu disse anteriormente...

      Excluir
  15. Amei seu blog, suas dicas serão muito bem vindas! !!!

    ResponderExcluir
  16. onde posso comprar esse produto, moro em São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer loja de artesanato ou armarinho costuma ter, também em papelarias. Compra fácil na internet, tanto na Aslan como no Bazar Horizonte.

      Excluir
  17. Comprei uma calca para o meu filho que ficou grande. Quero fazer bainha e depois des fazer. O que vc me endica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você eu fazia assim, prá aproveitar a calça ao máximo: corte a barra que vem com a calça e deixe só um zig zag na ponta. Marque a altura que teu filho vai usar a calça (com alguns alfinetes, com ele vestindo a calça e tomando cuidado prá não espetar ele, pelo amor de Deus!). Daí você vira a calça do avesso e prende ela no lugar certo com fita crepe - fica uma barra bem feita, que não marca e o melhor: toda vez que você for lavar a calça você desfaz a barra e põe a calça prá secar no varal, desbotando ela por igual. dá mais trabalho, eu sei (pois toda vez que lava tem que refazer a barra...) mas, por sorte, a barra é colada e feita em segundos e assim não ficam aquelas marcas horrorosas de calças de barras refeitas...

      Excluir
  18. Comprei uma calca para o meu filho que ficou grande. Quero fazer bainha e depois des fazer. O que vc me endica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pretende mesmo desfazer a bainha depois, o melhor é fazer com pontos feitos à mão, bem largos, fáceis de desmanchar depois. Especialmente porque se a tua intenção é que ele aproveite por mais tempo a calça, o bom é desfazer a bainha à cada lavada, evitando assim as marcas de desbotado que ficam do lado de fora da calça (e dentro sempre fica preservada a cor original...) Sabe o que eu fazia? Eu prendia a barra com um ponto em cada costura, de um lado e do outro da perna: segurava a barra no lugar e era fácil de fazer e desfazer novamente - e eram tempos nos quais ele cresceu muito, se eu não tivesse feito isso, não tinha vencido comprar tantas calças... Espero ter ajudado.

      Excluir
  19. Ola gostaria de saber se a cola-pano cola tecido 100% poliester,porque tenho uma camisa de time da adidas que o escudo esta descolando.Ai nao sei se ira danificar o tecido.Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu já tentei e não cola. Fica uma meleira, não indico. Não sei como é o escudo da camiseta, mas você já experimentou usar cola de silicone líquida (não aquela que a gente aplica quente, com pistola...)? Experimente num pedacinho escondido da camiseta, prá ver se não derrete o tecido... Ou então tente costurar em lugares estratégicos do escudo com pontinhos invisíveis... Sinto não poder ajudar mais.

      Excluir
  20. Colei um macacão de tecido com cola de tecido mais ficou curto como faço pra descolar? Se isso é possivel .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo de cola. Se for daquelas colas termo-adesivas é só passar o ferro quente em cima que a cola derrete, daí vc descola e cola no comprimento certo. Se foi com cola líquida, tente deixar a peça de molho em água por um período e tente soltar a barra com o macacão úmido, aos pouquinhos. Se você não exagerou na quantidade de cola ela deve soltar. Caso não consiga, sempre se dá um jeito: compre um bonito pedaço de renda e aplique por dentro da bainha, prá parecer que é uma peça de lingerie que está aparecendo por baixo. Dependendo do jeito que vc fizer fica muito bonito. Melhor que perder a roupa... Espero ter ajudado de alguma forma.

      Excluir
  21. Olá, que dicas legais. Tenho uma saída de praia branca de algodão bem delicado, meio transparente e acabei colocando na máquina Onde fez alguns furos. Qual das opções você recomenda?
    Ou tens outra sugestão para ficar o mais imperceptível possível ?

    Muito obrigada e aguardo seu retorno.
    Att,
    Rose

    ResponderExcluir
  22. Depende do tamanho dos furos, onde eles ficam, quantos são... Se eu fosse você passava termolina na borda desses furos, criava outros semelhantes em outros lugares, selando também com termolina e acrescentava algum detalhe extra, como alguns asteriscos bordados, spikes de plástico, pra fazer parecer que nunca existiu buraquinho acidental, que todos foram feitos de propósito. Espero ter ajudado. Beijos.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!