sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Blusa de Enfeite


Quem é que não gosta de um enfeitezinho? A gente é especialista em usar um brinco diferente, um broche, um colar... A maioria das vezes  a gente usa cachecol mais prá compor o visual do que prá agasalhar o pescoço, não é mesmo? Gostamos de combinar cores, dar um brilho...


Pois então: agora, no verão (ou mesmo no inverno, com uma cacharrel por baixo...) essa blusinha é um achado: você varia a cor da regata por baixo e o visual muda!

Ela é facílima de fazer (se você ler a receita, vai ver que eu tô falando a verdade...), custa pouquinho e é uma ótima ideia prá presentear no Natal: na receita eu coloquei 3 novelos, mas o terceiro eu só usei na barra (então, se você fizer um pouco mais curta (no pescoço ou no comprimento) vai gastar somente 2.

Quando você tá fazendo a blusa, ela fica um tubo desmilinguido - nem parece uma blusa mesmo. Espia só:


Mas, não se assuste: é assim mesmo. Não tem quase aumento nenhum, mas fica essa gola bonita, caída, cheia de charme... E é rápida de fazer: fiz a minha em um dia!

O fio que eu usei foi o Samba, da Aslan Trends - nem adianta tentar comprar, acho que pararam de fabricar. Mas, às vezes, você tem sorte de achar na lojinha perto da sua casa... No rótulo indica prá usar agulha 3 1/2, mas usei agulha 5, prá ficar bem rendada.

Se você quiser uns fios com precinho bom (cada novelo 3 reais - você faz a blusa com menos de 10 merrécas!!!), separei umas ofertas do Bazar Horizonte prá vocês:

- Linha Bambu da Círculo - pena que só tem na cor laranja (mais pode ornar com seu tom de pele, sei lá...);

- Linha Jolie, também da Círculo - linda toda vida, cheia de delicadas lantejolinhas, mas só tem verde bandeira...

- Linha Orquídea, da Círculo também - só tem amarelo (adoro, mas não combina comigo...);

-Linha Torino, da Linea Itália, num tom mesclado de cru e verde - lindo demais, não sei porque tá encalhado... 

Mas ainda tem duas outras no site da Aslan que tão num precinho bom: Salsa (laranja) a 1 real o novelo (já pensou? Fazer uma blusinha com apenas 3 reais???) e a lindíssima Mambo, a 5 reais o novelo (um montão de cores e a linha é lindíssima - uma blusa maravilhosa com 15 reais!!!).

Todas elas são saldão (é só clicar na linha que você vai pro site das lojas), mas quem tem "olhos de ver" enxerga sua beleza e seu verdadeiro valor: dá prá fazer coisas lindas com aquilo tudo. Ah, antes que alguém se pergunte, todas as dicas de compras que eu dou não sou paga prá dar: não sou conhecida deles, não ganho nenhum brinde, não tenho nem mesmo desconto - quem me dera!

Se eu não estivesse "sob vigilância cerrada" dos "meus carcereiros", já teria comprado todas essas linhas, prá projetos futuros... 

Ai, Ai... O tempo é tão pouco, tenho tantas ideias! Queria não precisar dormir...

Agora, escuta meu grito: COMPRA! COMPRA! COMPRA! Tá barato, você vai se arrepender depois que os outros comprarem e você ficar de mãos vazias e desocupadas!

Ó, fiz receitinha de mãe (clica nela prá ler melhor...):


Dica extra: que tal fazer um pouco mais comprida e usar como saída de praia, hein?

Remendo de postagem: a blusa é manequim 42. Caso se queira fazer maior, é só aumentar o número de "gomos" ou segmentos, da seguinte forma: a blusa toda é feita com, cada carreira, contendo 22 segmentos. Numa carreira alternam-se leques e arcos de correntinhas, na outra somente arcos de correntinhas. Aumentar 2 segmentos (ficando 24) para o próximo manequim (44), ficando 4 segmentos para cada manga, 8 para a frente e 8 para as costas. No manequim 46 aumentam-se 4 segmentos, ficando 5 para cada manga, 8 prá frente, 8 pras costas (total de 26 segmentos).
  Bons crochétis!!!

Share:

8 comentários:

  1. Oi Rosa!
    Maravilhosa blusa! O efeito da gola é super feminino.
    Obrigada por compartilhar a receita e as dicas. Parece mesmo fácil de fazer e eu adoro crochê, tricô, bordado... aliás, tudo que se faz com as mãos.
    Abraço e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Cristiane, desde pequena adoro produzir eu mesma minhas peças. Aprendi com minha avó e com minha mãe, desde os 9 anos - e ainda não cansei. Fica do nosso jeito, a gente tem gosto de usar, de exibir... Beijão e ótimo final de semana prá você também.

      Excluir
  2. Rosa, linda Rosa, sonhadora Rosa, querida Rosa!
    Como dizem vocês brasileiros: AMEI!!!!
    Tão fácil, tão linda. No verão, já sabe, vou fazer.
    O que eu queria esses fios, com esses preços incrivelmente baratos. Pensa que o € vale mais do dobro do Real. Vê como para nós, falidos europeus, esse preço é quase nada?
    Quando voltar ao Brasil (costumo ir, pelo menos, uma vez por ano) vou trazer uma mala de fio. Não quero biquini, nem sapato, nem havaiana. Quero fio.
    Beijinhos, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas você tem que vir pra capital do estado de São Paulo e passear pela 25 de março: cada loja tem uma oferta melhor do que a outra, de deixar a gente maluca! Obrigada pela visita e beijos!

      Excluir
    2. Rosa, li o comentário que fez para a Nina e adorei. Adoro o blog da Nina, pois viajo sempre (só em pensamento) para aqueles lugares maravilhosos que mostra no blog. A Nina, como é uma pessoa culta, esclarecida e atual, sabe o quanto temos de maravilhas em nosso país, principalmente em matéria de compras em SP (capital), mas é uma pena, muita pena que muitos brasileiros, principalmente aqueles recém-promovidos (os emergentes) vão para o exterior e voltam metendo o pau no nosso Brasil, tão rico e tão maravilhoso. São Paulo é tudo, não é? Eu amo demais essa terra!
      Obs: minha filha também prestou Farmácia na UNESP (Araraquara) e passou na primeira fase!!! Estamos só alegria! Dia 17 sai o resultado da USP (1a. fase) e estou numa ansiedade dos diabos!

      Excluir
    3. Ai, Helena! Deus queira que ela passe, as duas faculdades são excelentes! Tenho uma sobrinha que fez farmácia na USP e, depois de fazer um estágio maravilhoso, tem um emprego de sonho ajudando a desenvolver medicamentos. Quanto ao Brasil, só o que eu posso dizer é que é maravilhoso. Enorme, quase um continente, cheio de belezas naturais de cair o queixo e com um povo de coração aberto - não há melhor lugar no mundo. E São Paulo é a joia da coroa... Obrigada, beijo e tô torcendo pela filhota.

      Excluir
  3. Olá Rosa,

    Descobri seu blog e sua arte pelo blog da Nina, e já estou encantada com seus lindos trabahos.

    Tenha um lindo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lígia! Espero que você volte mais vezes. Beijos e obrigada!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!