segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bacalhau gratinado

Dessa vocês vão gostar - porque é simples, fácil de fazer e custa pouco. Até quem não tem muita experiência na cozinha tira de letra.


Primeiro que tudo: O BACALHAU. Nada de comprar aquele bacalhau inteiro, com pele e espinhas. Você acaba pagando pelo peso delas e tendo trabalho prá se livrar delas. Eu faço com lascas de bacalhau (ou peixe que a ele se assemelhe). Já vem sem pele, sem espinhas, custa pouco e fica gostoso do mesmo jeito. 

Segundo: sem essa de deixar o bacalhau de molho. Um belo dia você acorda com vontade de comer bacalhau, daí coloca ele de molho, fica aquela água fedida na geladeira e, no outro dia, quando ele fica pronto, a vontade nem é mais a mesma. Esse é prá você fazer rapidinho: bateu a vontade, pega a bandejinha de lascas na geladeira e mãos à obra.

"Ah, mas Dona Rosa, se não vai deixar de molho o bacalhau, como é que vai dessalgar ele?"

Simples: PANELA DE PRESSÃO. Nesta receita (que alimenta tranquilo 6 pessoas) eu usei uma bandejinha de 350 g de bacalhau em lascas. "Só isso dá prá 6 pessoas, Dona Rosa?" Dá sim, colega. Se bem que, se forem gulosos como eu, é melhor fazer mais...

Coloca as lascas de bacalhau na panela de pressão e cobre com água (não demais, só prá elas ficarem submersas...). Leva ao fogo e, quando apitar, conta 2 minutos e desliga. Eu levo prá debaixo da torneira aberta prá abrir logo (porque sou impaciente toda vida...), mas você espera parar de chiar que é mais seguro (Sua Majestade escuta eu fazendo isso com a panela e grita lá do quarto:"De novo você tá esfriando a panela de pressão na torneira? Já não te falei prá parar com isso que é perigoso? Uma hora dessas ela explode e leva metade da sua cabeça!!! " e eu respondo: "Tá, tá, tá..."... Pareço criança teimosa - vergonhoso...). Põe de novo água até cobrir, leva ao fogo e, quando apitar, conta mais 2 minutos. 

Enquanto a panela ainda não apitou descasca as batatas. Aí vai do teu gosto: eu uso +/- 1 kg de batatas. Descasco, corto em rodelas de 1 cm. Apitou a panela, esfrio ela, abro, coloco as rodelas de batata dentro (junto com o bacalhau), levo ao fogo e, quando apitar, conto mais 2 minutos e desligo. Esfrio, abro e, com 2 garfos e muito cuidado prá não me queimar, tiro uma a uma as rodelas de batata e arrumo elas num prato, prá elas não esmigalharem. Daí eu escorro a água do bacalhau e reservo. "Ah, dona Rosa, deixei cozinhar as batatas demais e elas viraram purê..." . Faz mal não. Batata é bom de todo jeito - usa o purê da mesma maneira. 

DETALHE: Agora o bacalhau tá dessalgado e macio e a batata tá salgadinha na medida. SABE POR QUÊ? Porque toda vez que levou a panela prá cozinhar o bacalhau coloquei água limpa e depois daqueles 2 minutos joguei aquela água fora. Na última cozida, as batatas pegam um pouco do sal prá elas. É assim que o sal vai embora...

Agora, pega uma cebola picadinha e doura ela na frigideira antiaderente com 1/2 xícara de azeite de oliva. Dourou? então joga o bacalhau e frita ele junto. Eu gosto de colocar um pouquinho de pimenta calabreza desidratada, mas pode ser do reino ou fica sem pimenta mesmo, se você não gosta...

Pega então um copo de leite, uma colher de sopa de amido de milho (maizena), mexe bem e despeja sobre o bacalhau. Mexe até engrossar e por mais 2 minutos em fogo baixo, prá sumir o gosto de amido cru. Desliga o fogo, junta uma lata de creme de leite, prova o sal de tudo e põe cheiro verde (salsa e cebolinha picadinhos a gosto) se quiser.

Agora a montagem: Na travessa que vai servir põe um pouco desse bacalhau cremoso, arruma fatias de muzzarela por cima, deita as rodelas de batata, se quiser põe mais queijo. Cobre com o restante do bacalhau cremoso, mais queijo (se quiser) e, por último, bastante queijo ralado. Eu prefiro comprar um pedaço de queijo e ralar eu mesma que comprar queijo de pacotinho: é mais gostoso e fica mais bonito.

Agora leva ao forno e assa até ficar douradinho do teu gosto - gratinadinho que é uma delícia.

É uma receita simples e que fica fantástica. Você pode fazer ela de última hora e ainda assim todo mundo vai achar que deu trabalho - e ninguém (principalmente o "marildo") não precisa ficar sabendo que não deu...

Então, é isso: de complicada já basta a vida que a gente leva - e a gente quer mais é tempo, prá fazer tudo o que a gente gosta, não é?

Ah, sabe a toalha que está debaixo do bacalhau? Era uma cortina da minha copa, que eu gostava muito, mas que Sua Majestade achava muito simplória. Comprou outra e, com esta, fiz duas toalhas de mesa pro dia a dia e ainda sobrou tecido prá fazer barrinha em pano de prato, babado de avental, forro de bolsa... Ai, me sinto tão prendada...

Agora,se você gosta mesmo de bacalhau e ainda não xeretou todas as adoráveis preciosidades "arroz com feijão" do meu blog, tem que aprender a fazer o MEU BOLINHO DE BACALHAU nesta postagem AQUI. Vai lá que você vai adorar! Tá no final da postagem sobre uma blusa.

Esta postagem foi especial prá você, Astrid: Li sua mensagem às 10 da manhã e não sabia ainda o que fazer pro almoço - tava sem inspiração. Sua Majestade chegou e apreciou o bacalhau, com arroz e uma saladinha - e, como sempre, cantarolou enquanto comia...

Atualizando o post: A Helena, do maravilhoso blog Minha Primeira Costura fez esta receita e acrescentou sua pitada: Acrescente aí na sua receita: "e com a água que ferveu o bacalhau, aproveite para fazer o arroz". Fiz o arroz com a segunda água, acrescentando mais água fervente ao arroz. Ficou divino!

Bom saber, querida Helena. Pois é: Meu bloguinho arrumou um uma pilota de primeira para um test-drive (e uma muito chique...).
Share:

17 comentários:

  1. Sensacional
    Eu que só sei fazer o trivial vou me esbaldar
    obrigado pela dica
    abraços
    Peninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso garantir que vai mesmo: fica delicioso, melhor que de restaurante... Um abraço e muito obrigada.

      Excluir
    2. Estava eu aqui desesperada pois um dia fiz essa receita e vem um grupo cear em minha casa e querem exatamente esse bacalhau. Desde cedo procurando. Bem feito por não ter salvo o arquivo. Deus é pai e se apiedou de mim. Direcionou-me novamente para seu bloco de receitas que é uma diversão só a forma que a sra coloca as receitas. Fui salva. Bjs e que seu Natal seja de muita paz e amor, com Jesus presente em seu lar.
      Muito agradecida.

      Excluir
    3. Que bom, Rê! Esse bacalhau vive salvando minha pele: amanhã mesmo vou fazer ele duas vezes,prá levar em dois almoços diferentes... Beijos e obrigada!

      Excluir
  2. Rosa, bem que devíamos ser mesmo vizinhas, não é? eu iria adorar bater um papinho todo dia com alguém assim tão prendada! Ri lendo seu post, pois eu também sou desesperada para abrir a pressão. Minha filha vive me dando bronca porque faço isso. É perigoso mesmo! não faça mais isso, viu? Gostei da receita do bacalhau. Eu também só compro em bandejas, mas costumava ferver na panela comum para tirar o sal. Agora vou fazer desta forma. Também gosto de comprar o queijo em pedaços e ralar eu mesma, no grosso. Realmente fica mais bonito e gostoso. Queijo ralado comprado no pacotinho tem cheiro de chulé, não acha?
    Somos mesmo muito parecidas. Vivo lembrando de você quando faço algo econômico, criativo e bonito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, somos mesmo tão parecidas que aposto: enquanto rala o queijo bem grossinho. você também fica dando umas "beliscadas" nele, não é? Ah, nem se compara: queijo de saquinho tem cheiro de chulé mesmo...
      Sabe que hora eu me lembro de você? Quando uma costura minha sai BEEEEEM caprichada - que até parece que foi você quem fez... Beijão.

      Excluir
  3. Já se passou um dia após deixar o comentário. E desde então não paro de pensar: "vou fazer o bacalhau da Rosa!" E aqui estou eu, na cozinha, com o lep-top na mesa e a panela de pressão com o bacalhau. Quase pronto!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, obrigada e obrigada...

    Estou maravilhada com esta receita...pra mim!!! Acabei de chegar de viagem e entrei no seu blog...esta semana foi uma correria e não tinha visto a receita...agora aqui estou eu babando nesta foto em plena 4 horas da manhã...eu juro que vou fazer...que Deus me ajude! Vou fazer do jeitinho que a senhora mandou...e se ficar linda igual a sua também vou tirar uma foto...sim, pq vai ser um verdadeiro milagre!
    As pessoas estão começando a me estranhar, por ver meu interesse em comprar forma...fazer receitas e comentar sobre cozinhar...mas elas estão adorando e eu também...até meu namorado me perguntou: "quem esta te ensinando"...se referindo aos cupcake de pizza que fiz e ficaram maravilhosos...e eu respondi que era uma pessoa muito especial!!! mas como ele é folgado já pediu para eu aprender a fazer um molho para seguir de acompanhamento para o salmão...segundo ele o salmão que eu faço é gostoso mas parece que esta faltando alguma coisa...é mole!?...mas quando ele ver esta receita do bacalhau...aahh...ele não vai acreditar...por isso vou tirar foto de tudinho...tudinho...e depois te conto td...
    muitissiisiimo obrigada...

    Um beijão
    e fique com Deus!

    Astride

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Astrid: vou falar pro "patrão" comprar salmão e vou fazer e fotografar uma receita dele com molho prá você. E experimenta fazer esse bacalhau que você, o namorado e todo mundo que provar vão gostar: é simples, mas fica delicioso. Beijão e obrigada.

      Excluir
  5. Adoro bacalhau e adorei não precisar "desalgar", vou fazer!
    Um abraço,
    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo, você vai fazer sempre porque é fácil e gostoso. Beijo.

      Excluir
  6. bom dia, adorei sua receita, me tira uma dúvida toda vez que abrir a panela de pressão após 2 minutos eu troco a água ou acrescento até cobrir o bacalhau...???? não entendi esta parte e adorei seu método de dessalgar ....rs ....ía me esquecendo adorei seu blog...bjinho
    irene/rj
    irenerabello@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene: toda vez troca a água. Dessa forma, cada vez que joga água fora, o sal vai embora junto. Obrigada por gostar do blog. Beijão!

      Excluir
    2. Olá Rosa...

      Ontem comprei o bacalhau e até uma panela de pressão para fazer esta receita...vc pode não acreditar mas ainda não tinha panela de pressão em casa...vou fazer amanhã esta receita...já arrumei tudo...espero que fique tão bonita quanta a sua...estou ansiosa!

      Obrigada
      Um beijão e fique com Deus

      Astride

      Excluir
    3. Nossa, quanta responsabilidade a minha, te fazer comprar uma panela de pressão! Mas você vai gostar: ela foi a primeira panela que comprei quando casei - minha companheira inseparável! Assim que fizer a receita, me diz se gostou - e não esqueci do salmão com molho, tá? Beijos!

      Excluir
  7. "Dona" Rosa...rsrsrs....olha a "responsá" ! Hj vou fazer esse bacalhau pra minha mãe, sra. Zaira, que por acaso temos o mesmo nome, pois meu pai (já falecido) a amava tanto que resolveu homenageá-la dessa forma...Essa minha mãe, meu porto seguro de 83 anos cozinha e faz artesanatos como ninguém, ramramm...como ninguém ???? ahhhhhhhh como vc Rosa!!! "minina" vc e ela tem muito em comum sim, ou seja , todos os dons e bençãos que os Céus só dedica a quem é dedicado...qto à mim acho que devemos ter em comum a idade "migaaaa" (lá vou eu me achando íntima)..tenho 50 aninhos ..bem, bem deixe-me fazer o almoço já são quase 11hrs, depois te falo se deu certo...abraço de alma pra alma e boas férias.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!