sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aventais de cozinha









Estes eu fiz com dois "sacos" de algodão comprados por Sua Majestade no supermercado, com a finalidade de virarem panos de chão. 


Um pecado: eram tão branquinhos, grossos, com a trama tão fechadinha... Quase que eu fiz uma blusa com eles - na adolescência, quando as vacas não eram somente magras, mas subnutridas e esqueléticas, fiz muito disso: costurava a blusinha, pintava algo com acrilex, bordava, punha miçangas... Ficavam lindas! A gente só deve sentir vergonha de fazer o mal para os outros, não é mesmo? Eu contava para minhas colegas do que eram feitas as blusas e elas custavam a acreditar...  

Minha avó, quando veio de Portugal para o Brasil, fazia muitas coisas com esses sacos de farinha (não tinham lojas de tecidos, somente mascates viajantes que passavam de vez em nunca vendendo tecidos, então os lençóis, toalhas de mesa e de banho, os vestidos dela e até os ternos do meu avô eram feitos desses tecidos grossos de algodão...). 

Quando eu comecei a namorar meu marido, fiz para ele uma camisa polo com gola japonesa assim e ele ficou espantado - adorou e usou até estragar... 

Com esses dois sacos (que custaram R$7,50 cada um - achei caro!!!) fiz 4 aventais de cozinha (então cada avental saiu por menos de 4 reais...), pois nunca lavo louça ou roupa nem faço comida se não estiver com a roupa protegida por um avental. As sianinhas, o bordado inglês e os viéses eu já tinha encostado por aí, então não contabilizei o preço, mas custa uma ninharia lá na Aslan ou no Bazar Horizonte. Fiz na pressa porque vou viajar, então não ficaram lá grande coisa, mas dão pro gasto...

Conheço gente que usa camisetas velhas sobre a roupa, mas avental é mais apropriado, dá prá fazer com calça jeans velha, sacos, toalhas de mesa que não estão mais em uso. 

Ou então, se você é uma mulher chique, compra um tecido bonito, borda, aplica sianinha, faz um barrado de crochê ou põe bordado inglês - inventa e faz bonito, que não é porque é prá ficar em casa que a gente esquece do capricho, né? Usa um outro avental de molde ou pega o molde grátis lá no site Cortando e Costurando e mãos à obra!

Então até qualquer dia da semana que vem, que agora vou viajar pro sítio, descansar os dedos da louça, escutar grilos, continuar minha coleção de carrapatos... 

Bom Feriado!
Share:

2 comentários:

  1. Eu gosto muito do seu blog, só uma coisa me desagrada. É esse fundo transparente que atrapalha a leitura das letras. Será que poderia mudar o layout do blog?!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei arrumar... Tenho que esperar meu filhote parar de ter provas pra ele fazer pra mim, mas vou fazer, tá?

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!