segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um vestidinho xadrez...




Bom, o verão já passou, o outono tem seus dias de parecer inverno, mas se você mora no Brasil sabe que as estações nem sempre são do jeito que explicam nos livros de Geografia... Outro dia, passando com minha Lolinha no Shopping, vi numa dessas queimas de estoques um vestidinho xadrez muito lindo, exceto por duas coisas: primeiro, um bordado de flor na frente, que, ao invés de deixar o vestido mais bonito, dava a ele um ar de "merréquento"; segundo, a coragem do dono da loja de, numa queima de estoque, colocar à venda um vestidinho que levou nadica de pano prá vender por "meros" R$70,00!!!

Sorte que a Lolô achou o bordado um horror, daí fez beicinho e pediu "mamãe, faz um prá mim?!!!" e acabou sobrando...

Eu já tinha ido na 25 de Março, na peregrinação das Pechincheiras, e lá na Niazi Chohfi comprei, dentre outros tecidos, 1 metro (ISSO MESMO, UM METRO!!!!) de tecido xadrez de algodãozinho que estava destinado a virar uma camisa prá ela mesma...
E você dirá, de queixo caído: O QUÊ?, Dona Rosa, levou só um metrinho de pano esse vestido? Pois é...
Foi como magia: peguei o molde da tal camisa, encompridei e fiz o molde do vestido, mas o tecido era pouco (lógico!)... Mas, na minha cabeça tem um departamento chamado "Acho que Vai dar Certo se Eu Fizer Assim..." e, juntando os caquinhos que sobraram depois de cortar a frente e as costas, fiz o avesso da gola com uma emenda no meio e depois de ter cortado o "centro" das mangas no máximo do comprimento que o tecido dava, usei as sobrinhas para emendar e fazer as laterais, que ficam debaixo do braço mesmo... CONCLUSÃO: um belo vestido, feito com UM metro de pano, que custou 5 CONTOS (R$4,90 o metro!) Ah, palmas prá mim, que eu bem mereço...
Bom, se você quer se aventurar e fazer, saiba que ele serve desde manequim 40 até 44 (prá variar), compre 1 metro e meio de pano caso você não seja tão "emendadeira" quanto eu e mãos à obra!
Se você é paraquedista como eu e tem um pouco de medo, use um lençol velho prá fazer o tal vestido (depois você usa ele em casa...), assim você perde o medo! Ou então, compre um paninho baratinho, um retalho, uma chita - não inventa desculpa prá não tentar, você vai adorar o resultado!
Agora, se você usa outro manequim ou quer um vestido mais bem feito, entra no site Cortando e Costurando, que a Lúcia, a Fada Madrinha das Costureiras Paraquedistas disponibiliza um molde de vestido melhor que o meu, no manequim 46 - ou você manda um email prá ela e compra o molde no seu manequim, deve custar uns 5 contos...
Aliás, no site dela tem um montão de moldes, tem passo a passo, tem aulas de como tirar as medidas e fazer um molde personalizado, ensina a fazer até jaqueta! Bendita seja!
Para o meu humilde vestidinho, você vai precisar: 1,5 m de tecido xadrez de 1,40 de largura(ou florido, que agora está na moda...), linha que combine, botões, entretela colante de grossura média, 1 metro de elástico de uns 3 cm de grossura - mas nem precisa do elástico se você usar com um cinto largo... Ah, dois colchetes de gancho para por no lugarzinho que vai ficar meio aberto por causa do elástico.
Já pensou, pode fazer de flanela ou de lãnzinha agora para o frio e usar com uma meia de lã e uma botinha...
Dica importantíssima: antes de cortar o tecido, dobre ele e alfinete, "casando" o xadrez, assim as duas frentes ficam iguais, simétricas. Isso, além de deixar o vestido mais bonito, ajuda na hora de colocar os bolsos, pregar os botões... Sabe, às vezes você vai em uma loja dita "chique" e paga "os olhos da cara" em uma roupa xadrez ou listrada e quem costurou nem fez isso, o que torna o serviço caro e "porco"...
Fiz um passo a passo meio capenga no Paint, mas o vestido é bem simples, é só meter a cara e fazer.
O molde está neste link aqui.
Manda bala, colega!
Share:

4 comentários:

  1. Oi meu é Ana ! Achei seu blog muito legal e vc uma pessoa super prestativa ,criativa e muito generosa por passar seus conhecimentos de graça ,muito obrigada !
    Achei seu blog porque estava procurando molde de casco de moleton ,vc tem o molde mais esta no megaupload , quando puder dá p/ vc fazer o favor de postar em outro lugar .
    brigada e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Pode deixar que, agora que o frio tá pegando, vou fazer casaco de moleton pros filhos e daí vou postar o molde. Beijos.

      Excluir
  2. cada vestido lindo è a primeira vez que vejo parabéns!!

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!