quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tear circular



Este tear circular eu fiz ontem à noite para dar para a melhor amiga da minha Lolinha, a Fernanda. Foi para ela aquele outro também e ela já fez um cachecol com ele, mas eu esqueci de fotografar. Com este ela vai poder fazer mais coisas lindas ainda...


Fiz ele usando um pote de maionese industrial, cortando com uma tesoura um anel da base e outro da abertura, encaixei um no outro e colei com cola quente pinos feitos com palitinhos de comida chinesa, feitos de bambu. Seis palitos renderam 30 pinos.

Também dá para se fazer com palitos de churrasco ou com pregos. Pena que o gatilho da minha pistola de cola quente quebrou, senão eu teria caprichado mais...

No esquema que eu fiz no paint (desculpem se a mão não é muito firme...) dá para entender alguns dos pontos que dá para fazer: tudo se resume na forma como circundamos os pinos com a lã. É uma letra "e" manuscrita, e se o fio se cruza do lado de dentro é um ponto, se ele se cruza do lado de fora é outro. Para quem não sabe, todos os pontos do tricô são baseados em tricô e meia, que dá para fazer tranqüilo no tear circular: barra 1 x 1 (1 tricô, 1 meia), barra 2 x 2 (2 tricôs, 2 meias), ponto arroz (1 tricô, 1 meia e na carreira seguinte inverte - onde era tricô faz meia, onde era meia, faz tricô).

Se a pessoa quiser, ao invés de fazer circundando o tear, quando chega onde começou é só voltar para trás, sem fechar o trabalho (dá trabalho, tem que treinar bastante...) Espero que ela leia esta postagem e goste, porque eu fiz o tear pensando nela que é uma boa menina, ajuda a mãe dela limpando e cozinhando e ainda acompanha a minha Lolinha prá todo lado... É como minha avó sempre dizia "Quem meus filhos beija, minha boca adoça"... Obrigada, Fernanda, pela sua bondade. Que nosso Paizinho do Céu te proteja sempre, guie teus passos e te faça feliz.

Beijos.
Share:

4 comentários:

  1. Parabéns Rosa compartilho do mesmo penasmento devemos passar adiante os nossos conhecimentos.
    Marina
    www.aracne-aracne.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mesmo! Aliás, passei no seu lindo blog e vi coisas lindas demais, que eu nem imagino como se faz! Muito talentosa, e ainda explica... Graças a Deus vivemos num tempo em que a internet permite que se aprenda tanto, não importa a distância. Muitas felicidades prá você.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar. Nao encontrei em lugar nenhum esquema de photos no tear circular. Se vc tiver mais alguma dica ou pontos vc me Manda? Obrigada, bj
    Su
    Sueli.faria@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sueli.

      Dei uma pesquisada mas não achei quase nada em português. Mas no youtube achei dois vídeos básicos de tear circular:

      http://www.youtube.com/watch?v=xkYsNXD_30A

      http://www.youtube.com/watch?v=pclJ7gUvEAY

      Enquanto você assiste esses dois, na barra lateral tem mais vídeos prá você xeretar - é só ver quais são feitos em tear circular...

      Ah, o primeiro vídeo é meio difícil de assistir - fica dando erro, pelo menos no meu computador...

      Tem também a página dos curtidores de tear circular no Face:

      https://www.facebook.com/LoomKnitting

      Nela o pessoal publica suas criações, muitas vezes com link pros blogs onde tem dicas.

      Tear circular no Pinterest - cheia de fotos incríveis de projetos executados nesse tear:

      http://pinterest.com/th22/loom-knitting/

      Espero ter ajudado. Beijo.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!