quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Por que a gente vive?



Essa é uma pergunta que todo mundo se faz, vez por outra... Se você acreditar em Deus - ou numa entidade superior que assista, guie (ou se divirta...) com os destinos humanos - ou se você não acreditar em absolutamente nada (e, prá você, o acaso da existência seja apenas m* no ventilador do Universo...) de uma forma ou de outra você vai se deparar com ocasiões nas quais vai se fazer essa pergunta...


Um pouco antes da minha última postagem eu já estava com essa gripe esquisita: nada de nariz escorrendo, mas uma febre danada, o corpo doendo todinho (especialmente os pulmões, na hora de respirar...). Já contei que eu pegava no máximo duas gripes por ano? Pois então: envelhecer é uma meléca mesmo. Ultimamente é quase uma gripe por mês - e esta última foi a minha primeira pneumonia. 

Acho até que vou marcar a data na folhinha, prá comemorar o aniversário dela no ano que vem...

O médico passou antibióticos, antivirais (aquele caríssimo Tamiflu, que ele me falou prá pegar de graça no Posto de Saúde, mas eu não fui, porque podia acabar fazendo falta prá alguém que não pode pagar - e eu, graças a Deus, embora não tenha pé de dinheiro em casa, posso...). Até levei bronca por não ter tomado a tal vacina da gripe, pois o médico me disse que minha saúde me coloca no "grupo de risco". 

Fazer o quê... Ninguém me levou, ninguém me disse que eu devia, que eu precisava... Da próxima vez eu não falto, pode ter certeza - odeio ficar mais doente ainda.

Daí, nem bem eu tô sarando...

Meu marido chega em casa e me diz que a filha dele - minha enteada - está muito doente: grávida de seu segundo filho, tendo que enfrentar as vacinas prá ajudar a manter a gestação (poquê o sangue dela e o do bebê não combinam...) ainda está tendo sangramentos o tempo todo, com dores que a obrigam a tomar Tramal prá aguentar! Ele me chega em casa e diz prá eu tirar uma cópia do RG dele, pois a partir daquele dia ele ia ter que buscar o netinho na escola, já que ela tem que ficar o tempo todo deitada, em repouso absoluto, prá tentar manter o bebê.

Falou isso com a maior naturalidade do mundo, como se me contasse que a filha tava com uma unha encravada! Homens são outro departamento mesmo...

Eu pego meu celular, ligo prá ela, pergunto como é que tá - e depois de me inteirar sobre tudo, me ofereço prá ajudar no que for necessário (fazer comida, lavar roupa, massagear seus pés - se fosse disso que ela precisasse...).

Ela, toda feliz, me diz que só precisava mesmo é de companhia! Que já foi parar no Pronto Socorro diversas vezes, que o pior é estar sangrando e ter que se virar sozinha prá ligar prá uma ambulância...

Eu na mesma hora me prontifiquei a ficar com ela todos os dias que ela precisasse, mesmo largando minha casa prá lá, meus filhos, o Marildo - e ela, toda feliz, já começou a dizer: "Ai, Rosa, Deus te abençoe! Pode vir ficar comigo nesta segunda?" - e eu, obviamente, disse que sim.

O Marildo, quando soube, subiu pelas paredes - ou quase. 

-"Que absurdo! Ela tem a mãe dela prá ajudar, você tem a tua casa, as tuas coisas, a nossa comida, nossas roupas. Não vai coisa nenhuma! Além do quê você nem se aguenta - vai ter que cuidar dos outros? Não vai não, sinto muito, ela vai ter que se virar de outra forma...".

E - como acontece nas decisões de grande importância... - eu venci a parada. 

Que me importa que não seja minha filha? Sempre foi uma menina boa, sempre me tratou muito bem, sempre foi tão carinhosa... Nunca me tratou como uma madrasta.

Quando ela era mocinha, aos 12 anos, quando nos conhecemos, sinceramente eu morri de medo. Achei que ela ia me odiar por estar casada com o pai dela... Abri o coração, disse que não tirei o namorado de ninguém... Que seu pai amou muitíssimo sua mãe, mas que não deu certo, que a família dela não deixou que ficassem juntos - e que isso, no final, foi de encontro à vontade de Deus: meus filhos não teriam nascido, o irmão dela (filho da mãe com o padrasto dela) também não teria nascido.

Ela veio prá mim inteligente, de boa vontade no coração... Me aceitou. Enquanto viveu um tempo conosco disputava a minha atenção com os irmãos - e ganhava colo, cafuné, histórias...

Frequentou a mesma escola deles - e as professoras vinham me contar o quanto ela gostava de mim, o quanto elogiava minha comida como "a melhor do mundo"!

Pedia minha ajuda prá resolver especialmente os problemas de Química Orgânica - que eram o seu ponto fraco...

Cresceu, casou, teve filho.

Ama os irmãos, é uma boa filha, uma boa mãe.

Ninguém pense assim: "Nossa, como Dona Rosa é boa! Conquistou a enteada e a ajuda - mesmo tendo a saúde precária e seu mundão de coisas prá fazer na vida!".

Não. Eu não sou boa - sou lógica. Em primeiro lugar eu penso que, se eu morresse, queria que meus filhos tivessem uma madrasta decente, que não os visse como um estorvo, um empecilho. Que os tratasse com gentileza e (com sorte...) com carinho. Então, assim como desejo prá eles, trato de agir na vida.

Em segundo lugar: a vida é uma batalha: a gente mata um leão por dia. Bom, talvez nem sempre um leão - um gatinho aqui, um pernilongo acolá... Tá cheio de obstáculos prá gente superar, pedras prá atrapalhar o caminho da gente. 

Sabe a preguiça - aquela que faz a gente querer evitar ter que trabalhar mais do que o estritamente necessário, que faz a gente querer fugir à todo custo de abandonar nossa zona de conforto e ter que enfrentar o mundo lá fora? Pois esse é um dos meus leões: eu adoro ficar na minha casinha, assistir minhas novelinhas coreanas no Netflix, fazendo tricô... Mexer no blog, visitar os blogs das amigas... Fazer um chá de laranja à tarde, me deliciar comendo uma rosquinha quando dá tempo, depois de esfregar os colarinhos sujos das camisas... 

No meu ombro uma Rosinha vestida de branco, com asinhas fofinhas, dizendo assim prá mim: "Vai lá ajudar ela, depois você esfrega essas camisas, o guarda-roupas tem roupas limpas de sobra prá eles usarem... As novelinhas te esperam prá outro dia, outra hora..." e uma outra Rosinha, com chifrinhos e roupinha vermelha, rabinho pontudo de flecha, a me dizer que não é, de forma alguma, minha obrigação...

E a batalhas tão sempre acontecendo, nessa e em outras áreas - e, através delas, vou crescendo - que é prá isso que a gente vive, não é mesmo?.

Mas o terceiro motivo - que, na verdade, deveria ter encabeçado a lista, é que eu a amo. Muito. Tanto que, na verdade, toda a minha lógica e as tais batalhas são jogadas prá debaixo do tapete, pois não tenho controle sobre meu coração: não sou mesmo boa, somente amo. Se ela precisa de ajuda, é um prazer ajudar. Mesmo.

Meu marido acha injusto. Diz que a mãe da filha dele é uma folgada, uma preguiçosa. Que alega passar mal vendo a filha doente e nem aparece por lá - e que não é justo eu assumir um papel que não é meu...

Mas não foi isso que eu vi quando lá cheguei...

Encontrei um apartamento que - se não está brilhando - não estava sujo... A geladeira abastecida de potes e mais potes de sorvete cheios de arroz, feijão, brócolis, cenoura, carne moída - todos preparadinhos pela tal "preguiçosa". Enquanto eu lá estava ela chegou trazendo sacolas e sacolas das frutas favoritas da filha e mais potes de verduras e legumes higienizados e secos, prontos pro consumo... Eram quatro da tarde e ela ainda não tinha almoçado - e se deliciou com a lasanha que eu havia preparado prá filha dela na hora do almoço...

A mãe dela - que foi a responsável por ela e o Marildo não terem ficado juntos, na adolescência - sofre de Parkinson (ou é alzheimer, eu sempre confundo as duas doenças...). A pobre da mulher não fala, não anda, se suja toda, grita... Sofre de demência há quase quinze anos... Foi uma mulher tão inteligente, falava quatro idiomas, secretária de uma multinacional, super ativa - triste demais de se ver. As duas não se davam - quando a velha adoeceu, a filha queria colocá-la num asilo! 

Mas o tempo também passou prá ela, assim como passou prá mim. Ela também cresceu. O que eu vi foi uma mulher muito bonita (coisa que eu não sou, nunca fui...) mas esgotada, se desdobrando prá lá e prá cá, cuidando da mãe, cuidando da filha, do jeito que dava... Me agradecendo, de olhos marejados, por tudo o que sempre fiz pela filha dela...

Bom viver, vocês não acham? Bom demais ir aprendendo, abandonando preconceitos, aprendendo com a vida...

Cheguei em casa e contei prá todo mundo como era a situação - e meu marido parou de reclamar (tanto). Ainda reclama, infelizmente (bebezão chorão...). Eu faço num dia a comida prá dois, ele tem que comer comida requentada de vez em quando... Os irmãos também entraram na "corrente" de ajudar a irmã, puxados por mim, graças à Deus. Os frutos não caem longe do pé ...

Mas não é fácil. Pode parecer tudo uma novelinha cor de rosa, embalada numa musiquinha piegas, mas não é. O Marildo é viciado na minha presença, tenho que estar lá prá fritar um ovo de última hora, só porque ele tem vontade... Tenho que estar presente prá ele reclamar do sal da salada, do suco que ele queria que fosse de abacaxi e acabou sendo de maracujá - e nem é por maldade que ele faz essas coisas, eu só acostumei mal essa "criança", mas ele tem que saber aceitar, estabelecer outras prioridades...

Meu quadril é o que me incomoda mais. Fiz uma ressonância magnética e todos (absolutamente todos) os ossos dele estão inflamados. É tendinite e bursite prá todo lado (coisas que eu nem sabia que podiam acontecer num quadril...). Tá tudo gasto, sem cartilagem, cheio de calos ósseos - um horror. Estou tomando, pela primeira vez na vida, injeções de cortisona. E lá, com a minha enteada, acabo ficando com mais dor ainda que o normal: ela me quer no quarto com ela, deitada na cama ao lado dela, conversando... Não consigo, deitada é a pior posição prá mim, parece até que tem uma faca espetada na minha coxa! Daí eu arrasto uma cadeira da cozinha e fico lá sentada, só conversando... Me levanto e faço um chá prá ela, ofereço um dos meus maravilhosos cupcakes salgados... Dou banho no garoto quando ele chega, dou jantinha e vou prá casa.

Vou dizer uma coisa - prá quem ainda não sabe: a vida passa voando. Ainda me lembro: foi ontem mesmo que eu tinha cinco anos e todo mundo me achava inteligente - daí eu dizia que tinha 8, pensando na minha cabecinha que todo mundo tava acreditando... Tão bobinha me achando tão esperta... Andei tanto neste mundo prá saber tão pouco - mas isso eu sei de verdade: a vida passa numa piscada. Me lembro de cada gestação de cada filho - das esperanças, dos medos, das dores e das alegrias. Me recordo de cada nascimento, cada primeira palavra, cada dentinho, tanta fraldinha trocada! Me deram tanto trabalho, tanto sono perdido que eu não achei nunca mais na vida - mas é como eu sempre digo: depois de morto a gente tem tempo de sobra prá dormir. A gestação agora não é minha, nem sangue meu tem - mas, se Deus quiser, um dia vai estar aí caminhando no mundo, aprendendo a ser gente - assim como eu...

E vou dizer mais outra coisa: a gente perde tanto tempo na vida se preocupando com besteiras! Minha mãe fica: "Ai, você não devia deixar essa moça se aproximar tanto assim do teu marido, eles podem acabar ficando juntos de novo, seja esperta..." e eu respondo que se isso tiver que acontecer, fazer o quê... Ele tem uma cópia da chave da casa, pode ir na hora que quiser, não vou impedir ninguém de fazer o que quer que seja. Não vou guiar minha vida por nenhum "E se...". A cada dia basta o seu cuidado, como Jesus dizia. Até porquê ninguém é dono de ninguém e um dia todo mundo vai estar morto mesmo, o que importam todas essas besteiras no grande quadro da vida? 

Só o que importa é vencer a batalha, matar o leão. Chegar do outro lado, quando chegar a hora, quando se esgotar o meu prazo de validade e, me apresentando perante nosso Paizinho, eu não precisar abaixar demais os olhos de vergonha.

Já até faço uma ideia de como vai ser, sabem? Porque é assim: eu rezo o tempo todo. Não necessariamente Pais Nossos e Aves Marias, nada de fórmulas (embora, como eu já disse uma vez, Pai Nosso seja mais ou menos um mantra meu, tô sempre com ele na cabeça...). Mas eu tô sempre monologando com Deus, falando com ele, abrindo meu coração, pedindo, implorando, questionando...

"Ajuda  meu pai onde ele estiver, Paizinho do céu..."

"Restaura a saúde da minha mãezinha, Pai..."

"Protege meus filhos..."

"Cuida do meu marido..."

"Ilumina!"... "Guia!"... "Abençoa!"...

Um dia, quando eu morrer, Deus vai estar lá, cercado de anjos, como sempre. Vou ser só mais uma chegando e ele vai me olhar e dizer assim:

"Eita, pessoal, olha só quem chegou! Lembra daquela filha minha que eu falei prá vocês, que falava comigo o tempo todo, de dia e de noite, pedindo, implorando, reclamando, falando pelos cotovelos? É essa aí, a tal de Rosa!"

E eu vou me chegar pro meu cantinho, toda corada de vergonha de estar todo mundo me olhando, querendo sumir do mapa por estar chamando atenção indesejada e vou dizer baixinho, num fiozinho de voz, mais prá mim mesma do que prá Deus:

"Mas eu fazia isso prá pedir pros outros, nunca incomodei prá pedir prá mim...".

Até qualquer hora dessas, se Deus quiser. Sabem como é: prioridades. Eu volto, principalmente porque adoro meu blog e as pessoas lindas que conheci através dele. Mesmo estando triste com a queda nas visualizações - o que é normal, já que não tenho nada de novo prá apresentar.

Mas eu volto.

Até.



Share:

27 comentários:

  1. Amiga querida, eu não falei que viria? Pois bem, aqui estou! Amei cada verdade, cada palavra escrita por você. O seu coração é enorme, amoroso, misericordioso. É assim que todos deveríamos ser e agir, mas muitas vezes o egoísmo fala mais alto, o nosso amor próprio fala mais alto. A vida nos "estapeia" muitas vezes e temos medo de dar a outra face, como Jesus ensinou. Somos humanos, fracos. Você é um exemplo de pessoa, sempre pensando em como pode ajudar o próximo. Todas as noites rezo por meus amigos e você está entre eles. Peço ao Senhor que lhe dê força, saúde, paz e a abençoe. Até outro dia e aceite um abraço forte e amigo, de coração para coração e um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. Rosa, muito querida Rosa, essa é você, a "tal de Rosa"!
    Deixa, esquece as visualizações - vim aqui muitas vezes, pensei em ti muitas vezes, supus-te em férias. Qual quê? Ocupadíssima com uma pneumonia e ainda às voltas com problemas na anca!
    Ah! Rosinha se eu fosse um pouquinho como tu - generosa, abnegada, inteligente, humilde, crente ... ah! se eu fosse, seria, seguramente, mais feliz!
    É um prazer imenso ler o que escreves, admirar o teu modo único de enfrentar a vida!
    Saiba que foi para mim uma sorte, quase uma benção, ter-te conhecido, Rosa, minha linda Rosa!
    Que a vida / Deus / a natureza ou outra qualquer força superior te proteja, te recompense pelo percurso que tens realizado.
    Abraço apertado, muito apertado, do fundo da alma!
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa, depois de três anos, que parecem ter sido apenas uma breve espaço de tempo, eis-me aqui buscando notícias suas. Muita coisa aconteceu, os filhos tomaram seu rumo criarem suas famílias, estão felizes. Voltarei para tomarmos um chá de laranja, quem sabe, umas rosquinhas...

    ResponderExcluir
  4. Rosa...sinta_se uma mulher abençoada apesar de todos os contratempos da vida...que são apenas passageiros!
    A Rosa sabe amar e dedicar_se o que faz de si uma pessoa generosa!
    E tudo isso...apesar de momentos menos bons...permitem que se pense que a viver...vale bem a pena!
    Apareça de vez em quando ... desabafe através da escrita e sinta_se feliz!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  5. Rosa...sinta_se uma mulher abençoada apesar de todos os contratempos da vida...que são apenas passageiros!
    A Rosa sabe amar e dedicar_se o que faz de si uma pessoa generosa!
    E tudo isso...apesar de momentos menos bons...permitem que se pense que a viver...vale bem a pena!
    Apareça de vez em quando ... desabafe através da escrita e sinta_se feliz!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  6. Querida Rosa
    Como a Senhora é maravilhosa!
    Maravilhosa e única. Que a saúde volte breve aos seus ossos, porque bem merece, e que usufrua de toda a felicidade que deseja, porque a Rosa já é um Anjo na Terra, espalhando só bem à sua volta.
    Um abraço grande.
    Dilita

    ResponderExcluir
  7. Querida Rosa. Fico triste que você tenha demorado. Confesso que senti muito sua falta. Entrei todos os dias (já que meu computador fica ligado todos os dias), para ver se você tinha uma novidade para encher meu coração. E você apareceu. Sei bem a situação de vocês duas (passei pelo que sua enteada passou do meu mais novinho) e o amor que você tem na sua enteada, tenho pelos meus três enteados. São meus outros filhos de coração. Bom ler suas palavras. Desejo melhoras para as duas de todo o meu coração.

    ResponderExcluir
  8. Querida Rosa. Fico triste que você tenha demorado. Confesso que senti muito sua falta. Entrei todos os dias (já que meu computador fica ligado todos os dias), para ver se você tinha uma novidade para encher meu coração. E você apareceu. Sei bem a situação de vocês duas (passei pelo que sua enteada passou do meu mais novinho) e o amor que você tem na sua enteada, tenho pelos meus três enteados. São meus outros filhos de coração. Bom ler suas palavras. Desejo melhoras para as duas de todo o meu coração.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rosa, que história linda essa sua com a enteada...
    Que bom que você foi justa e falou "a real" para o marido, não difamou a ex dele só para se valorizar. Você é uma mulher de fibra!
    Faço votos que o bebê venha ao mundo saudável e traga muitas alegrias para todos.
    E que você se cuide bem para durar muuuuuito tempo!
    Saudades!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. A senhora maravilhosa como sempre, sempre me ensinando uma coisa nova a cada leitura, estava sentindo falta.

    ResponderExcluir
  11. Rosa, eu aqui pensando que você estava bem de saúde pois na sua última postagem vc havia nos contado que estaria fazendo meias, presentes para o niver de sua mãe...fiquei surpresa em saber que vc esteve bem doente!!
    Pneumonia é coisa muito séria!! Cuide-se bem, procure aumentar tua imunidade para que teus pulmões não sofram com virus ou bactérias que os levam a ficarem infeccionados!! Desejo ótima recuperação para ti, muita saúde! Espero que você não seja fumante!! pelo amor de Deus!! e não conviva com fumantes também!!

    Parabéns pela chegada de mais um(a) netinho(a). Que venha com muita saúde, adicionando mais alegrias à família. Que a filha do seu esposo tenha excelente gestação e parto, sem mais problemas.

    E cuide-se!!

    Tudo de bom p/vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Rosa...
    Espreite o meu blog de trabalhos crocheteados:

    http://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/

    Bj

    ResponderExcluir
  13. oi Rosa! Nossa, você fala tão bonito! Eu fico imaginando e choro de emoção!
    Rosa você é muito carinhosa! Seja sempre assim!
    Bjs e boa semana!
    Nina

    ResponderExcluir
  14. Rosa, que saudade. Fico ansiosa por seus textos inspiradores e cheios de ensinamentos que tocam nossa alma. Desejo de todo coração que você e sua enteada fiquem bem. As coisas podem até estarem difíceis, mas quando há amor tudo fica mais fácil de encarar!! Que Deus abençoe vocês!! E vamos seguindo a vida aprendendo um pouquinho a cada dia!! bjsssssss

    ResponderExcluir
  15. rosa amada nao se entristeça .A vida esta tao dificil que as vezes deixamos de fazer o que gostamos.-e gostamos de vc,de como vc nos transmite amor,humildade, garra,honestidade.sentimos que as nossas lutas sao as suas lutas;que o seu esforço como mae é o nosso esforço.que a sua vida como a nossa é feita de alegrias e de tristezas -e muitas vezes- de dor.Paulo disse SÊ FORTE E CORAJOSO Há momentos em nossas vidas que precisamos dessas duas virtudes e sei que vc as possue.fique com Deus

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rosa, como vai?
    Passando por aqui, rápidamente, só para desejar melhoras para tua saúde. Continue se cuidando pois como gostar de cuidar dos outros, você tem que estar muito bem.
    Deus abençoe sua vida com muita saúde.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Passo aqui todos os dias! Sempre querendo saber de vc, e esperando as maravilhosas postagens, tão preciosas... Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Rosa minha amiga querida!
    Sempre fazendo o bem, seja cuidando, ou orando...
    Logo o bebê da enteada irá nascer e ela terá a saúde de volta. E você terá mais um 'netinho' pra amar e devolver todo o carinho que você deu à mãe dele.
    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  19. Rosa minha amiga querida!
    Sempre fazendo o bem, seja cuidando, ou orando...
    Logo o bebê da enteada irá nascer e ela terá a saúde de volta. E você terá mais um 'netinho' pra amar e devolver todo o carinho que você deu à mãe dele.
    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  20. Você é muuuuuuuuito linda.
    Saudades.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Boa semana p/vc, Rosa.
    Desejo melhoras para tua saúde.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Rosa, olá, boa tarde!
    Você falou muito bem, quanto ao "e se". Não podemos viver linkados nele. Penso como você. Temos que fazer o que está dentro de nós e você foi, bravamente, você! Nada mais!
    E adorei que falou, para o Marildo, o que realmente estava acontecendo, sobre a ex-mulher. A lucidez é tudo, diante das situações.
    Lucidez que você teve, querida, quando viu que o amor pela enteada era o que te movia.
    Brava Rosa! Beijocas e dias felizes.
    Espero que esteja bem, sem dor e com saúde.

    ResponderExcluir
  23. Quando conheci seu blog a pouco mais de um mês fiquei imaginando como seria bom conhecê la pessoalmente e quanto é grande o privilégio daqueles que podem estar perto de você.
    Parabéns pelos seus trabalhos, pela sua simpatia e principalmenté pelos bons exemplos que deixa a todos. ..
    Até chorei lendo seu texto. ...

    ResponderExcluir
  24. Quando conheci seu blog a pouco mais de um mês fiquei imaginando como seria bom conhecê la pessoalmente e quanto é grande o privilégio daqueles que podem estar perto de você.
    Parabéns pelos seus trabalhos, pela sua simpatia e principalmenté pelos bons exemplos que deixa a todos. ..
    Até chorei lendo seu texto. ...

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!