quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Bem fresquinha

Porque o fio é 100 % viscose - a amada de todas linha Susi:







Mas como essa linha é cara, fala a verdade... Um novelinho de apenas 200 metros custa em torno de 10 reais!!! Essa blusa, feita com fio Susi usado duplo gastou 2 mil metros - o equivalente a dez novelos (custo astronômico e obsceno de 100 reais!)!!! Aí alguém vai dizer: "Mas Dona Rosa, a senhora não era a Rainha da Pechincha???"

E sou mesmo, auto-coroada e totalmente merecedora do título, mesmo com essa blusa: a linha Susi veio de um saldo:



2 novelos de 1000 metros (que eu nem sabia que existia!) comprados numa loja em Itapetininga, nas minhas últimas férias no sítio, cada um pela bagatela de 15 reais apenas - só porque estavam com manchinhas de ferrugem (que eu tirei super fácil com Tira-ferrugem comprado no supermercado...). 

A loja estava liquidando um montão de coisas a preço de banana prá fazer a mudança prá outro local mais chique e eu comprei esses dois cones, além de um monte de botões avulsos... Minha ideia era tecer na máquina uma blusa fininha e bem fluida, que ia parecer tecida por fadas - mas quem disse que o fio colaborou? Se alguém souber como se usa Susi na máquina de tricô me dê uma dica, pois perdi um bocado de fio esmarafunhado...

Bom, receitinha de mãe:


Você começa a crochetar pelo alto do ombro, tece reto até a altura que termina a manga. Daí diminui e continua tecendo mais 17 carreiras. Com isso você teceu a parte das costas, que fica assim:


Daí você emenda o fio de novo onde começou e começa a tecer a frente e faz como nessa segunda parte da receita, prá ficar com a mesma abertura bonitinha nos ombros:


Fica bem assim:


E na minha Naninha os ombros ficaram assim:




Então o "Marildo" vê a Naninha vestida com a blusa prá tirar as fotos e fala que é a blusa mais linda que eu já fiz - só que ele diz isso sempre, a cada blusa que eu termino. Espero nunca perder a magia de encantar Sua Majestade...

Daí, prá arrematar, em volta de tudo fiz uma carreira de ponto baixo e outra de ponto caranguejo - que eu acho delicado e muito bonitinho... 

Fiz mais uma coisa: pintei novamente o cabelo da Naninha, desta vez de roxo. Espia como ficou lindo:


Mas acho que minha cor favorita de cabelo ainda é a verde...

Agora - voltando à blusa. Detalhe do ponto da parte de cima:


Detalhe do ponto da parte de baixo:


Parecidos, mas diferentes. Não fiz a blusa inteira com um ponto só por dois motivos: variar o ponto faz ficar mais bonito, eu acho... E também eu tinha medo da linha não dar, então na parte de baixo fiz um ponto mais aberto, que fez a linha render mais...

Se der prá vocês tecerem com Susi, se tiver um precinho bom aí onde vocês moram, teçam. Vale a pena, tem um brilho lindo, uma maciez incomparável. Derretida e geladinha como a gente gosta de usar no verão. Mas, se não der, façam de Anne mesmo, usem uma linha que vocês sintam o toque nas mãos e saibam que vai ficar gostosa de vestir - além de bonita.

Uma dica: a linha Sonho, da Pingouin, é uma linha tipo fita (como a falecida Neoné, só que com menos brilho...). Ela é 100% poliamida (super macia e derretida...), cada novelo tem pouco mais de 100 metros e tá custando só R$2,50 no Bazar Horizonte (clica no nome do bazar que você vai direto no link dessa linha...). Dez novelos dá 1000 metros (mas compra uns 12, só por via das dúvidas...), você vai gastar ainda menos do que eu prá fazer a tua blusa (mas vai precisar de agulha mais grossa e de menos pontos prá fazer e, prá tua sorte, vai ficar pronta ainda mais depressa... Ah, e tem branca, tem preta, tem vermelha, tem tudo que é cor...). E é super confortável de usar, coisa prá lá de importante: porque conforto tem que vir sempre antes, pois essa vida já judia demais da gente, não é mesmo?

Bons crochétis e bom feriado!



Share:

13 comentários:

  1. A Rosa é uma mulher incrível e a prova está cada vez que se passa por aqui...seu jeito de descrever e a arte de bem fazer e resolver! Adorei a peça que é bem linda e elegante...bj

    ResponderExcluir
  2. Que linda blusa Rosa! Ô mulher danada !
    bjs Nina

    ResponderExcluir
  3. Rosa ficou linda.
    Adoro mangas abertas. O ponto foi bem escolhido.
    Beijo, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que seu sítio é lá pras bandas de Itapetininga? Quando me casei em 1993 fui morar em um haras entre essa cidade e Capão Bonito, depois da ponte do Rio das Almas. Morei lá por 9 anos. Saudades...
    Eita mundo pequeno esse.
    Quanto as suas artes todas lindas e vc sempre com esse coração de mãezona cuidando de cada detalhe para com os seus e também conosco.
    Fiquem todos com DEUS.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa, a blusa ficou show!
    E o cabelo dela roxo mais ainda...prefiro o roxo ao verde. E que cabelão...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Rosinha, a blusa é linda, fresquinha, e fica lindamente na sua menina,
    tem um cabelo lindo, beijo amiga e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo esse ponto. Maravilhosa blusa.
    O cabelo da filhota ficou show em roxo mas prefiro o de tons azuis.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosinha,
    Muito grata pela visita no meu birras. Não trouxe melões da Cidade de Almeirim, embora fosse tempo deles. (actualmente todo o ano estão à venda - e além dos portugueses também há Brasileiros.
    Duma vez, na ida para férias no Algarve, parámos perto de Serpa (é uma cidade alentejana) para piquenicar fora da estrada, e o meu marido foi roubar uns melões... eu já contei esta história aqui no blog.

    Pois Rosinha, Parabéns pela sua determinação e arte. Muito bonita a blusinha um encanto... ficou barata, diz - mesmo que ficásse mais onerosa, que mal fazia, se até o merecia?!
    Blusa bonita, menina bonita, e mãe bonita, habilidosa, e alegre. Três predicados a avaliar!
    Desejo bem estar, e boa semana.
    Um abraço da Dilita.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!

    Olha tá rolando um lindo sorteio de Natal em meu blog e ficarei muito feliz se você vier participar, se já está participando, favor desconsiderar...

    http://kesartesemimos.blogspot.com.br/2015/10/sorteio-em-parceria-com-spezia-temperos.html

    ResponderExcluir
  10. Ficou linda sua blusa! E não conheço muito de fios mas esse parece mesmo muito macio.
    Gosto de costurar e faço algumas bolsas: toda bolsa que acabo meu marido tb fala que foi a mais bonita que fiz!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Só passando rápidamente para desejar boa semana para ti.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Las blusas son muy bonitas. tienes unas manos divinas para las manualidades.
    UN ABRAZO.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!