quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cupcakes de maquininha

Porque meu filhinho me deu ela de presente:


Não é linda? Sabe quanto custou? 20 reais!!! É que quando você pede o cartão de crédito do Submarino (que não tem anuidade...) eles abrem prá você uma página com ítens que você pode comprar com descontos incríveis (coisas que você compra até por 1,99...) e eu podia escolher entre um forninho elétrico ou uma maquininha de fazer crepes ou essa daí - e eu escolhi ela - muito fofa, uma lindeza... 


Funciona ligada na tomada e os cupcakes levam de 7 minutos (os doces) até 13 minutos (os salgados) para ficarem prontos. É uma maquininha fácil de limpar e demais de bonitinha, adorei o presente sem motivo especial (mas com segundas e terceiras intenções do meu moleque, que fica pedindo cupcakes de café da manhã...).

Assim sendo e sem mais delongas apresento a vocês os CUPCAKES CAMPEÕES DA ROSA!!!!

CUPCAKE DE CENOURA COM CHOCOLATE.


Ingredientes Massa:

2 ovos/ 11 colheres (sopa) de açúcar/ 12 colheres (sopa) de farinha de trigo/ 1/2 xícara de óleo de milho ou girassol/ 1 colher (sobremesa) de fermento em pó químico/ 1 cenoura grande descascada e cortada em pedaços.

Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e a cenoura. Em uma tigelinha misturar a farinha peneirada com o fermento. Despejar a mistura do liquidificador aos poucos sobre os elementos secos e mexer com colher até incorporar tudo. Reserve enquanto prepara o recheio.

Ingredientes Recheio:

1 xícara de leite, 1 xícara de chocolate em pó, duas colheres (sopa) de amido de milho, 1/2 caixinha pequena de creme de leite.

Levar todos os ingredientes (menos o creme de leite) ao fogo brando em uma panela até engrossar e por mais dois minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo bem.

Depois da massa batida eu pego duas colheres (sopa) - pois uma ajuda a outra. Derrubo dentro de cada buraco de cupcake massa suficiente prá quase encher, faltando 1/2 cm de espaço prá deixar crescer.

Antes de mais nada: eu pego um pincel de silicone e pincelo cada buraco com óleo de cozinha antes de fazer cada leva de cupcake. Despejo a massa enquanto a maquininha tá desligada - só depois de colocar tudo (massa e recheio) é que eu ligo a máquina. A primeira leva de bolinhos demora mais a sair, pois a máquina precisa esquentar...

Não se esqueçam do recheio: aquele pudinzinho que eu fiz com leite, chocolate e maisena, mais a maciez do tiquinho de creme de leite...

Pego o recheio com a ajuda de duas colheres de chá - uma colher de chá de recheio prá cada bolinho e, como o pudinzinho é firme, uma colher agarra o recheio e a outra ajuda a derrubar...

Daí cada bolinho tem seu recheio - hora de fechar a máquina e ligar na tomada.

Depois que a máquina esquenta eles saem assim - e prá saber se está pronto, espeta um palito, igual faz com bolo de forno...

Essa receitinha rende 28 bolinhos - a maquininha os assou em quatro etapas, 7 de cada vez. Removi os bolinhos da máquina usando uma colher de plástico, daquelas que as pessoas ganham quando tomam frozen iogurte (eu sempre guardo, não jogo fora porque são bonitas, resistentes e tem cores lindas...). Agora: viu que tem uns bolinhos mais queimadinhos que outros? É quando a massa cresce e encosta na tampa - a gente nunca derruba a mesma quantidade exata de massa, um tiquinho só que passa e o bolinho fica maior que o outro - faz parte... Mas estão todos deliciosos, eu garanto.

Recheio que sobrou - vou aplicar em cima, prá multiplicar a gostosura. Vem junto um aplicador prá recheio e cobertura que é uma graça (o meu veio quebrado, eu mandei email prá Britania e eles me mandaram outro pelo Correio...). Bom, pequei o pudinzinho que sobrou, acrescentei duas colheres (sopa) de manteiga gelada, mexi...

Coloquei no aplicador (não é lindinho?)  e...

Apliquei uma pitanguinha de creme em cima de cada bolinho - ficou mixuruca, eu sei - mas é porque o aplicador não é muito bom, o creme escapa pelas laterais... 

Mas ficou tão gostoso, tão fofinho, tão maravilhoso, que o Marildo se apaixonou - disse que foi o melhor doce que eu já fiz (e olha que isso não é pouca coisa não, porque eu sempre faço coisas gostosas, modéstia à parte eu arrebento na cozinha...).


Mas, prá não dizer que eu só penso em doces, inspirada naqueles cupcakes gigantes do Starbucks pelos quais eu sou apaixonada eis o meu mundialmente famoso...

CUPCAKE DE QUEIJO E CEBOLINHA




2 ovos/ 1/2 xícara de óleo de milho ou girassol/ 1/2 pacotinho de queijo ralado/ 1 xícara de leite/ 1 colher (café) de sal/ 1 dente de alho cru descascado/ 10 colheres (sopa) de farinha de trigo/ 3 colheres (sopa) de amido de milho/ 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó/ 1 xícara de cebolinha verde picada/ cubos de queijo mussarela.

No liquidificador bater os ovos, o óleo, o queijo ralado, o leite, o dente de alho, a farinha de trigo, o amido e o fermento. Despejar essa mistura numa tigelinha e acrescentar a cebolinha verde picada, mexendo prá ficar homogênea a distribuição dos pedacinhos verdes.

Derruba a massinha do mesmo jeito, com a ajuda de colheres de sopa. Coloca no meio de cada um um cubo de queijo mussarela...

Demoram o dobro do tempo prá ficarem prontos (acho que o açúcar da receita doce ajuda a elevar a temperatura e assar mais depressa, talvez...). Essa receita rendeu 25 cupcakes salgados - poderia render mais se eu colocasse mais recheio. Uma boa pedida é colocar junto um pedaço de tomate seco ou uma azeitona recheada, o que vocês acham? Ah, como no bolinho doce, entre uma leva e outra, eu pincelo com óleo todas as forminhas...

E nos que eu fiz pro patrão tem que ter o dobro de queijo e então acontece essa "tragédia" que vocês estão vendo, esse escândalo queijoso...


Agora: se vocês não tem essa linda maquininha, não faz mal: existem no mercado assadeiras que já vem com os "buracos" de cupcake, algumas até com anti-aderente (e os cupcakes ficam bem maiores... Ou então forminhas individuais de silicone (eu tenho dessas, mas suspeito que agora, com essa maquininha, elas vão ficar trancadas no paneleiro...). 

Uma dica: ao invés de ficar pincelando, o melhor mesmo é comprar aquelas forminhas de papel e encaixar dentro da maquina a cada leva que for assar: assim os bolinhos ficam fáceis de pegar e a maquininha não suja...

Delícia de postagem, né? Agora só falta uma xícara de café, não é, Luci?...

Postagem inspirada na Fernanda, que sempre faz os cupcakes mais gostosos do planeta, com massa fofinha repleta de nozes, recheio de creme de limão (meu preferido...), cobertura linda que desmancha na boca e que quase (quase...) dá dó de comer...



Eu babando.

Share:

6 comentários:

  1. Foi um belo investimento! Por acaso nunca me lembrei de comprar uma! Duas gostosas sugestões...por isso levo as receitas! Bj amigo

    ResponderExcluir
  2. Duas babando vou tirar a minha do armário , filha também me deu de presente fiz alguns depois guardei e nunca mais kkkkkkkkk bj ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Ah Rosa, sua danada!! Você sabia que eu também ficaria aqui babando né? E como não tenho essa maquininha, já no começo da receita tava aqui matutando de que forma faria pra ficar igual...como sempre, você resolveu pra gente, dando suas preciosas dicas de substituição. Certeza de que farei viu? E acompanhados de um gostoso café, huuummm
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eeu também Rosinha, babando vendo essas delicias, boa semana
    amiga e continue fazendo coisas boas, beijo

    ResponderExcluir
  5. Bom demais da conta Rosa querida.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!