quinta-feira, 19 de março de 2015

Balõezinhos

Fiz esta blusa de presente de aniversário prá Fernanda -   ficou linda... Mas antes de eu mostrar a blusa, espiem o ponto:



É muito simples, muito fácil de fazer e a blusa fica um charme, espia só:








Bom, quando ela e a Lola saem juntas é até covardia: muita beleza junta... Essas fotos são de celular, tiradas pela minha Lola no Shopping Anália Franco... 

Mas, belezuras à parte, vamos à blusa (fotografada na Naninha por mim, para mais detalhamento do ponto...):






Dei ao ponto o nome de balõezinhos - porque parece. Olha só:


Não fica bonitinho? Também fica uma peça leve, delicada como renda e muito econômica: gastei 3/4 de um cone de lã Cristal, da Pingouin.

Sem demoras, o Passo a Passo do ponto:

Selecione as agulhas prá começar o ponto: serão tecidos grupos de 1 agulha e de 5 agulhas, intercalados sempre por 2 agulhas fora da posição de trabalho.


Centralize o desenho da peça, seja ela a frente, as costas ou mangas. Do lado esquerdo do zero coloque uma agulha prá frente, de cada lado dela deixe duas agulhas fora do trabalho; a seguir dois grupos de 5 agulhas, um de cada lado e assim por diante, até obter a quantidade de agulhas necessárias prá fazer essa parte.

Lace com a lã as agulhas, começando do lado esquerdo e fazendo uma letra "e" em volta de cada agulha que vai trabalhar, sem apertar muito o fio.

Teça 6 carreiras

Agora vamos transformar o desenho, aumentando e diminuindo os grupos: pegue as agulhas externas do grupo de 5 agulhas e passe para a agulha mais próximas - agora você tem grupos de 3 agulhas onde antes tinha cinco. Ficaram 3 agulhas fora de trabalho, mas isso já vai mudar.

Ao redor daquela agulha que estava sozinha nas 6 carreiras anteriores você traz prá frente uma agulha de cada lado.

Teça uma carreira e fica assim: Grupos de 3 agulhas intercalados por 2 agulhas fora do trabalho. Mas aquelas duas agulhas que você acabou de acrescentar não teceram: o fio ficou apenas deitado sobre elas. Se ficar assim, não vão tecer o fio, então...

com o transportador de 1 ponto pegue esse fio deitado sobre a agulha e afaste-o um pouco da máquina - só um pouco...

Dê uma torcida...

Com o buraquinho do transportador e estando com o fio torcido nele agarre a agulha onde o fio estava deitado.

E deposite o novo ponto na agulha.

Faça esse "e" em volta de todas as agulhas onde o fio está apenas deitado.

Antes de voltar a tecer empurre prá frente todas as agulhas nas quais você acabou de enrolar o fio, senão elas não tecem. Precisam da tua ajuda nessa hora...

Viu só? Teceu direitinho!

Teça novamente um total de 6 carreiras com essa nova configuração de ponto.

Após tecer essas 6 carreiras vamos mudar o ponto de novo:

Prestando bastante atenção ao desenho que você está formando pegue as agulhas laterais do grupo de 3 (o grupo que antes doi de 5 agulhas) e passe seus pontos prá agulha central, ficando com um grupo de um.

e o grupo de 3 agulhas (que no comecinho só tinha 1) você faz ficar com 5 agulhas em trabalho, empurrando uma de cada lado prá frente.

Ficam de novo grupos de 1 e de 5 agulhas, intercalados por 2 agulhas fora do trabalho (como no começo, só que invertido). Teça uma carreira, lace as agulhas fazendo "e"...

Assim...

Teça novamente 6 carreiras


Viram só? é só repetir sempre essa mecânica, transformando um grupo de agulhas de 5 em 3 e em 1 e o grupo de uma agulha em 3 e em 5, sempre tecendo 6 carreiras em cada mudança.
Antes de passar à ferro:




Depois de passar à ferro:



Tem que passar à ferro, prá abrir o desenho.

É importante também ressaltar que, prá fazer ponto desfiado, tem que ter pelo menos 3 agulhas nas extremidades, prá facilitar na hora de costurar as partes da blusa. Também tem que devolver agulhas prá posição de trabalho duas carreiras antes de fazer diminuições, como decote e cavas, senão as diminuições ficam franzidas e deformadas.

Receitinha de mãe:





Ah, se você fizer 4 carreiras a cada troca de desenho vai ficar parecendo trevos de quatro folhas...

Desculpem eu não estar tendo tempo de responder comentários... Saibam que eu aprecio muito a visita de todas vocês, me faz imensamente feliz poder passar adiante o pouco que eu sei e receber tanta gentileza em troca...


Share:

12 comentários:

  1. Rosa

    Que trabalho lindo!! Parabéns!!
    Aqui pareceu-me que a cor é cereja? é isso mesmo?
    Se for em tom cereja, é um dos meus preferidos. Aliás acabei de receber da Aslan um fio de poliamida na cor cereja. Babei quando vi a cor. Pelo site não parecia ser tão bonita.

    Ah!! obrigada por ir lá no meu blog e deixar comentário e deixei uma resposta para ti referente àquela loja aqui para os meus lados.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindíssima, Rosa! Parabéns!
    Menina. você é uma formiguinha, hein...não pára nunca...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito linda essa blusa também ,álias todas suas artes são lindas ,amei a bolsa também e agradeço pelo carinho com que me respondeu no facebook ,é tão bom quando estamos começando e alguém estende a mão e nos auxilia com as duvidas .Abraços .

    ResponderExcluir
  4. Linda blusa amiga. Não vejo a hora de montar minha máquina. Bjinhos.

    ResponderExcluir
  5. A menina ficou ainda mais linda com essa bela camisola, o ponto é
    muito bonito, beijo amiga

    ResponderExcluir
  6. ROSA...o ponto da blusa é maravilhoso!
    A cor é linda...e a modelo encantadora!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gostei tanto que iniciei uma neste momento, na cor amarelo. Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saí da carr 20. Fiz o trabalho com 10 carr e não 6. Não consegu ou

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Com 10 fica muito comprido o desenho, tenta de novo com 6, minha querida, que aí dá certo...

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!