quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Que tal hoje?


Porque não dá trabalho (1), você faz num instantinho (2), não precisa esperar crescer (3), a casa fica com um cheirinho delicioso (4) e faz a família feliz (5)!


Cinco bons motivos prá fazer pão...

Principalmente porque pão é bom demais: o "pão nosso de cada dia" - tá até em nossas orações! A gente conversa com Deus todo dia pedindo prá ele não faltar na nossa mesa...

Em qualquer canto do mundo que você for as pessoas tem sua versão desse alimento básico e tão delicioso.

Fala a verdade: tem coisa melhor do que um pão quentinho, daí você dá uma passada de manteiga e espia ela derretendo... Hummm! Quem mora perto de padaria sabe a tentação que é aquele cheirinho - e, na casa da gente, dá o verdadeiro cheiro de um lar.

Eu sou uma excelente padeira - modéstia à parte. Faço pão de qualquer coisa e todos ficam ótimos, melhores que os comprados prontos.

Mas este que eu vou ensinar hoje é o mais fácil de todos, só prá vocês perderem o medo do fogão:



Pão de milho de minuto:

16 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo;

8 colheres (sopa) cheias de fubá ou farinha de milho amarela;

1 colher (chá) cheia de sal;

2 colheres (sopa) rasas de fermento em pó (Royal, Dona Benta ou o que você tiver: é fermento de bolo, não de pão...);

1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio;

1 xícara (chá) de manteiga ou margarina, se preferir. Não serve Becel.

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva;

1/2 xícara (chá) de leite;

1 ovo pequeno.

2 pacotes de queijo ralado (50 g. cada).

Junte numa travessa todos os ingredientes secos (menos o queijo) e misture bem. Acrescente a margarina ou manteiga gelada e o azeite e então esfarele com as mãos, até parecer farofa grossa. Junte o ovo batido e o leite - mas vá devagar com o leite, pois a massa não pode ficar líquida, tem que ficar parecendo massa de empada. Desgruda fácil das mãos por causa das partes oleosas... Ponha por último o queijo ralado.

Unte uma assadeira com manteiga ou margarina, enfarinhe. Pegue uma colherada generosa da massa de cada vez e disponha na assadeira, com uma distância de 1,5 cm entre cada bolota. Leve prá assar no forno médio pré aquecido e asse por 20 minutos a meia hora - dependendo do seu forno.

Fica fantástico quentinho - os meus eu recheei com cottage caseiro, que ensinei a fazer AQUI. Mas, enquanto tá quente, pode colocar um pedacinho de mussarela dentro que derrete que é uma maravilha...

Apesar de ser um pãozinho mais calórico (por causa da manteiga e do azeite) não deixa de ser sadio (por causa da farinha de milho, fonte de fibras...), se apreciado com moderação. Afinal, você não vai comer a assadeira inteira sozinha, não é mesmo? Faz quando sabe que a casa vai tá cheia de gente, que assim todo mundo divide a gostosura.

Fiz prás meninas levarem na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de um dos amigos da minha Lola, pois elas não iam ter tempo de almoçar direito. Esses da foto foram os que sobraram, prá mim, pro Marildo e pro Herkins. 

Com um cafézinho, numa tarde chuvosa - fala a verdade, deu ou não deu água na boca?

A receita rende de 16 a 20 pãezinhos do tamanho de um ovo de galinha e ficam prontos (de quando você põe a mão na massa até eles saírem do forno...) em mais ou menos uma hora.

Nos meus eu usei provolone - que eu mesma ralei, "mal e porcamente" porque a artrose nos dedos tá judiando de mim ultimamente... Por isso ele ficou parecendo que tem uns pedaços laranja no meio - é queijo mal-ralado... Mas até deu um charme...

Ficam "cascudinhos" (por causa da farinha de milho...), esfarelentos (por causa das gorduras, lembra um pouco massa de empada - e até pode ser usado como massa de torta, se quiser...), super-saborosos (por causa do sabor do queijo, da manteiga e do azeite)...

E aí? Se animou?


Share:

12 comentários:

  1. Uma delícia.
    Na próxima receita, me convida para experimentar na sua cozinha?
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar: se o enxame de gafanhotos que tem aqui em casa não atacar os pães primeiro...

      Beijos!

      Excluir
  2. Que bom Rosinha, eu gosto tanto de pão, essa receita é fácil, e os
    pãezinhos têm um aspeto ótimo,beijo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil sim, e é uma delícia. Beijos, Mira querida!

      Excluir
  3. Nossa, animou demais!! Perto da hora do jantar então, nem se fala. Vou guardar a receita e farei assim que comprar o bicarbonato, que é o único ingrediente que me falta.
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, qualquer farmácia perto de casa tem bicarbonato... Faz que você vai adorar, Luci querida. Beijos!

      Excluir
  4. Ah, mas que coincidência, mulher!!! acabei de sair da cozinha, onde tirei um quentinho pão do forno, feito em casa, com afeto. Até a cachorrinha comeu (ela gosta do pão que faço, o comprado ela mastiga e não engole). O dia aqui em BH está frio, chuvoso, ideal mesmo para acender o forno e deixar o aroma sair pelas frestas das portas, descer as escadas do prédio e deixar todo mundo sabendo que aqui mora uma família (de verdade!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, cheirinho de lar, doce lar...

      Beijos, Helena querida!

      Excluir
  5. Opa!!! me animei!! Tentarei fazer.
    Só estranhei não ser fermento de pão mas se TU diz para usar o de bolo e que dá certo ...então tá, que assim seja!!
    Receita excelente, não leva açucar então não preciso modificar nadica.

    Agradeço por compartilhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma receitinha simples, prá quando a gente tá sem tempo de esperar a massa crescer e quer comer pão...

      Beijos, Fatinha querida!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!