quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Entalado na garganta


Quando eu me casei, lá pelos idos de "deixa prá lá", eu e o Marildo éramos tão pobres, mas tão pobres, que nem dinheiro prá pagar aluguel a gente tinha. Mas quem diz que a gente queria esperar anos e anos prá juntar os trapinhos? Fomos morar num quarto, na casa da sogra...


Ela era uma mulher muito dura, nada dada a salamaleques e afagos na minha cabecinha - se tinha algo prá falar, não rodeava, dizia na lata. E eu, com a minha cara séria, era sempre mal interpretada, tomada por nariz empinado - quando só me sentia sozinha, longe da mãezinha...

Mas a gente acabou se acertando, eventualmente... Até passamos a nos apreciar mutuamente, graças a Deus.

Um dia, voltando do trabalho, me sentei na sala comendo meu almoço e, na TV, minha sogra assistia ao Jornal Hoje - sempre assistia notícias, mudando de um canal prá outro. Na tela, um homem jovem e muito bonito, com cabelos soltos, erguia uma das mãos em punho, em sinal de revolta, e dizia que, quando eleito prá governador do estado de Alagoas, iria acabar com a corrupção que corria solta. Dizia isso na sacada de um prédio, de peito aberto - a própria imagem do paladino da justiça...

-"Que corajoso esse homem, não é, Dona Cissa? Como é que ele não tem medo que o acertem com um tiro ali naquela sacada - os corruptos que ele promete caçar..." - eu disse, sendo ela alagoana de nascimento e se interessando pelo destino de seu estado de origem...

-"Mas paulista é tudo burra ou é só tu que é, mulher? Esse cara aí é o maior corrupto de todos, não vale uma pitomba! Faça-me o favor, ele vai é chupar até a última gota do sangue alagoano e cuspir a carcaça do povo no final... Ah, quanta inocência!"


Alguns anos mais tarde, quando esse mesmo homem bonito - que ninguém mais era do que o Fernando Collor de Melo - concorreu a Presidente da República - me lembrei das palavras da minha sogrinha e não votei nele. Me lembro que ele concorreu com o Luis Inácio, o Lulinha - e nesse eu também não votei, pois ele parecia um bronco, todo barbudo e rouco, sem instrução (como é que ele se julgava capaz de dirigir um país do tamanho do nosso?...).

As moças que trabalhavam comigo, em peso, votaram no tal Fernando. Usavam bottons de propaganda dele no peito (coisa que funcionário público é proibido de fazer, mas elas não estavam nem aí...). 

Diziam coisas do tipo: "Ele é mais preparado que o Lula, aquele comunista horroroso!"; "Imagina só: vamos ser o país com o Presidente e a Primeira Dama mais bonitos do mundo!!!". 

Minha chefe naquele tempo nos disse que, do lado do prédio em que ela morava, havia um comitê pró-eleição do Lula e que, altas horas da noite, quando o movimento da rua se acalmava, dava prá se ouvir nitidamente gritos de "Revolução!!!", "Vamos tomar a poupança da classe média e empobrecer os ricos!!!" e coisas desse tipo...

O Lula perdeu aquela eleição. 

No dia seguinte à posse do presidente Fernando Collor quem tá vivo e tem memória bem se lembra do que aconteceu: congeladas as contas bancárias, surrupiadas todas as poupanças... Eu não tinha poupança alguma, tinha apenas setenta contos na conta corrente (não me recordo agora o nome do dinheiro da época...) e ele tirou de todos tudo o que excedia a cinquenta...

Atendi no INSS uma mulher que foi requerer pensão por morte do marido, caminhoneiro: havia vendido o caminhão uns dias antes, depositado o valor na poupança e, quando já estava quase fechado o negócio com o caminhão novo, o Collor lhe tomou todo o dinheiro, até o último tostão. Se matou, o coitado - com tantos outros aconteceu isso!!! 

A moça de quem comprávamos peixe fresco na feira de domingo tinha uma história muito semelhante prá contar: o pai vendeu a casa e, antes de fechar o negócio com o proprietário da nova moradia, perdeu tudo - morreu de infarto fulminante. Ela e a mãe passaram a viver de aluguel...

E não parou só por aí: alguém se lembra do tal "Empréstimo Compulsório" da gasolina? A maioria de nós não guardou os recibos e nunca fomos buscar aquele suado dinheirinho de volta...

Daí veio o impeachment prá inglês ver - que não deu em nada, pois o tal bandido ainda continuou se elegendo prá cargos públicos e hoje é o senador mais votado de Alagoas - veio o topete do presidente Itamar e, como consequência, a eleição de um dos seus ministros, o Fernando Henrique Cardoso (outro Fernando - acho que a gente não dá muita sorte com esse nome prá presidente - conhecido aqui em casa como o "maldito FHC", "Boca Mole" e "Boca de Caçapa" - prá não mencionar os outros apelidos que não posso escrever aqui por respeito a você que chegou lendo, até aqui...).

O Lula até que tentou de novo - e, novamente, não votei nele: naquele tempo, achando que escolhia certo, votei no outro...



Esse tal Fernando era um homem mais preparado, era até o tradutor, do francês pro português, da obra "O Espírito das Leis", de Montesquieu - como não escolher alguém assim prá presidente? 

Propaganda é fogo - dá prá se eleger qualquer um com uma boa propaganda, não dá? Dá prá se convencer alguém que o céu é vermelho ao invés de azul com a propaganda certa. Ele foi eleito, foi reeleito...

Durante seu mandato não foram feitos concursos públicos para fiscais - alguém, algum dia, se perguntou porquê? 

"Ah, é porque a máquina administrativa estava sobrecarregada de gastos, não dava prá admitir mais ninguém...". Ao invés disso, ele "enxugou" essa máquina, com demissões em massa - mas ele mesmo não demitiu ninguém.


Esfregou na cara dos funcionários com oito anos sem aumentos salariais um PDV - Pedido de Demissão Voluntária - no qual eles receberiam uma indenização por ano de serviço caso caíssem fora do funcionalismo. 

Eu fui uma das que assinou esse pedido. No final, a indenização que me foi prometida me foi paga pela metade - desconto disso, desconto daquilo, daquilo outro. Mas, com a corda no pescoço de tanta conta prá pagar, eu não tinha outra opção... Fui cuidar dos filhos, da vida... Mais dois anos a contar de hoje e eu estaria aposentada - mas ele me sufocou até eu optar entre ter um emprego ou o nome e a consciência limpos.

Mas não foi só comigo - e com os funcionários públicos - que ele mexeu - Ah, não!!! Com seus dedinhos gordos e suas cordinhas manipulou os marionetes do Congresso e fez com que aprovassem uma nova legislação de aposentadoria. 


Me lembro como se fosse hoje: ele disse que "Brasileiro era vagabundo", queria se aposentar muito cedo"...

Vagabundo? Gente pobre começa a trabalhar ainda criança - aos 14 já podem ter carteira assinada. Uma mulher, que trabalhasse direto dos 14 aos 44 completava 30 anos de trabalho e podia se aposentar - se quisesse continuar a trabalhar depois disso, no final da vida, recebia um abono, que era a devolução dessas contribuições feitas pro INSS após a aposentadoria - uma poupancinha (nada mais do que justa, já que você nem precisava mais contribuir prá se aposentar, pois já estava aposentada...). 

Um rapaz, que começasse aos 14, se aposentava por tempo de serviço integral  de 35 anos de serviço aos 49 anos, bem trabalhados e contribuídos.

Pois bem: a partir dele tem que ter o tempo de serviço e também uma idade mínima - que, se não me engano, é de cinquenta e cinco anos prás mulheres e sessenta pros homens...

Pintei numa camiseta os dizeres: "Vagabundo é Ele" e ia todo dia trabalhar com ela. Minha chefe me proibia, me mandava cobrir com um casaco, mas eu alegava que não tinha nome nenhum indicando quem era o vagabundo - mas quando algum segurado me perguntava quem era o "ele", eu contava... 

Já digo uma coisa: arrependimento não mata. Votei no safado e tô viva, não tô?



Ainda me lembro: no dia em que fui assinar meu pedido de demissão eu tava tão triste, tão triste... 

Incerteza pelo futuro - me passava pela cabeça que, se algum dia meu casamento fosse prás cucuias, eu ia ter que viver de uma pensão implorada, nunca mais ia ter um dinheiro meu... 



Passando lá perto do metrô Anhangabaú vi um letreiro luminoso, com aquelas letras vermelhas que correm, dizendo qual o montante da dívida externa brasileira dividida entre cada cidadão: quase trezentos MIL reais cada um de nós. Só na minha casa devíamos pro FMI quase um milhão e quinhentos mil reais!!! 

Fiquei mais triste ainda...

Daí o Lula conseguiu se eleger - e, de novo, não teve meu voto.

O "maldito FHC", sabendo que não ia conseguir fazer sucessor, deixou de orçamento pro próximo presidente MENOS DA METADE do valor que havia recebido quando assumira o poder. 

Acho que ele deve ter pensado em dar um empurrãozinho no fracasso do "Nove Dedos" - mas aí é que a coisa ficou engraçada: já em seu primeiro mandato o Presidente Lula conseguiu - com muita visão política e inteligência além de um mero diploma - saldar TOTALMENTE a nossa dívida com o Fundo Monetário Internacional!!! Alguém se lembra disso: antes o FMI tava sempre no noticiário, até o cantor Bono Vox, do U2, havia pleiteado a moratória dessa dívida nossa junto a eles, sem sucesso!!!

A fim de diminuir a miséria no Brasil, Lula criou o Bolsa família - do qual sou fã incondicional. Àqueles que criticam o projeto, que o chamam de "Bolsa Vagabundo" quero dizer o seguinte: uma das coisas mais tristes da vida é passar fome. 

Eu sei, passei muita.



Minha tia Lucília dizia que pobre era pior que rato: vivia tendo filho e emporcalhando o mundo com sua presença - mas pros ratos ela podia dar veneno e jogar no lixo... Mesmo sem colocarem em palavras, tem muita gente que pensa assim... Tem um grupo de médicos no Facebook que é totalmente Anti-PT, Anti-Dilma e que dizem que vão perguntar aos pacientes do SUS em quem vão votar - se forem eleitores do PT vão atender pior ainda, alegam que essa gente devia ser castrada - pode uma coisa dessas? E são as grandes mentes do nosso país...

O valor do bolsa família não deixa ninguém rico, não deixa o país mais pobre e faz a diferença na vida daqueles que tem quase nada. Arrancou milhares de famílias da linha da miséria extrema, mesmo sem ter conseguido erradicar a pobreza do país.

"Ah, mas tem gente que usa prá comprar calça jeans de marca prá filha ao invés de comprar comida!!!" - Isso é da conta dessa pessoa. Talvez, prá ela, valha a pena passar fome e dar uma alegria boba prá filha, quem sou eu prá julgar?

"Ah, mas tem gente de monte que não precisa, se cadastra e fica recebendo - até teve um cara que cadastrou o próprio gato e recebia Bolsa Família por ele!!!" - eu ouvi essa, vergonhoso o que esse cara fez. Mas eu digo uma coisa: enquanto houver benefícios neste mundo, sempre vai ter os pilantras que se apoderam de sua parcela deles, que fingem precisar, que fazem corpo mole... Na classe do colégio da minha Lola estudava uma garota podre de rica, que o pai tinha várias fazendas - ela fazia os exames da Fuvest de graça, alegando pobreza, prá não pagar a merréca de taxa de inscrição... Cabe à população ajudar a fiscalizar esses casos, denunciar sempre que verem...

Criou o "Minha casa, Minha vida" - também adoro. Ah, se existisse no meu tempo... Mas, ao mesmo tempo, me deixa triste... Veja o caso da minha enteada: ela comprou um apartamento novinho em folha, de excelente tamanho, muito bem localizado em uma rua calma e perto de tudo. Paga menos de quatrocentos reais mensais (quando o aluguel desse mesmo apartamento passaria dos mil e duzentos fácil, fácil...) e xinga o Lula e a Dilma até não poder mais. Diz que graças ao "Minha Casa" os preços dos imóveis subiram demais, que o Lula e a Dilma é que fizeram isso, prá receberem mais do povo...

Como é que é? E desde quando Presidente controla o mercado imobiliário? Desde quando ele diz quanto vão custar as casas e apartamentos? É o próprio mercado que se auto-regula, a lei da oferta e da procura! Graças ao "Minha Casa", mais pobres tão podendo comprar casas, não tem tantas casas sendo ofertadas, consequentemente o preço sobe - acontece isso com qualquer mercadoria: muita gente querendo pão, tem pouco pão, sobe o preço do pão!

Fies, Prouni - esses são os que eu mais adoro. Rezo sempre antes de dormir pro Lulinha - em quem eu nunca votei - ter muita saúde, vida longa e lúcida, prá continuar ajudando o Brasil a mudar. Sem ele, minha filha não estaria no terceiro ano de Medicina - que eu jamais teria como pagar!!!

Na classe da minha Nana tem uma garota que não tem pai, a mãe é caixa em um supermercado - e ela tá cursando Medicina!!!

É a primeira vez na história do nosso país em que os pobres estão tendo acesso ao ensino superior! Eu sempre pensei, ao passar pelas ruas pobres do meu bairro (hoje já não tão pobres...) quantos "Leonardo da Vinci"s, "Albert Einstein"s haveriam nas favelas, gênios que jamais teriam seus potenciais desenvolvidos por não terem acesso aos estudos...

Se continuar assim, daqui a pouco não vai ser mais privilégio de rico ter filho doutor...

Tem muita coisa errada no Brasil? Ô se tem, ainda tamos começando a jornada. Mas que ninguém se engane: a Saúde Pública só vai ser consertada com EDUCAÇÃO, Segurança vai ser adquirida com EDUCAÇÃO, Saneamento Básico, fim da Miséria e da Fome: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO!

(Manchete dos tempos do FHC)

Nos tempos em que o Lulinha ainda era presidente o Barack Obama veio no Brasil querendo instalar uma base militar avançada em nosso solo brasileiro - e como os americanos não são bobos nem nada queriam a ilha de Fernando de Noronha (nem pensaram em instalar a base numa favela, num lixão, não é mesmo?). Pois o Lula negou - já pensou se o Presidente ainda fosse o "maldito FHC"? Nunca mais nenhum brazuca pisava naquela ilha maravilhosa...

Quando foi descoberto o petróleo da nossa plataforma continental - essa faixa de mar que cerca o Brasil e que tá cheinha do ouro negro - o presidente americano, "bondosamente", veio se oferecer prá escavar o petróleo prá nós... Como se no Brasil faltasse pá e escavadeira... 

A Dilma, sabiamente, disse não. 

Se esse petróleo tivesse sido descoberto nos tempos do FHC...   

Também não deixou os americanos construírem os estádios de futebol prá malfadada Copa do Mundo (que eu detestei, mas que deu muito emprego, prá muita gente...).

Agora, cá estamos nós na boca da eleição. São Paulo, meu estado tão amado, novamente execrando os tais "petralhas", votando em peso no Sr. Aécio Neves. 

Mineiro que é mineiro não vota no Aécio - e ninguém se pergunta o porquê... 

Talvez seja porque, graças a ele, as contas de energia elétrica pagas pelos mineiros sejam as MAIS ALTAS DO BRASIL - será? 

Ou porque esse ex-governador deles mandou construir, com o dinheiro público, um aeroporto no próprio quintal - nem se deslocar pela cidade até chegar em casa, depois de um voo, esse "imperadorzinho" quer... 

Desvios escabrosos de milhões do dinheiro público - talvez seja essa a razão dos mineiros não irem com a fuça dele, o que vocês acham? 

Ah, tem mais: enquanto ele foi governador do Estado de Minas Gerais não houve concurso público prá fiscais naquele estado. E fiscal por acaso fiscaliza pobre, trabalhador assalariado? Não. Fiscaliza os ricos e poderosos, suas empresas, seus patrimônios escusamente adquiridos...

Vocês sabiam? Na declaração de Imposto de Renda desse cidadão ele tem a CORAGEM  de declarar as fazendas enormes que possui ao valor de UM REAL CADA? Onde é que a gente acha umas fazendas dessas prá comprar - tô muito querendo uma fazenda prá mim... 

Ele ainda declara as vacinas que dá nos seus cavalos puro-sangue como "despesas com saúde", prá ter abatimento no imposto - que lindinho ele, não é???

Eu digo uma coisa: não voto nunca mais no maldito FHC, não votei no Alckmin, não votei no Serra - ninguém dessa corja tem meu voto -e não voto no Aécio PRÁ NADA.

(manchete nos tempos do FHC)

Se ele precisar do meu voto prá motorista do caminhão do lixo eu não voto nele - ainda mais porque ele vive envolvido em acidentes de carro, sempre movido a "substâncias entorpecentes", acidentes sempre convenientemente abafados...



Em uma viagem ao exterior, quando era jovem, numa estação de esqui, Aécinho virou manchete - por ser um jovem brasileiro rico - e todo mundo queria saber como era ser brasileiro.

E ele contou: as mulheres brasileiras tinham uma vida prá lá de boa, não precisavam se preocupar em trabalhar fora. Ah, e todo mundo tinha umas duas empregadas, pelo menos - uma prá cozinhar e outra prá limpar - tanto que ele nunca havia feito a própria cama, isso aos 17 anos de idade...

Dois anos depois, aos 19, o pai dele (que era deputado em Brasília) o empregou à distância como acessor , e mesmo o rapaz residindo no Rio de Janeiro, dava conta do recado (Super Aécio, mesmo aos 19...) Não tinha internet naquele tempo, mas ele cuidava da agenda do pai direitinho, a quase 1.200 km de distância - e o salário caía religiosamente em dia na conta. Assim ele se ini
ciou na política...

Prometo que, apesar de não votar nele prá nada, deixo ele arrumar a própria cama - tá mais que na hora dele aprender, né?

Agora: bastou a Dilma subir nas pesquisas, a Bolsa de Valores enlouquece - as grandes fortunas se borram de medo. Por que será, hein?

Eu sei, eu sei, o governo da Dilma não é perfeito. Ela não é perfeita - acho que ela não é tão inteligente quanto o Lula, gagueja quando devia ser firme, esquece de comer e passa mal de hipoglicemia no Debate... 

O Aécio - esse sim é muito inteligente (mas Jesus já dizia que os filhos deste mundo são mais espertos que os filhos do outro...). Se alguém assistiu o intervalo do último debate presidencial antes do primeiro turno reparou como os outros candidatos estavam nervosos, conversando com seus acessores, recebendo conselhos de última hora - e ele tranquilão, relaxado na cadeira. 

Até neste último debate, só com a Dilma, ele só respondia as acusações com "Você não pode provar nada" e pronto, enquanto a tonta da Presidenta ficava se explicando toda, por erros que nem foi ela quem cometeu. Afinal, até Jesus teve um mal discípulo, escolheu um que não valia nada prá andar com ele, não foi? Imagina todas as esferas administrativas do poder - por acaso a Dilma é onipresente, igual Deus, prá saber de tudo que acontece à sua volta?

Quer saber o que vai acontecer se o Aécio ganhar - e eu acho que ele vai ganhar mesmo - logo no primeiro ano de mandato? 

Fim do Bolsa Família (porque pobre tem é que passar fome, prá se sujeitar a trabalhar por qualquer salário...), fim do "Minha Casa, Minha Vida" - porque pobre tem mais é que morar em favela. Adeus Fies e Prouni - porque povo ignorante é facilmente manipulado e assim nunca falta mão de obra na construção civil e nas faxinas - e adeus Petrobrás (porque o petróleo brasileiro vai lá pro Tio Sam mover seus mega-caminhões), enquanto o preço da gasolina e do gás de cozinha vai parar nas alturas aqui no Brasil (que é prá pobre ir trabalhar à pé e comer marmita fria).

Alegando ter recebido um país falido, Aécinho vai reatar o antigo caso do Brasil com o FMI, vai pedir trilhões de empréstimos (sempre guardando uma "gordurinha" prá ele mesmo e seus cupinchas...) e nós vamos voltar a dever até a alma...

Mas tudo bem - é só ele vender a Amazônia que a gente salda uma parcela da dívida. O resto a gente paga aos pouquinhos, prestando trabalho escravo - afinal, enquanto a Dilma assinou contra esse tipo de trabalho, o Aécio não assinou, não... Aliás, como é que vai ficar a mão de obra nas fazendas dele, das suas parentelas e da sua curriola toda sem trabalho escravo?

Mas isso, afinal de contas, é minha opinião. 

E opinião é uma coisa engraçada: muitas vezes é mal interpretada, desvalorizada onde não devia ser, super-valorizada  quando não vale absolutamente nada. 

Por exemplo: quando meu "Marildo" diz que café é uma porcaria, a opinião dele não tem nenhum valor prá mim, pois ele nunca provou, não tem o direito de opinar. 

Mesma coisa meu irmão, que odeia os livros do Harry Potter sem jamais ter lido um sequer. 

Prá se ter o direito de ter opinião é preciso ter informação - antes de mais nada. É preciso conhecer os fatos, pensar bem, pesar prós e contras e daí emitir um juízo - só assim a opinião vale. 

Então - não acreditem em mim. Pesquisem por si mesmos e façam uma escolha acertada - o Brasil merece e precisa disso. Andar prá trás, a esta altura, seria muito triste. Mais que isso: seria burrice.

Não estou bem de saúde e esse tipo de coisa - essa ansiedade pelo dia de amanhã no meu país tão amado, lugar onde meus filhos vão viver e trabalhar quando eu me for - ainda me deixa pior.

Mas eu tinha que falar, porque tava entalado.

Share:

16 comentários:

  1. Rosa, sinceramente eu nem sei em quem votar! Tenho uma dúvida cruel, mas acho que o Brasil melhorou muito depois de Lula. Não votei nele também...então é como falou, eu vou pesquisar, porque alguns debates me deixaram decepcionada, só acusações e nenhum comprometimento em mostrar um programa de governo e propostas decentes para o povo. Então temos que ler mais jornais e ver na internet os passado e o presente de cada um.
    bjs Nina

    ResponderExcluir
  2. Alias, também me casei pela mesma época do Fernando Collor de Melo, uma decepção mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo Rosa!! Nunca vai existir um governo que seja perfeito para todos, afinal cada um tem as suas próprias necessidades. Eu sempre votei no Lula, na Dilma e até agora não me arrependi, acredito que nenhum dos outros que eram candidatos poderiam ter feito melhor. E também concordo com você que com o Aécio é voltar para trás!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Povo pede democracia mas não sabe o que fazer com ela... não respeitam opiniões diferentes, ofendem, destilam ódio e preconceito. Não sabem ser contrariados, que triste....

      Excluir
  4. Rosa, não concordo com você. Dói na minha alma ver a corrupção desenfreada do PT. Especialmente na Presidência, estão afundando o País na desonestidade, basta ver os escandânlos do mensalão, a tentativa de acabar com o Ministério Público, o absurdo que está ocorrendo no Supremo Tribunal Federal, a roubalheira na Petrobas. O enriquecimento do filho do Lula, e da filha da Dilma, ela que está reformando quase tudo em Cuba, e deixando obras inacabadas, que deveriam ter sido entregues pronta à época da Copa. E por falar em Copa e o dinheiro que a fifa repassou pra construções e reformas e que a Dilma nunca ouviu falar? Que "sumiu".
    Esses mais de 10 anos do Pt na república pode ter sido concedido alguns beneficios aos mais carentes, mas toda esse beneficio foi ofuscado pela corrupção e desonestidade deles, a classe média real e não aquela que a Presidente fala, de que receber R$1400,00, faz parte da classe média, foi trucidada, sem aumentos salariais, sem revisão nos cargos e salários.
    E a situação da empregadas domésticas, depois das mudanças quea Presidente Dilma fez, muitas ficaram sem emprego, porque a classe média arrebentada financeiramente não pode mais contrata-las, e sem desmerece-las, como poderia quase R$ 2400,00, salario maior que um soldado das maiorias das Policias Militares do País. Que bom que elas conseguiram esse salário, só que as outras categorias tiveram quase nada de reajuste.
    O Brasil precisa de um Presidente com "P" maiuscúlo, que faça o País crescer economicamente, que seja respeotado lá fora, não ser motivo de chacota como é a atual presidente, ela e a Presidente da Argentina deviam ser colocadas juntas e enviada para bem longe, tipo assim Marte!
    Sabe, eu também tinha que falar, estava entalado!

    ResponderExcluir
  5. Rosa...são tantas as vezes que penso que voto bem e que errei nas minhas escolhas...que atualmente voto em branco para mostrar minha indignação!!!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
  6. Ah! Rosa querida, acho que temos que nos ater mesmo às conversas sobre costura.
    Infelizmente eu vivi tudo isso que vc tb viveu. Conheci bem a época Collor (Rosane e seus coletes de botões dourados)...kkk

    Mas sinto informá-la não foi Lulinha quem criou o Bolsa Familia. A ideia veio da D. Ruth Cardoso (mulher do FHC). O Lula criou logo uma lei para dizer que a ideia veio dele. Fincou uma bandeira, assim como o Sr. Garotinho no RJ disse que criou o Restaurante Popular a R$ 1,00. Negativo. A ideia veio do Betinho (irmão do Henfil). O chato de ficar velha é que a gente tem o registro de tudo...tá ali, tudo guardadinho nos arquivos cerebrais....rs

    Concordo com vc, a fome é triste e ninguém merece passar por isso. A questão é que o Sr. Lula aproveitou-se disso para criar uma geração de acomodados. Sem fiscalização, sem educação, sem oportunidades, nasce uma geração de acomodados que não querem mais se esforçar para ter uma vida digna. Não são todos, mas a grande maioria. E é com essa grande maioria que eles (PT) querem se perpetuar no poder.

    Bem, minha amiga, espero que vc não fique triste comigo. E vamos nos divertindo com nossas costuras, enquanto não nos tirarem esse prazer.
    Um beijo e melhoras em sua saúde.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosa querida!
    Em primeiro lugar peço a Deus e aos amigos da espiritualidade para te proteger e te dar muita saúde!
    Acabei de assistir ao debate entre os candidatos à Presidência da República!Uma lástima.....como você disse.....a Dilma se perdeu no debate...gaguejou e tals,parecia não estar se sentindo bem,e por tabela,o Aécio,aproveitou!E aí...um monte de gente mal informada vai votar nele!
    Agora,como sua sogra falou do Collor,eu como boa mineira que sou,falo do Aécio!Tudo que você escreveu a respeito está certíssimo!
    Pessoas da minha família que moram em MG ainda é que sabem do
    governo dele!Deixou muitos "rombos"!
    Não sei como vai ser....estou preocupada!!
    Grande beijo e melhoras........
    Sempre eu........Cristina Peres RJ

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa querida!
    Eu não quero que a INIQUIDADE governe este País amiga.
    Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  9. Aqui Rosinha, também há muita coisa entalada na garganta, sogra é
    fogo, mas teve razão, beijo amiga

    ResponderExcluir
  10. Rosa! Rosa, Rosa!!
    Desentalou, amiga? Se sente melhor?

    Vivemos no que dizem ser "democracia" e respeito sua opinião embora discorde de alguns aspectos. Posso afirmar que na maioria eu discordo e numa minoria concordo. Ah!!! Não sou petista e nem "tucana", sou aquela que procura fazer o melhor pelo nosso país dentro de minhas possibilidades.

    Espero que você e sua mãe estejam melhores da saúde, que os exames estejam dando tudo certo. Quando puder, volte!

    Muita paz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosa!
    Já faz muito tempo que não circulo na blogosfera... muita coisa aconteceu em minha vida e precisei dar uma pausa. Hoje ao retornar, mesmo depois da eleição, resolvi ler sua longa postagem. Vou tirar o atraso e ler todas que não li, pode ter certeza (agora mais que nunca). Fiquei feliz por ser seguidora do blog de alguém tão antenada. Você descreveu tudo que acompanhei... Não sou seguidora de nenhum partido político, embora eleitora de Lula e Dilma nas eleições que disputaram. Quero um país mais igualitário, porém sem estarmos todos na linha da miséria. Chega de fome, de fingir que não há trabalho escravo... Sua postagem é brilhante.
    Desejo que sua saude seja restabelecida o mais breve possível.
    Toda paz e bem pra você!
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Rosa, concordo com tudo, tudinho mesmo que tu escreveste. E não escrevo ainda mais, pq temos que ouvir argumentos que se encerram neles mesmo. Tipo o filho do Lula rico e Dilma reformando Cuba, pelamorde...
    Embasamento em políticas públicas e políticas econômicas, o povo nem se dá ao trabalho de pesquisar. Orçamento público então, nem sabem o que é. Argumentos vazios, me dá preguiça...
    Pra completar, o PT inventou o mensalão.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ah, e fico revoltadíssima, quando chamam de acomodados quem não tem a menor chance nem de se 'acomodar', pq a vida não deixa. O ser humano é um poço de empáfia.

    bjs

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!