segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Porta talheres


Pros marmiteiros de plantão - incluindo meus filhinhos...

Esse porta talheres - super fácil de fazer - foi prá Fernanda, preciosa do coração da minha Lolô. Ela adorou tanto que até achou desperdício levar talheres dentro, quer usar como necessaire - mas é prá levar talheres, viu, dona Fernanda?!



O tecido não é lindo? cheio de bichinhos...

Mede os teus talheres - altura. O tecido tem que medir uns 4 cm a mais. A largura fica a teu gosto, mas não pode ser muito estreito, que dificulta na hora de costurar.


Dois pedaços de tecido estampado de algodão medindo 8 cm por 23 - depois um deles você corta ao meio no sentido do comprimento.

Dois pedaços de feltro medindo a mesma coisa - e cortando um deles ao meio também.



Um zíper de 25 cm (maior que o comprimento do pano, nunca menor). Eu só tinha desse zíper delicado de colocar em vestido, mas serviu.

A parte que é mais difícil é a colocação do zíper. Espia embaixo como eu fiz:

Alfineta um sanduíche com o zíper no meio e de um lado o tecido de fora e do outro o forro.

Costura, desvira e fica assim.

Faz a mesma coisa do outro lado.

Depois do zíper colocado, é moleza:

Alfineta a parte que você acabou de fazer, bem esticadinha, por cima da parte que vai ficar do outro lado, direito com direito. O forro fica por fora.

Arredonda prá ficar mais fácil costurar - cantinhos, às vezes, são problema, tem que fazer piques com cuidado...Corta o excesso de zíper.

Finaliza assim: desvira pro lado certo e faz uma costura, escondendo a costura de dentro. 

Prontinho! Uma casinha pros teus talheres!

Ai, mas minhas fotos de colocação de zíper não ficaram lá muito claras, não é? Então, prá facilitar, eu fiz um dos meus mundialmente famosos desenhos no Paint - tem um deles na sala oval da Casa Branca, que é pro presidente se lembrar como aperta o botão vermelho. Eu dei uma sabotada no esquema, assim toda vez que ele aperta o botão prá destruir o mundo ele dá descarga no sanitário. Foi assim que o Bush não destruiu o mundo, por mais que tenha tentado... 

O esquema é assim:




E aí você coloca os talheres dentro, leva na bolsa e não precisa se preocupar com o garfo espetando a tua mão na hora que você vai atender o celular. 

Detalhe importante: tem que lavar os talheres depois do uso, nada de colocar eles de volta no estojo com restinho de comida, senão vai ficar podre, podre, com cheiro de azedo que Deus me livre.

Agora, você que é chique e não come de marmita, faz um estojinho prá levar teu batom Givenchy...

Porta absorventes...

Ou então faz um estojo pros filhinhos levarem os lápis de cor na mochila...

Aprendi a fazer no Armarinho da Arte, um programa que passa no canal Novo Tempo, muito bom, adoro...
Share:

6 comentários:

  1. Lindo seu porta talheres ou outras-coisas-a-seu-gosto! E ainda é forradinho, muito capricho mesmo! Deu prá entender bem como se faz, com fotos e desenho acho que consigo, hehehe.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Rosa, que lindinho esse estojo.
    Como almoço quase sempre em casa ou de vez em quando no vegetariano por quilo que tem pertinho do trabalho não levo talheres, mas já pensei em um monte de usos para ele…
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa, vc sempre criando coisas úteis.
    Adorei a ideia, vou fazer para filhota levar para a faculdade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosa, que estojinho legal para levar os talheres. Super criativo!

    Hoje estava lendo no jornal O Globo que estão "reinventando" a marmita e sabe qual nome eles deram?...Mobile Food (kkkkkk). Porque não pode ser chamado de marmita?

    Eu levei muita marmita com comida caseira, pq além de comer bem a gente ainda economiza. Mas chamar marmita de mobile food já é demais...rs

    Um beijáo e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Rosa

    Muito prático inclusive para viagens.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. que legal não sabia como pregar um ziper adorei a dica amiga.... vou fazer um pra minha agulhas de tricooo....bjus...visita meu cantinho ok...se desejar.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!