terça-feira, 1 de julho de 2014

Requeijão caseiro




Essa receitinha incrível eu aprendi na internet - como ela é maravilhosa, não é mesmo? Se você procurar como remover uma mancha, como fazer determinado ponto de tricô, como criar galinhas, como consertar geladeira, como... - TUDO, dependendo de como você procurar, você acha. 


De bom e de ruim, é verdade - mas aí é só a gente procurar apenas coisas boas (deixa quem escreve, fotografa ou filma porcaria por conta de Deus, que ninguém é eterno e tudo mundo planta o que colhe, mais cedo ou mais tarde...).

Eu tinha ido procurar como se faz o ponto "oitinho" em tricô, pois esqueci. Daí, quando entrei na página inicial do Youtube, ele me mostrou vídeos que eu poderia assistir - pois seriam do meu interesse. Tinha um vídeo de queijo - então eu esqueci o tricô e fui atrás do queijo (igual rato...), pois tava quase na hora do jantar e a barriga tava roncando.

Assisti um pedacinho de uma porção de vídeos, até que um deles me chamou mais a atenção: Fazer requeijão com apenas dois ingredientes.

Quer coisa melhor que simplicidade? Pois tem: simplicidade com deliciosidade. Os dois ingredientes são creme de leite (de lata, sem soro) e algumas fatias de queijo que derreta fácil (como mussarela).

Pica numa travessa de vidro as fatias de mussarela, joga o creme de leite sem soro, mexe bem e leva ao microondas por 1 minuto na potência máxima. Tira do microondas, mexe e devolve por mais 30 segundos. Quando tirar e mexer, provavelmente já vai estar pronto - não pode sobrar nenhuma pelota de mussarela. Mas se ainda tiver alguma, volta pro microondas por mais 30 segundos.

O resultado é um creme viscoso, meio puxa-puxa (por causa da mussarela derretida). Espera esfriar, coloca no pote definitivo e leva prá geladeira por algumas horas. 

No dia seguinte...


A textura é idêntica à dos requeijões de copinho mais firmes do mercado - mas o sabor é diferente. 



Fica menos salgado (pois não pode acrescentar sal na receita, senão solta água...), e mesmo assim fica deliciosamente diferente no sabor. E o melhor é que você pode usar qualquer queijo que derreta e criar seu próprio requeijão personalizado: gorgonzola, provolone, parmesão, cheddar - ou misturar alguns e fazer um tipo "quatro queijos"...

O meu foi mussarela com parmesão e todo mundo adorou. Usei creme de leite leve, de caixinha e funcionou muito bem. O Marildo não come requeijão de jeito nenhum, acha horroroso - e esse ele tá comendo no café da manhã, muito animadamente (por sinal...).

A Lola também não era chegada e também tá comendo e elogiando. A Nana, que já tava enjoada dos requeijões de copo foi a mais favorecida pela ideia - é que ela odeia manteiga ou margarina, já há algum tempo ela estava comendo só geleia no café da manhã e já tava enjoando delas também...

Bom, prá ficar ainda mais fácil de fazer, assistam o vídeo da moça que me ensinou - uma menina que mora no Japão e diz que aprendeu com uma senhora com quem trabalha em uma fábrica lá:


Coisa linda essa internet, Deus é muito bom por permitir o ser humano de criar essa maravilhosidade: se não fosse por ela, eu jamais teria visto a carinha linda dessa menina me ensinando a fazer esse queijinho tão gostoso...

Ah, e se você tá a fim de caprichar ainda mais pros seus amores, com essa mesma menina linda você aprende a fazer um pão caseiro incrível, sem sujar as mãos nem sovar a massa:


Aí, sabe como é, junta a fome com a vontade de comer...


Share:

18 comentários:

  1. Queridíssima amiga, obrigada por compartilhar estas delícias conosco. É bem verdade o que você disse sobre a internet, tem coisas boas e ruins também. Temos que ter o discernimento de só procurar coisas boas. E se não fosse a internet eu não a teria conhecido! Que bom que Deus nos fez cruzar nossos caminhos. Estou feliz por isso! Eu sou queijeira por natureza, tudo que leva queijo como ingrediente ou o próprio purinho, eu gosto. Não tem queijo que eu não goste. Ô delícia! E a sua receita é pura praticidade e sabor. Mais uma vez obrigada. Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, sou maluca por todos os tipos de queijos...Fico feliz que você tenha gostado, Ligia querida.

      Beijos!

      Excluir
  2. Bom diaaaaaa...sabe e sempre bom abrir o blog e me deparar com suas postagens sempre muito bem escritas e sempre carregado de muita informação, emoção, aprendizagem..Sabe, sou sua fã e sempre, mas sempre passo por aqui curto muito seus compartilhamentos de vida...Mesmo que eu não poste regulamente e não deixe recadinho pra vc mas gosto muito do seu cantinho..Gostaria de morar perto de vc e ser sua amiga pessoalmente pois adoro aprender..mas não sendo possível fico só no blogg..Gostaria que vc fizesse um post sobre maquinas de trico pois depois das suas artes fiquei muito curiosa pra saber mais. sei que posso ir ao Google, com vc, mesma disse, se acha de tudo, mas por vc é sempre mais didático e rico em detalhes. E vc é gente como a gente e nao tem uma arvore de dinheirinho frutificando no quintal..rsrsrsr..Gostaria de saber qual a melhor, preços qual vc usa, se pra iniciante é fácil trabalhar...abraços minha querida e que Deus te abençoe e derrame ainda mais muitas bençãos na sua vida e da sua linda família..Abraços querida e ansiosa pelo próximo post..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui lá no teu blog responder, minha querida. Muito obrigada pelas palavras tão gentis, você é um amor, eu também adoraria morar perto de você... Beijos!

      Excluir
  3. Que delícia!! Aliás tudo que leva creme de leite fica demais gostoso.

    Eu também faço, em casa, o requeijão, iogurte (comum e o tipo grego), sorvetes, pasta de amendoim, leite condensado diet, maionese de leite, massa de pizza, ...bom...dos que eu lembro, são esses. Ficam ótimos, o pessoal aqui adora. A maioria aprendi na Internet. O sorvete aprendi com minha sogra, o iogurte e o requeijão com uma colega de trabalho e a massa de pizza com um amigo do meu marido.

    Essa receita de pão que você compartilhou também é ótima. Já fiz, de vez e quando eu faço e está aprovadíssima.

    E gosto muito das receitas da Palmirinha, não falha uma sequer!!
    O único problema é que quando faço um quitute com açucar, faço outro igual adaptando medidas para adoçante forno&fogão e mudando um pouquinho o tempo e seqüência de ingredientes durante o preparo para ficar tão bom quanto os feitos com açucar. Muitas vezes, os diet, ficam até melhor.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que você faz deve ficar ótimo, Fatinha querida, pois você é muito caprichosa... Uma hora dessas vou tentar fazer pasta de amendoim, essa eu nunca tentei...

      Beijos!

      Excluir
  4. Rosinha, sou fã da NET. Os meus pequenos talentos a ela devo.
    Não conhecia essa receitinha. Obrigada por partilhar.
    Feliz Julho, minha amiga linda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Rosa...adoro requeijão e vou espreitar esta receita!
    Eu não tenho muito tempo de andar na net...daí raramente saltar do tricô para o queijo (eheh)...mas pelos vistos ainda bem que saltou!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você experimentar essa receitinha, vai adorar, com certeza! Beijos!

      Excluir
  6. Rosa rosinha, minha linda amiga,

    Adorei os vídeos que você compartilhou conosco.

    Suas dicas são sempre excelentes!!

    Eu também adoro o sr. google.

    Fico maravilhada em pesquisar os mais variados assuntos e encontrar!!

    É incrível mesmo!!

    Achei engraçado o seu marildo te agradar com sonhos...hehehe...ele não é bobo, sabe que você se derrete pelo doce...hehehehe....

    Rosa rosinha, gostei da lembrança do John Lennon...quando amadureceu e pediu desculpas por ser linguarudo e falar demais, tornou-se um pacifista e isso foi louvável!!

    Querida, tenha uma ótima semana,

    Eu estou aqui com a casa lotada...família do meu irmão que mora em São José do Rio Preto ficarão por aqui até domingo e isso é muito bom!!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro quando ele falou aquelas besteiras... Mais uma lição de vida: a pessoa pode errar, continuar vivendo e se transformar, não é mesmo?

      Beijos, Ligia querida!

      Excluir
  7. Obrigada Rosa, aqui em casa temos ratinhos também, então mãos à obra. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar, Nina querida! Além do gostinho bom e da economia, não precisa ir no mercado quando bate a vontade...

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Rosa querida, adorei a receita! Eu também não sou fã de requeijão, quem sabe desse eu gosto? Gostei da idéia de colocar queijos diferentes…
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rosa!
    Que delícia, aqui em casa gostamos muito de requeijão este aí acho que irá agradar ainda mais. Obrigada pela receita.

    Quanto ao cachecol verde-bandeira usei quase dois novelos (100g cada), 35 pontos e mediu 175 cm.

    Um forte abraço e ótimo fim de semana,

    p.s. escrevi um comentário anterior mas acho que não enviei, se chegar duplicado fim de semana melhor em dobro pro cê)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Judy querida, vou anotar a receita. Beijos!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!