sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O plágio


Eu entendo assim: plágio é quando alguém copia o que é de outra pessoa, levando todo o crédito pelo trabalho alheio. 



Por exemplo: Se uma pessoa pegasse uma foto de uma de minhas peças, salvasse; salvasse em seu computador também a receita e a publicasse em seu blog como tendo sido feita por ela ou se essa pessoa publicasse um livro com minhas histórias ou minhas comidinhas - dizendo serem todas de sua autoria - isso seria plágio.

Anda por aí um compartilhamento contra o "plágio" efetuado pelo site "Aprendendo Artesanato". 

Eu já tinha percebido faz tempo que eles haviam linkado meu blog no site deles (não somente eles, um tal de "Vila Mulher" também) e sabe como foi que eu descobri? Eu checo as estatísticas do meu blog prá ver quantas visualizações eu tenho e de onde elas estão vindo! Geralmente minhas visitas me chegam procedentes dos emails que eu mando aos meus grupos do Yahoo e do Google (convidando prá virem me ver...) ou do Facebook e também de algumas amigas generosas que colocam meu blog entre os favoritos da barra lateral dos blogs delas... Então, um dia, comecei a ver que tinha gente me visitando que vinha desse tal de "Aprendendo Artesanato". 

Perguntei pros meus filhos se isso era ruim (geração entende tudo) e eles me explicaram que o Aprendendo Artesanato era como o site "Buscapé": do mesmo jeito que esse site junta os sites de um monte de lojas prá gente pesquisar preços de produtos, o Aprendendo Artesanato junta sites e blogs de artesanato. Eles não fazem plágio - está lá o nome do meu blog, direitinho, prá quem quiser me visitar e conhecer. 

Quando alguém entra no site deles e pesquisa, por exemplo, a palavra "crochê", vão aparecer uma porção de blogs (que não estão armazenados ali, apenas tem o link prá levar até eles...). Se a pessoa clicar na imagem de uma de minhas peças, o servidor do site direciona pro meu blog e eu ganho automaticamente uma visita (eles também ganham e aí é que tá a malandragem: eles também lucram, pelo Google/AdSense - sem terem feito nada, há não ser servir de intermediários entre a pessoa que estava pesquisando e o meu blog. A vida é assim mesmo, fazer o quê? Existem intermediários na hora de transportar as verduras e os ovos da fazenda até o mercado, não existem? A TV e as revistas estão cheias de propaganda prá venderem as coisas, não estão? Nem todo mundo ganha dinheiro produzindo, tem gente que ganha sendo intermediário, fazendo propaganda, o que seja...).

Nenhum blog leva prejuízo com isso: se a pessoa clicar numa postagem tua dentro do site Aprendendo Artesanato, você recebe no seu blog a visita, o comentário - pode até ganhar um seguidor novo com isso. 

O seu Google/AdSense continua ganhando seus tostões. O Aprendendo Artesanato também ganha com isso? Ganha. Se você não quer que isso aconteça, manda um email prá eles e pede prá tirarem o teu blog de lá e pronto. 

O meu eu vou deixar - se me vierem visitas através deles, beleza prá mim. Meu blog não é famoso, não tenho tantas visitas assim, quanto mais vierem, melhor. Eu gosto de ensinar o que sei, de falar minhas bobagens, compartilhar minhas ideias... Até gostava de ganhar um tutuzinho com o Google/AdSense - mas quem sou eu, prima...

Aliás, prás amigas que tem blogs no início eu acho que estarem linkados no Aprendendo Artesanato é muito bom - o site tem boa visualização e esses blogs podem passar a ser conhecidos com muito mais facilidade do que serem achados, por pura sorte, numa pesquisa do Google.

Só fiquei triste por ver tanta gente apavorada e não ser nada assim tããão grave... 


Share:

28 comentários:

  1. Oi Rosa, eu só compartilhei a pedido da Sonia Maria.
    Meu blog nem está lá.
    Ela levantou essa questão, como ela é muito categorica com essas coisa fui na dela.
    Só lhe contei porque fui ver o site e vi o seu blog lá. Não foi por fofoca, tá? Só quero ajudar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais eu pensaria que foi por fofoca, Carla querida! Eu sei que você simplesmente queria ajudar. E a Sonia Maria só agiu de acordo com o que acha certo, está em todo o seu direito. Ela é uma mulher tão inteligente, tão culta, tem seus motivos...

      Beijos!

      Excluir
  2. Acho que a Sonia Maria exagerou, gosto muito dela, mas quem acompanha ela sabe que nem colocando a fonte ela permite que compartilhamos o trabalho dela.

    Ela deveria se retratar sobre o o assunto, achei muito ofensiva sua atitude, teria que tomar mais cuidado, pois tem muita "Maria vai com as outras" nessa história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil, minha querida, lutar pelo que a gente acha certo. Da mesma forma que algumas pessoas criticam a posição dela, outras criticam a minha... O certo é que cada um tem o direito de pensar como quiser, graças ao livre arbítrio recebido de Deus - de preferência respeitando sempre as diferenças, não é mesmo?

      Excluir
  3. Oi Rosa!!! Então não sou tão burra !!!! Pensei o mesmo que tu, estava esperando minha filha chegar pra me dar uma luz. Quando vi aqueles comentários corri pra ver o que era, e não achei nada demais pois linkava nos blogs corretos.Vi o teu por lá, o meu não, que injustiça,rsrsrsrs.
    Trocando de assunto amei tua blusa da outra postagem, quando crescer quero ser que nem vc!!!! Te admirando sempre. Bjus amada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da blusa, Liege querida. Pode copiar que só vai me fazer feliz...

      Beijos!

      Excluir
  4. Agora só falta ela dizer que você plagiou a foto desta postagem porque você colocou uma interrogação em cima kkk!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que você está certa, não tem problema não.
    Agora, na semana passada, eu fiquei p…. da vida, porque encontrei postagens minhas, copiadas inteirinhas e postadas em blogs alheios.
    Sabe aqueles posts que a gente demora dias para fazer, pesquisa e tal? Pois é! Acho o cúmulo. Se a pessoa tem um blog é porque tem algo para dizer. Agora manter um blog com material alheio, é demais!
    Tive que instalar vários programinhas no meu blog para tentar evitar as cópias, e coloquei avisos, porque a criatura ainda por cima disse que não sabia que não podia copiar….
    Fala sério…
    Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plágio realmente é muito feio - uma prova cabal de incompetência, pois a pessoa se reconhece sem talento e se apropria do trabalho alheio... Citar a fonte é algo tão simples e tão justo, não é mesmo?

      Mas, na internet, fica difícil controlar... é um risco que a gente assume a cada postagem...

      Beijos, Doutora querida!

      Excluir
  6. Eles se intitulam um site indexador. Mas sites indexadores exibem apenas uma parte do conteúdo acrescentando link para que os interessados possam ler o conteúdo completo dentro do site do autor. Eles encaminham o tráfego.

    O Google é o maior site indexador do mundo e exibe apenas três linhas do conteúdo, do contrário estariam plagiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Valéria querida, você com certeza sabe mais que a maioria, pois vi no seu perfil que você trabalha com sistemas. Se realmente o site agiu de má fé e ficar provado o plágio, realmente o que fizeram foi muito feio.

      Excluir
  7. Ola amiga, fui eu que fiz a imagem a qual colocastes o ponto de interrogação, acredito no livre arbitrio, que bom que não te importas em ter teu conteúdo plagiado, este site estava ganhando dinheiro as custas de todos, ele não era um agregador, ele apontava o material do sites que abram na janela do site plagiador, é crime previsto em lei, eu concordo com a Sônia, pois sei que as artesãs fazem suas peças com amor e arte não se beneficia desta forma, realmente é uma pena...abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, Roberta, eu nem pensei em quem seria dona da imagem que usei - se você quiser, eu tiro.

      Eu jamais disse que não me importava de ter meu conteúdo plagiado - sou contra o plágio, que é uma espécie de furto, no meu entendimento. Contudo, como eu disse - eu recebi muitas visitas vindas desse site, o que prá mim significou que estava me sendo dado o devido crédito pelo que era meu... Se realmente ficar provado que o que eles faziam era plágio, que eles realmente causavam prejuízo às blogueiras, eles merecem ser punidos de acordo.

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Rosa!
    Nossa!Tô mesmo por fora, nem sabia que tava rolando isso.
    Não me preocupo muito com isso de plágio, meu blog é só para me divertir e compartilhar o pouco que aprendi na própria net.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso exatamente como você! Meu blog é o meu passeio pela areia da praia... Beijos, Márcia querida!

      Excluir
  9. Plágio é coisa feia e indigna. Difícil concluir se esse site é bem intencionado.
    Na dúvida, quero distância.
    Um beijo da Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plágio é mesmo muito feio - furtar o talento de outra pessoa, seu esforço... Mas até que se prove sem nenhuma dúvida a culpa, prefiro pensar com boa fé, acreditar no melhor...

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Rosa!
    Que assunto polêmico!
    Não saberia me posicionar porque são tantas coisas a serem consideradas e me julgo conhecer pouco para emitir uma opinião.
    Mas, queria convidar vocês para uma reflexão.
    Observem a quantidade de revistas de artesanato (que tem direitos autorais, claro) sendo partilhadas em blogs. Não costumo ver, é muito raro ver links que direcionem para a editora destas revistas ou aos autores destes trabalhos de revistas. Imaginem quantas pessoas deixam de comprar revistas porque podem ter gráficos e receitas gratuitamente em blogs.
    Receitas e gráficos de artesanato demandam trabalho para serem criados, não surgem do nada como num passe de mágica. Esses criadores que tem seus trabalhos publicados em revistas de papel, estão sendo lesados pelos blogs que digitalizam suas páginas e as distribuem gratuitamente?
    Apesar de a lei de diretos autorais proteger as revistas, esse tipo de cópia é vista como normal, como legítima no cotidiano dos blogs.
    Então, concordo que precisamos refletir sobre o que é plágio ou não segundo as necessidades da nossa sociedade atual. Quem sabe até precisemos rever as leis para se adequarem melhor ao nosso tempo. Mas, independente da conclusão a que chegarmos, a lei precisa ser igual para todos. Não pode valer só para alguns.
    De minha parte, o que eu estou fazendo para um mundo melhor, mais justo, de mais amor e respeito ao trabalho alheio? Não estou causando dano a ninguém? Não estou prejudicando o trabalho alheio?
    De verdade e de coração, acho que estamos todos no mesmo barco e só vamos crescer como sociedade quando nos dermos as mãos e aprendermos juntos, lado a lado, como podemos viver melhor.
    Sem essa de bandido versus mocinho. A única saída é nos colocarmos lado a lado para conversar (com respeito aos sentimentos alheios, gentileza só traz coisas boas!) sobre como podemos fazer um aqui e agora melhor.
    Espero ter contribuído nesse momento tão agitado!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, quanta coisa linda, dita com tanta justiça e propriedade! Cresci mais um pouquinho como gente lendo tudo isso...

      Obrigada, Vanessa querida - apareça sempre prá opinar assim que me faz feliz!

      Beijos!

      Excluir
  11. Rosa

    Esse assunto vai ser muito comentado por aqui. Aguarde!!

    Percebo como estou por fora do que acontece pois nem sabia dessa polêmica sobre o site Aprendendo Artesanato que é um site que conheço, aprecio, visito de vez em quando e ao ver os links de blogs achava normal até gostaria que o meu estivesse lá linkado para visitas.

    Para mim eram como se fossem sugestões de blogs a visitar assim como tenho no meu blog uma lista de outros blogs. Será que estou plagiando por isso? Com certeza que não!!! creio que se sugerimos outros links para serem visitados, em 1º lugar, é sempre escolha do visitante fazer ou não a visita a esses outros blogs e inclusive no meu blog nunca ganhei nada (financeiramente) com isso. Será que terei que tirar a lista de "Blogs que visito" ou recomendo???? affffe ,tem gente que vê pêlo em ovo e acha que tudo é plágio!!

    O blog da Sonia Maria faz trabalhos em crochê lindíssimos mas optei a um bom tempo (a mais de 1 ano) não acessá-lo mais pois sempre que acessava travava o meu PC a tal ponto que eu era obrigada a desligar "no seco" o meu PC apertando o botão Liga/Desliga e isso prejudica o computador. E olha que meu computador tem apenas 6 ou 7 anos!! não é tão velho assim, só não é um dos de última geração.

    Voltando ao site Aprendendo Artesanato, linkei e está fora do ar, com um comunicado referindo-se a esse "problema" e inclusive mencionaram você, com agradecimento.

    Sempre acreditei que tudo se resolve com bom diálogo, com acordos que sejam positivos para os dois lados. Esse pessoal vai entrar em acordo mútuo com o Aprendendo Artesanato e quem quiser realmente a linkagem de seus blogs no deles não se importará com isso.

    Eu, não vejo como eles podem ganhar dinheiro pelo Google Ad-Sense sugerindo visitas a outros blogs. Acho que o pessoal tem que ler melhor as cláusulas desse serviço Google e entender melhor o que é.

    Beijos, ótimo fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso como você, Fatinha querida. Era bom prá mim ver que tinha um site me recomendando... Mas é um assunto difícil mesmo, acho que somente um especialista em internet vai saber ao certo se havia má fé da parte do Aprendendo Artesanato...

      Beijos e muito obrigada!

      Excluir
  12. Internet??...é uma terra de ninguém, isso sim!!!

    Oras, acho que se a pessoa não quer ser copiada, não crie blog.

    Eu não tenho tempo em ficar 24 horas por dia, rastreando minhas fotos, minhas postagens!!!

    Sou consciente que podem apagar meu nome, podem colocar outro nome, com muita mal intenção sim e ai, se eu descobrir, ficarei triste...mas.....mas....pra que controlar??

    Se copiarem meus alinhavos...sinto muito...o original será sempre meu e pronto!!!

    De minha parte, tenho senso de justiça ( e isso é caráter, que formou-se na infância, em meu lar, com meus pais)...jamais colocarei algo sem citar a real proprietária, e faço isso com os links.

    Blog tenho para lazer, distração e prazer!!

    Agregado a ele vem o conhecimento, vem as encantadoras amizades, vem a troca, vem os sonhos...

    Longe de mim o estresse.

    Querida Rosa, um ótimo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também fico chateada com esse estresse todo... Prá mim o blog é uma alegria, um prazer em compartilhar o pouco que eu sei - mas reconheço que outras pessoas o usam como vitrine de seus trabalhos e não gosto de ver ninguém que trabalha duro levando prejuízo... Espero que tudo se resolva da melhor forma possível.

      Beijos, Ligia querida, e obrigada por aparecer!

      Excluir
  13. Rosa vc é o "CARA"... rsrsrs.
    Te adoro de montão.
    Depois de um breve sumiço, eu volteiiii... para as coisas que eu deixei... Menina do céu, só dá Roberto Carlos... rsrsrs.
    Enfim, comecei a dar uma passeada por aí e já me deparei com esse negócio de plágio. Estava pedindo para minha filha Barbara me explicar, quando entrei aqui e me deparei com seu belo texto.
    Obrigada minha querida amiga, vc explicou tudinho de uma maneira como ninguém mais poderia fazer.
    Fica com DEUS vc e toda sua família.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, não! O "cara" são meus filhos - eu só me baseei no que eles me explicaram prá poder escrever a minha postagem...

      Mas agradeço por você ter gostado, Rosangela querida! Beijos!

      Excluir
  14. bahhhh...... mas se copiam uns aos outros e agora dizem que é plagio??? quem nao fez algo tirado de outro lado?? e quantos disseram de onde foram buscar a receita?? enfim.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Fica difícil ser 100% original no mundo de hoje - é só ligar o computador, dar uma pesquisada e o mundo inteiro se abre aos nossos olhos...

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!