segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Três moedinhas



Foi por quanto me saiu esse vestido: três moedas de cinquenta centavos. 

Despretensioso, não sonha ser visto num passeio ao shoppping, nem mesmo num domingo de manhã, na feira livre...


É mais um "uniforme de dona-de-casa", um regatão gostoso prá usar com um avental de cozinha por cima, enquanto lavo a louça, faço o almoço - coisas das quais a gente não escapa, não é mesmo? 

Já disse mais de uma vez: se pudesse, comia fora todos os dias, assim dava emprego prá muita gente nas lanchonetes e restaurantes e não perdia meu precioso tempo preparando comida - mas esse é um daqueles sonhos que nunca vão acontecer... 

Outro dia a Lola chegou contando uma das "histórias do Papa" - esse que aí está agora, que é tão gente boa - que é mais ou menos assim: 

"Mãe, sabe que uma daquelas mamas italianas chegou pro Papa e disse que as italianas não sabem mais o que fazer com os filhos - eles não querem saber de casar, de lhes dar netos... O Papa então disse a ela que se as mamas queriam que seus filhos se casassem, deveriam parar de lhes passar a roupa! Você é igual essas mamas, velha: a gente vai custar muito querer casar e perder essa comidinha boa, as roupinhas lindas, as mordomias...".

E eu vou dizer o quê? Eu não vou parar de fazer meu melhor por quem eu amo, não é mesmo?

Mas que eu sinto vontade de quebrar toda a louça com marreta, isso eu sinto...

Bom, o vestido foi feito com um retalho (melhor dizer "retalhão"...) comprado na Ronã Malhas de Guarulhos, onde os retalhos custam 5 reais o quilo. Os 20 reais que eu comprei de trapos da última vez já renderam quarenta calcinhas (não fotografei todas, só as primeiras...) uma dúzia de cuecas, uma calça, três blusas (esta AQUI - que custou só 50 centavos - e esta AQUI - que custou apenas um real) - uma delas ainda não mostrei - umas roupinhas de cachorro (AQUI)e ainda tenho tecido prá fazer mais algumas coisinhas - Tô pensando em alguns shorts, agora pro calor...

Não tem molde: é só colocar uma regata por cima, cortar, costurar usando overlock ou ponto de malha da máquina comum e fazer o acabamento com viés. Aliás, no que diz respeito ao viés, apesar do vestido ser feito de malha, o viés é de tecido plano mesmo: como usei só no decote e nos acabamentos dos braços não teve problema nenhum em não ser muito elástico, ficou bom demais. O viés eu mesma que fiz, usando este vídeo que ensina a aproveitar um tiquinho de pano prá fazer viés perfeito. Tudo o que eu coloquei colorido  no texto desta postagem (fundo amarelo ou azul) é link - clica e vai lá ver...

Então é isso: o calor já tá pegando, o jeito é descobrir o corpinho com vestidos leves, braços de fora, pernas de fora - liberdade para as borboletas!

Share:

10 comentários:

  1. Fresco e primaveril...lindo!
    Vai ser um sucesso!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito fresquinho! Aqui morremos de frio e sem lareira acesa não se aguenta!
    Beijinhos e boa semana, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia! Adoro frio!!!

      Beijos e aproveita bem a lareira!

      Excluir
  3. E ficou nota mil, pq é bem suave
    a cor é a minha preferida elogios pra
    vc minha querida bjusss pelo belo trabalho

    _____________Rita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro vermelho, Rita querida! Beijos e obrigada!

      Excluir
  4. Soltinho, fresquinho e lindo, tudo de bom neste calor que promete...
    Linda semana para todos ai.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rosangela querida! Linda semana prá você também!

      Excluir
  5. Oi Rosa, tudo bem?
    Sabe aquele post que vc explicou como faz calcinhas? Pois bem, vc foi minha inspiraçao. Há muito tempo eu queria fazer minhas proprias calcinhas de algodáo, mas cadê a coragem?...aí qdo vi o modo simples e fácil como vc nos ensinou, pronto...agora tenho uma variedade de calcinhas Made By Me...hahaha
    Obrigada por tanta coisa legal...pelas historias que chamo de um chá com a Rosa...rs.
    Bjs e muito carinho,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Cris! Fiquei com sorriso de orelha à orelha por tua causa - obrigada por me dizer que ajudei, fiquei feliz demais. Beijos!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!