Batatas! Aqui em casa tem quatro batatólatras - só escapa o Marildo. Fritas, cozidas, assadas no microondas, gratinadas com queijo no forno... Nhoque caseiro (!!!), lazanha de batata, purê de batata recheado com muzzarela e coberto com molho de tomate e parmesão - Ahhh! Podemos comer batatas todo dia e nunca vamos enjoar...
Do jeito que eu vou ensinar fica de gemer enquanto come - e é isso que eles fazem. "Ah, mãe, adoro essa batata!"; "Amo quando você faz essa batata, velhinha"; "Mãe, porque você não fez mais?!"
Primeiro: escolhe batatas bonitas e assa elas no microondas como eu ensinei AQUI. Melhor se assar elas num dia e guardar na geladeira, pro dia seguinte - mas eu acabo sempre esquecendo...
Pica as batatas com casca e tudo em cubos:
Numa panela funda e anti-aderente eu frito na manteiga uma cebola grande picada e pimentão sem pele também picado:
A pele do pimentão é indigesta, então tem que tirar mesmo. Tem gente que assa (mas eu acho que fica molenga...) e tem quem queima na chama do fogão - mas nunca sai tudo e ainda come muito gás. Eu descasco com faquinha, ultra fininho - vocês ficariam boquiabertos com minha capacidade... Tenho essa minúscula faca de legumes sem ponta que eu tô sempre amolando na pedra - fica tão afiada que dá prá descascar a pelinha transparente de um tomate maduro... Corto os pimentões em cubos, sento no sofá com uma bacia no colo e assisto desenho enquanto descasco.
Então, depois que fritou a cebola e os pimentões (usei um amarelo e um vermelho) na manteiga, junta as batatas, mexe e tempera com sal e pimenta:
Não parece grande coisa, mas perfuma a casa e faz a boca ficar cheia d'água....
Ah, a batata da primeira foto (que eu tirei DAQUI) do meu jeito eu faço assim: lava as batatas, corta em pedaços grossos e cozinha por uns 20 minutos em panela normal - com a água bem temperadinha: sal, pimenta, uns dentinhos de alho, um tiquinho de coloral. Prá não perder o ponto, depois que a água da batata começa a ferver eu vou dando uma espetadinha nelas com uma faca pontuda: quando a faca entra fácil, tá cozida. Não pode ficar desmilinguida... Escorre e frita em óleo quente - elas absorvem menos óleo do que se fossem só fritas, ficam muito mais gostosas por causa dos temperos e ficam lindas!
Ah, mas você gosta de assar? Então espia só:
Deu fome, né?...
ai rosa! eu simplesmente AMO batatas! evito de fazer todos os dias, mas se deixar eu como batata e ovo, todo dia sim! srrsrsrs nunca fiz desse jeito, vou experimentar! ja vi q tem tanta coisa deliciosa aqui, q vou perder um bom tempo bisbilhotando! :D
ResponderExcluirbjokas
sam
Modéstia de lado tem coisa gostosa aqui sim - aproveita que eu sou boa cozinheira (hi, hi, hi) e detesto complicação...
ExcluirBeijos, querida Samantha
Oi Rosa eu sempre passo por aqui e fico encantada com seus posts...Sempre com belas conversas, testemunhos, artes, culinária maravilhosa e lugares lindos..Gosto muito do seu cantinho vc poderia escrever um livro.rsrsrsrs.
ResponderExcluirAbraços e muita paz e muita luz na sua vida..
Obrigada, Sandra - pelo elogio e pela massagem no ego (hi, hi, hi...). Que Deus abençoe a tua vida também, minha querida.
ExcluirBeijos!
Olá, Rosinha! DE volta, afogada em roupa para lavar e passar!
ResponderExcluirAdoro batata! Aprovadíssima a tua receita.
Beijo
Obrigada, Nina querida, vindo de você (que faz sempre pratos tão apetitosos) o elogio fica ainda mais saboroso.
ExcluirBeijos!
Impresionantes las fotos felicides por el blog, es un sueño.
ResponderExcluirTe invito a que visites mi blog
Julia
Elracodeldetall.blogspot.com
Pode deixar, Julia.
ExcluirBeijos.
Já dei uma vista de olhos ...e parei um pouco para saborear os momentos!
ResponderExcluirParei nas batatas...que são sempre bem vindas à mesa!
Realmente são deliciosas. Beijos!
Excluir