segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pulôver de cruz

Parece que tá na moda - pelo menos no Programa Arte Brasil a artesã tava ensinando customizar camiseta com cruz. 


Daí, no grupo de Tear e Tricô à Máquina, a amiga Verônica queria a receita prá fazer prá filha... Justamente nesse sábado à tarde eu estava encurralada em casa: ou assistia um seriado de vikings com Sua Majestade - muita violência, muita traição, acaba me dando pesadelos à noite - ou mexia o dia todo na internet (o que é bom, mas sem exageros...). Sentar prá fazer tricô na sala, com aquelas batalhas sangrentas na tela - nem pensar! Cortei uma cruz de jornal, apoiei sobre um pulôver das meninas prá contar pontos e carreiras, decidir a localização, etc. e fui fazer o tal pulôver.

Eis a foto de inspiração:

Lindos, não é? E surge a questão: vermelho - não tenho a lã; branco com cruz preta - cara de ku klux klan; vai ser pulôver preto com cruz branca mesmo.

Não fiz em jacar - prá não ficarem fios soltos atrás - mas, se alguém quiser fazer, é só selecionar as agulhas centrais manualmente a cada carreira, deixando o botão MC apertado no carro da máquina. Mas eu não recomendo: vai ficar um mundaréu de fios pretos pendurados por detrás da cruz branca. Também não fiz bordando, pois não sou muito boa nisso... Mas deve ficar bom, se bordado em ponto de malha, branco sobre preto.

Aqui estão algumas fotos de como fazer a cruz branca do jeito que eu fiz:
Prá fazer a cruz eu usei o botão H do carro, pois ela é feita por etapas - tem hora que partes da blusa ficam paradas, enquanto eu teço outra parte.

Quando chega a hora de fazer a cruz, primeiro eu faço a lateral preta: trago prá frente as agulhas que vão ser a trave vertical da cruz e também as agulhas da outra lateral preta. Com o carro da máquina no H, disponho pesos na parte que vai ser tecida e faço as carreiras da receita para essa parte.
  
Agora tirei com 8 carreiras de fio de outra cor a parte que acabei de tecer, prá não ficar atrapalhando. Eu poderia simplesmente trazer prá posição de trabalho as agulhas centrais que vão compor a cruz e puxar prá frente as que acabei de tecer, mas geralmente caem alguns pontos nessa parte, então prefiro fazer assim... Vou pro outro lado da peça e faço a mesma coisa com a outra lateral preta da cruz mas, desse lado, não precisa tirar com fio de outra cor - é só puxar as agulhas prá frente depois que acabar.

Nessa parte, já tendo tecido as duas laterais, vou tecer a haste vertical da cruz:


Tá dando prá entender? Do lado direito não tem nada de tricô porque eu tirei da máquina com a lã amarela. Do lado esquerdo, aquelas agulhas puxadas prá fora, acabaram de ser tecidas em preto. Agora começo a tecer a cruz...

Tecida a haste da cruz em branco...

...chega a hora de tecer a trave da cruz: trago de volta 23 pontos dos que foram tirados com fio de outra cor do lado direito e mais 23 agulhas que estavam fora do trabalho do lado esquerdo e teço por 32 carreiras.


Agora é tecer as laterais pequenas em preto, que ficam do lado da trave da cruz: 32 carreiras em preto do lado direito e depois a mesma coisa do lado esquerdo. Não esquecer de fazer também as cavas, nessa altura da blusa.

Mesma coisa do lado esquerdo...

Agora aproveita que tá desse lado e vai começar a fechar a cruz, tecendo em preto parte da trave...

Faz a mesma coisa do lado direito: repare que eu vou tecer em preto a parte da trave, prá fechar a cruz desse lado também

Tiro novamente com fio de outra cor (8 carreiras em amarelo) prá não me atrapalhar quando eu for tecer a parte final da cruz, porque sempre me caem pontos nessa hora

Teço a parte final da cruz em branco

Agora, com todas as agulhas prá frente...

Devolvo o botão para o N e teço até acabar, continuando a fazer as diminuições da cava na receita e fazendo o decote (nessa hora, volto o carro pro H...)

Tá vendo como fica? Todo aberto, tipo "Que negócio é esse, Dona Rosa?"...

Mas calma! é só costurar...

Vê como vai ficando certinho do lado direito?

E continua costurando, até fechar tudo.


E aqui a receitinha de mãe:

Sinceridade? Melhor um simples pulôver preto, sem cruz. Uma hora sai de moda e aí fica perdido na gaveta... E eu acho que chama muita atenção essa cruz no meio do peito - mas a Nana gostou e já foi estrear hoje na faculdade...

Dá prá fazer à mão - inclusive dessa forma não precisa costurar nada, é só ir alternando com 3 novelos: um preto prá cada lado da cruz e um branco pro meio, não esquecendo de cruzar os fios um no outro na hora de mudar de cor, prá não ficar buraco.

Bons pulôveres prá vocês!

Share:

12 comentários:

  1. Rosa

    Trabalho bem feito e sua explicação está perfeita..
    Não é comum ver cruzes desse tamanho em pulover e já que a Nana gostou....então use e abuse.
    Também tem essa moda de usar caveiras mas é como você "disse", é moda que depois sai.

    Parabéns pelo trabalho. Muito melhor do que ficar assistindo violência na TV. Também não gosto desse tipo de programação.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu digo: nem tudo eu acho apropriado... Não fazem meu gosto, nem as caveiras e nem as cruzes, mas moda é moda - tem quem goste, não é mesmo?

      Prefiro coisas clássicas, prá durar prá sempre.

      Quanto à programação, estou "num mato sem cachorro": o Marildo quer assistir esse tipo de coisa e sempre quer minha companhia, então o jeito é fugir pro tricô ou por protetor de silicone nos ouvidos e tirar os óculos...

      Beijos!

      Excluir
  2. Rosinha, tudo bem explicado, preto e branco é moda mesmo
    boa semana beijo

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bonito, é uma pena essa questão de moda que vai embora, mas fazer o quê.
    Bjão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas quando sair de moda dá prá usar em casa...

      Beijos e obrigada.

      Excluir
  4. ficou linda,e sua explicação como sempre foi otima,parabéns ,bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaa.... ficou linda :) parabéns e adorei a explicaçao :)

    Quando eu crescer quero ser como vc na maquina de trico... mal mal sai um cachecol aki rsrsrs

    beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas no começo é assim mesmo, Marcília querida! Até nosso arroz com feijão leva tempo de prática até ficar gostoso, não é mesmo? É só praticar, não desistir e um dia você vai estar fazendo melhor do que eu, tenho certeza.

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  6. esto tengo que probarlo no se que significa el boton H de la maquina , que funcion tiene? si me deja me gustaria hacer un post redireccionando hacia aqui , excelente el post , me inspira mucho su blog y aprendo mucho gracias por ser tan generosa Dios la bendiga enormemente! Abrazo grande :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas tardes, Eli estoy muy agradecido por sus palabras. Me alegro de que mi blog puede ayudar a los tejedores. Me gusta mucho que haga un post señalando a mi blog, así que puedo ayudar a más personas.

      El botón al que usted se refiere en la máquina de tejer coche es los puntos de retención de la palanca: al lado "N", todas las agujas, sin importar su posición, suelen ser tejidas. Cuando la palanca está hacia la "H" que las agujas están completamente tirado hacia adelante no será tejida. Utilice esta palanca para escotes, por ejemplo: en vez de ir cuello comprando los puntos, los dejamos en espera, reanudar su ejecución en el final. Hice un video de Youtube enseñanza faer escote redondo, se hace más fácil para que usted pueda ver:

      http://www.youtube.com/watch?v=QApappjSvEY

      En realidad, hay varios videos de piezas. Si usted mira entenderán mejor.

      Besos

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!