Missão de carregar a comidinha da velha bem protegida, prá bambina almoçar lembrando de mim - e comendo comida sadia...
Na faculdade as amigas falaram: "Tua mãe não ficou triste, por você ter deixado de lado a outra bolsinha da marmita e ter comprado essa?"
No que a Naninha respondeu: "Esta aqui foi minha mama que fez, também!"
E ninguém acreditava, ela teve que esvaziar, deixar todo mundo xeretar, um horror!
Bom, mas chega de conversa mole - vamos aos fatos:
Um frasco de alvejante sem cloro de cinco litros - desde o momento em que pus os olhos nele, eu sabia o que ia fazer...
Tira o rótulo, corta, lava - tem um cheirinho bom...
Checa que a marmita cabe: perfeito!
O molde faz com jornal mesmo: Um círculo que você desenha copiando o fundo, uma tira retangular no tamanho que forre toda a lateral:
Os tecidos custaram 9 reais: 3 retalhos combinando, medindo 30 x 70 cm cada, daqueles rolinhos prá patchwork. Achei tão lindos!
Corta o tecido do contorno do pote - com uma boa sobra, porque vai levar plumante, precisa de espaço. A mesma coisa o círculo do forro.
É tudo no método chutativo mesmo: deixa os espaços da costura, sem drama:
Antes de mais nada, faça o bolso de fora: bem cheio de mulherzices, prá colocar o bilhete único e as canetas da minha bonequinha...
No tecido xadrez duplo, com plumante no meio, costurei nas laterais, prendendo o plumante dentro:
Daí enfeitei com uma faixa do tecido que vai ser o forro, um pedacinho de gripure, sianinha preta:
Calma lá... Não parece grande coisa, mas vai ficar bom, vocês vão ver...
Costura a lateral e testa se encaixa (tem que vestir justinho, sem sobra). Sobra tem que ter embaixo (prá costurar a parte circular) e em cima (prá por o zíper):
Não falei que ia ficar bonitinho?
Corta e costura o círculo de baixo: Não sei "porquê cargas dágua" eu inventei de por um viés vermelho que eu tinha dando sopa - mais sarna prá eu me coçar...
Recheei o viés com plumante (prá ele não ficar todo dismilinguido), mas não adiantou muita coisa... Mas, se interessa saber, fiz assim:
Daí alinhava o viés na parte redonda, bem na beirada, antes de alinhavar a parte cilíndrica:
Costura com amor e carinho que fica assim:
Agora vamos à tampa da bolsa: se eu tivesse outro frasco igual, cortava curtinho prá casar com a parte de baixo. Não tem tu, vai tu mesmo, meu caro EVA:
Não ficou bonitinha a tampinha?
Agora, antes de qualquer coisa: alças. Duas.
Uma de mão, bem em cima da tampa:
Costura uma tira com plumante recheando...
Desvira e passa o cordão grosso por dentro (preso na ponta da agulha de crochê com fita crepe...) prá dar sustentação.
Daí vira as pontinhas prá frente e dá umas boas costuradas na tampa da bolsa, prá ficar firme:
Não ficou linda?
Agora a alça de usar no ombro: um pedaço de fita grossa de gorgurão (que eu tinha guardada há tanto tempo que nem lembro mais...): costura dos dois lados e, prá enfeitar e dar uma reforçada, dois quadradinhos do tecido xadrez:
Agora a parte "meléca" da coisa: pregar o zíper. O zíper que eu comprei desapareceu misteriosamente no mesmo dia em que comecei a fazer a bolsa - acho que tinha Saci solto naquele dia. Prá eu não ficar triste, meu moleque me disse prá depenar a mochila dele da faculdade (garoto lindo, maravilhoso, cheiro de pão quentinho: usou a mesma mochila nos cinco anos, toda remendada por mim quando acontecia algum rasguinho... O zíper é lindo. Ainda sobraram outros!).
Não tem jeito: tem que alinhavar. Prende o zíper com alfinete no contorno da boca da bolsa, se ele for grandão corta: tem que deixar um pedaço da bolsa sem zíper, prá segurar a tampa.Costura um pedaço de tecido prá ligar o começo e o fim do zíper:
TUDO TEM QUE ALINHAVAR, nada de ir fazendo no olhômetro que dá em cáca. Ah, e prá costurar o zíper, tem que tirar o plástico de dentro da bolsa...
Agora faz o mesmo com a tampa, costurando o zíper ao mesmo tempo que une a parte de baixo com a de cima:
Agora faz o forro: usa o mesmo molde de fora, só que corta um tantinho menor (tipo meio centímetro), costura:
Encaixa - vê como já vai parecendo bolsa:
Infelizmente, agora, é na mão mesmo: por causa do plástico, não dá prá costurar na máquina. Mas, como o tecido é estampado, os pontinhos nem aparecem:
Encaixa o pedacinho de pano que combina com aquele que une os dois extremos do zíper, do lado de fora:
Aqui como ficou, já com a tampa forradinha (feita do mesmo jeito):
E TCHARAM! Como a bolsa ficou linda (feia ficou minha bagunça...)!
Daí coloca a marmita (no fundo...), uma lata de suquinho, um vidrinho de biscoitos (prá fominha da tarde...), o celular...
Os bilhetes do transporte público (a tadinha pega metrô às 05:20 da manhã, mais trem, mais ônibus - e chega às 07:15 na faculdade. volta prá casa á noitinha - minha futura médica (olhinhos velhos brilhando de orgulho!!!):
Ela segurando pela alça de mão:
E com um chaveirinho-relógio, romântico e muito lindo, prá ela saber sempre a hora de voltar prá mim...
Agora me digam uma coisa: não é tão difícil, não é mesmo? Não é como se fosse uma operação de cérebro: é só encapar o pote.
E por falar em pote, pode usar qualquer pote que você queira, até pote de sorvete. O bom do pote é que dá estrutura e firmeza na bolsa. E se você não é boa em pregar zíper, é só fazer o forro mais alto, costurar uma tira em volta e passar um cordão prá amarrar, bem assim:
Vai ficar fechadinha e linda do mesmo jeito...
Ah, uma coisa importante: você não quer sua lancheira/marmiteira toda encardida, cheia de pó ou gordura, sujeira de metrô, etc, não é? Também não quer a cor desbotando e ela com aquela cara cansaaaaada, acertei? Então passa Termolina Leitosa ou Goma Laca por fora e por dentro com pincel (umas duas demãos tá bom). Vai dar uma impermeabilizada e assim a buniteza dura mais. Mas não se esquece de por um pedaço de plástico por dentro do bolso - senão ele cola. Termolina e goma laca também servem prá fazer bainha sem costura, então cola mesmo.
Boas costurinhas!!!
Que coisa mais linda essa lancheira,me apaixonei.
ResponderExcluiro pap está muito bem detalhado, vou me desafiar a fazer assim que arranjar o pote..rsrsr.
Obrigada por ensinar essa maravilha.
Parabéns!
Um cherooo!
Káren
Tenho certeza que você consegue, você é muito talentosa.
ExcluirObrigada por ter gostado e ter deixado comentário, minha querida Karen.
Beijos!
Linda, perfeita, maravilhosa... E vc muito generosa por compartilhar conosco o pap. Eu carrego marmita para o trabalho e queria fazer algo bonito para carregar a marmita. Agora achei, vou tentar fazer.
ResponderExcluirObrigada, tenha uma abençoada semana.
Bjs.
Jussara
Que bom que vai ter serventia prá você, Jussara querida! Quero ver depois de feita a sua lancheira, lá no teu blog! Um beijão!
ExcluirNoooossa, parece fácil vendo VOCÊ fazer, mas é um tanto difícil e trabalhosa, pelo menos prá mim, que não tenho habilidade nessas artes. Mas que ficou um luxo, ahh ficou!! Sua bambina deve mesmo ter muito orgulho de mostrar e contar prás amigas que foi a mamis que fez. Aceita encomendas??? rsrsrs
ResponderExcluirbeijos
Mas não é difícil, Luci querida! é só encapar o pote! Com paciência e o teu talento natural, sei que você consegue e ainda faz melhor... Beijos e obrigada!
ExcluirRosa
ResponderExcluirComo disse em postagem anterior até parece mentira dizer que tem um pote reciclado de alvejante na bolsa mas ficou ótima e útil. Achei trabalhoso todo o processo que é preciso muita paciência, principalmente aquela parte de costurar plumante ao viés. Que saco isso, hein? precisa mesmo de plumante?
Bjs
Precisa de plumante mesmo, senão fica meio murcho. O plumante esconde o recipiente plástico que é a base da bolsa. E não é difícil: Cada vez que você corta o tecido, alfineta sobre o plumante, passa um zig zag bem largo (no 4) prá prender o pano no plumante e vai costurando normalmente. Só tem que cortar um pouco maiorzinho, porque o plumante faz volume... Você consegue!
ExcluirBeijos!
AH!! Rosa...e parabéns pelo belo trabalho. Sua filha tem todo motivo de ficar orgulhosa com a marmiteira.
ResponderExcluirBjs
Obrigada!
Excluire linda mas eu nem me atrevo a fazer, tem que ter muita criatividade,habilidade, capricho e paciência. parabéns pelo belíssimo trabalho. bjs.
ResponderExcluirObrigada, Elisabete querida. Beijos!
Excluirobrigada pela resposta da linha, ai mais as blusas que gostei do seu blog são feitas com a linha Anne ou Cléa, a Anne na minha maquina não vai de jeito nenhum , derruba os pontos, sera que e por que não tenho pratica, e o carro de verão, vejo muita gente falar nele ( vi o preço no site da lanofix nossa achei caríssimo $ 730 reais)compensa comprar. vou comprar a brisa e a Cléa vamos ver no que da. bjs.
ResponderExcluirA Anne é dura de trabalhar mesmo, nas duas, três carreiras iniciais. Depois a máquina deslancha - se eu fosse você, não desistia dela...
ExcluirOlá Rosa, adorei a sua criatividade.
ResponderExcluirMenina, mas que linda ficou essa bolsa
e o lanche fica muito bem protegido.
Também quero fazer uma...
Ameiiiii!!!
Sempre que possivel, gosto de visitar o seu blog.
Tem sempre novidades com economia. Muito legal!
Parabéns, beijo
Ivete
Obrigada, Ivete, é uma honra saber que você me dá atenção, com tanta coisa linda que você também faz. Beijos!
ExcluirQue lindo Rosa, adorei. A tua criatividade não tem limites, parabéns.
ResponderExcluirBeijinho muito grande, continue a criar e obrigada por partilhar.
http://miminhosdaidalia.blogspot.com
Obrigada, Idalia, fico muito feliz que você tenha gostado, ainda mais sendo você uma artesã tão talentosa. Beijos!
ExcluirOlá Rosa
ResponderExcluirTão bonita...e que requinte no acabamento!Parabéns!
O pap está perfeito!
Abraço
Nélia
Então eu vou no teu blog e vejo mais uma bolsa lindíssima de crochê - e você aqui elogiando a minha modesta lancheira... Obrigada mesmo, fiquei muito feliz do teu elogio. Beijos!
ExcluirBoas voltas a nós. Menina fiz a tua receita de bolo de aniversário lá em Goiânia e foi puro sucesso, que delicia! Que bolo! Hummm
ResponderExcluirTava mesmo precisando de por colírio natural nos olhos (lágrimas), bastou ler sua história do sítio... porque a vida é assim... estamos sempre à espera, tudo no seu tempo... Acho que o segredo é saber saborear o hoje independente de quando irá acontecer o que planejamos... E o amor e o carinho que você tem junto aos seus é uma benção.
Bjs
Que bom que você gostou do bolo - é fácil, não é? Adoro coisas fáceis que ficam gostosas!
ExcluirObrigada pelas boas vindas - beijão!
Rosa, que trabalhão essa bolsa te deu!
ResponderExcluirNossa, essa bolsa tem que ser guardada com muito amor e carinho pela sua filha para mostrar até para seus netos a maravilhosa prova de amor que você lhe deu...
Linda demais!
Bjs
Deu trabalho mesmo, porque é demorada, não porque seja difícil. É que são muitas etapas...
ExcluirGraças a Deus meus filhos amam tudo o que eu faço, por isso ainda é maior a alegria de faer.
Beijos e obrigada!
Parabéns, Rosa!
ResponderExcluirEstou sem fala, novamente, tu tens esse poder rsrs
Tenho que ver e rever para ter coragem de investir, dá muito trabalho, nossa!
Mas ficou linda!!!
Vou compartilhar no clubinho da costura, no facebook.
bjs
Que bom que você vai compartilhar - quanto mais pessoas souberem fazer, mais eu fico feliz.
ExcluirBeijos e obrigada!
Olá Rosa na janela,
ResponderExcluirAdorei ver tantas 'prendas'. Tbem sou mãe coruja, criei-os (três) vegetarianos e antes de ir pŕa festas eles já tinham 'lanchados' e só queriam brincar, daí dentes e saudáveis. Pena que meu dom é só cozinha! Convite: KI-Tutes Mãe Farinha,aprecie as fotos!.
anitaoak.blogspot.com
Os meus nunca provaram carne quando pequenos. Quando começaram a crescer, nunca proibimos, mas eles sempre preferiram não comer. Talvez por isso sejam tão calmos...
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
parabéns você é muito talentosa.
ResponderExcluirMuito obrigada!
Excluir