Generosidade...

v Ensine a outros o que você sabe: não importa se é a receita de um cachecol, do maravilhoso prato de família, aquela dica infalível para sair do aperto... Quando a gente é mesquinho, vive pequeno! Seja generoso, mesmo se o segredo compartilhado é parte do seu sustento, afinal, sempre vai ter quem prefere comprar pronto e - com certeza - sempre vai ter quem precisa da sua dica para por o pão de cada dia na mesa. Viva grande!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Tricô de braço?!


"Minina!" Se você não tem jeito com agulhas, nunca aprendeu a fazer tricô na vida, agora é que você vai ficar feliz da vida: um cachecol lindo, super fofo, que você faz em 15 minutos!

Não, você não pirou de vez: fica pronto em 15 minutos mesmo!

Não é lindo?

A ideia veio daqui:

(Ainda fiz a Lola fazer pose de absorta em pensamentos igual ela...). Esta é Simply Maggie - tem muitas coisas boas no site dela...


Daí você começa a xeretar na internet e acha cobertor feito de tricô de braço, pela mesma moça (em apenas uma hora!!!):



E vê que esse tipo de tecelagem tá meio febre no resto do mundo... Um montão de gente postando fotos dos seus:


E ainda acha tapetes, tigelas e até uns sofazinhos feitos de crochê de braço (estes de Andrea Brena):




Feitos com tiras que são sobras de malha!

a tigela de crochê tirei DAQUI

É... Quando a gente quer, nem a falta de ferramentas pode nos impedir de criar coisas lindas e úteis...

Normalmente, em muitos dos vídeos de tricô de braço, as pessoas usam esse tipo de lã aqui:
Prá fazer o meu, usei aquelas lãs que comprei prá fazer um cachecol (e a loja me tapeou, vendendo metade do fio pelo qual paguei...). Tão pouca lã... Juntei com uma sobra de uma blusa de sei-lá-quantos-anos-atrás, em verde da prússia e fiz minha própria lã grossa:


Tá na receita quantas carreiras eu fiz prá cada cor, quantos metros rendeu. Daí foi só tricotar o cachecol com os braços - e levei exatos 15 minutos prá fazer (o meu cachecol tem menos pontos, menos carreiras - foi o que deu a lã...). 
Lado do ponto tricô

Lado do ponto meia
Como eu disse, tricotei até onde o fio deu, arrematei e costurei em círculo - chama cachecol infinito porque dá prá fazer com ele o símbolo do infinito:

A Nana adorou o resultado, diz que não gosta de ficar com as pontas do cachecol balançando soltas... - e vocês?

Sabe o que é bom? Como a fita de tricô que eu fiz é meia de um lado e tricô do outro, enrola naturalmente - daí dá prá esconder as emendas dos fios dentro da própria fita...

Quer fazer igual, mas não tem máquina de tricô prá criar seu próprio fio? Bom, procura uma tricoteira perto da sua casa... 

Ou então, vê só: a Aslan tem essa linha de fios, Ballet de France, que tem essas lãs tricotadas (chamadas "Trenza") - tanto lisas, quanto buclês. Compra e faz - jeito mole de ganhar dinheiro rápido, estamos no inverno, dá prá vender quiném cerveja na porta de estádio de futebol... 

Vixe, mas não tá acostumada a comprar pela internet e no armarinho perto da tua casa só tem as lãs mais comuns e as mais requipimpadas custam os olhos da cara? Então pega dois novelos de lã família ou mollet, faz com elas uma correntinha sem fim com agulha de crochê grossa, depois com essa correntinha faz o cachecol de braço...

Receitinha de mãe:

Vídeos prá aprender a tricotar com os braços:

Este foi o que eu achei mais fácil... 

Mas também tem esse aqui:

Agora: tô fazendo mais um. Pedi prá Nana crochetar inteirinho um novelo da lã Amor, da cisne, na cor branca e vou fazer um bem lindinho, super fofo e maravilhoso. 

Literalmente usando só as mãos...

16 comentários:

  1. Boa tarde, minha amiga! Que lindo cachecol! É por isso que esteve sumida durante o final de semana, não é? Estava preparando mais um lindo trabalho! Eu vi este tipo de trabalho no Pinterest (você conhece? Participa?). Você é sempre muito criativa, parabéns! E a sua modelo é sempre muito bonita. Gostei! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ligia! Andei sumida porque tava reformando uns edredons velhos prá levar pro sítio...

      O Pinterest eu conheço, mas não faço parte não...

      E a minha modelo - olhos de mãe, sabe como é... Brilham de estrelinhas quando olho prá ela e pros irmãos...

      Beijos e obrigada, minha querida!

      Excluir
  2. Lindo cachecol! E não há motivos pra dizer que não tem como fazer, não é mesmo? Boas dicas!

    Beijos, Débora Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até uma criança consegue, você concorda? Então ninguém tem desculpa de andar de pescoço gelado por aí, não é mesmo?

      Beijos e obrigada, Débora querida!

      Excluir
  3. Que lindão que ficou!!! Sempre vi mas nunca dei valor! Vendo por meio de vc vi que é um lindo tricô!

    Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o melhor é a rapidez - tanto prá ter um como prá ganhar um troquinho extra...

      Beijos, Olívia querida!

      Excluir
  4. Esse povo inventa cada uma...eu já vi croche de dedo, até fazia quando era garota só pra passar o tempo. Tricô eu nunca vi. Vou tentar.
    Vc disse que a blusa é fácil de fazer.Eu ia tentar na máquina, mas agora vc me animou.O ponto pipoca vc já ensinou, agora preciso aprender a fazer as tranças. Essa estória de pontos a espera eu acho meio complicado.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga fazer as tranças - deixei uma explicação lá no teu blog, mas meio corrida. Se não entender alguma coisa, me avisa, tá bom? Beijos!

      Excluir
  5. adorei!!! mais um motivo pra guardar os restos de malha hehehe será que vale como exercício físico? :D.

    correndo que nem galinha sem cabeça por aqui... as crianças de férias, família visitando (graças a Deus!!!) e a máquina e o blog parados. é assim, né, prioridades. logo eu vou ter 2 indo prá escola da manhã até metade da tarde... já dá saudade.
    bjo prá vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles crescem tão depressa... Aproveita bastante, beija muito, aperta meeesmo, esmaga eles de encontro ao peito - que filho é uma das melhores bondades de Deus na nossa vida, tem que ser muito aproveitados. E eles crescem só pro mundo - no nosso coração, são bebês sempre. Boas férias e boas visitas, Elisana querida. Beijos!

      Excluir
  6. Rosa estou atrasadissimaaa tenho q buscar o marido no trabalho mas depois vejo o vídeo nossa eu amei ...e olha eu n sei fazer trico será q consigo em?? ja q esses são com os braços...vou ver sim...

    ahhh e sua filha é lindaaaa...vim ver esse primeiro p ver como era...depois te respondo melhor no post acima...

    bjss rose jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que consegue fazer! Assiste o vídeo que você vai ver, é brincadeira de criança!

      E a minha Lolinha agradece você ter dito que ela é linda...

      Beijos!

      Excluir
  7. Ooi tudo bem? Gostei muito do seu trabalho! Sabe me informar onde eu consigo essas linhas de malhas mais grossas pra fazer tricô de braço? Eu quero muito fazer um lençol! Desde já agradeço e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá meio difícil de encontrar fios bem grossos, ainda mais agora que o inverno tá indo embora. A Aslan tinha uma linha de fios bem grossos, que na verdade era fio tecido (como em tear rabo de gato) que era perfeito prá tricô de braço, mas acabou. Tenta no site do Bazar Horizonte algum fio tipo fita, mesmo que você tenha que usar duplo.
      http://www.bazarhorizonte.com.br/croche-e-trico/fios-de-inverno/

      Excluir
  8. Olá, alguém sabe indicar algun lugar que venda a linha mais grossa pela Internet que seja no Brasil???

    ResponderExcluir
  9. Oi, vi seu post e quero contribuir. Pra quem não tem máquina de tricô pra fazer o fio grosso, tem a opção de fazer o tricô de dedo. Fiz uma estola bem bacana assim. Peguei lãs finas, juntei e fui tricotando os fios no tamanho que queria. Depois tricotei no braço. Procurem tricô de dedo no YouTube e bom tricô a todas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...