segunda-feira, 13 de maio de 2013

Perdendo o medo...

de costurar malha!!!

Ahá! vocês até tavam pensando que era mais uma das minhas postagens meramente filosóficas, não é não?


Pois então: direto pros finalmentes...

Pega o tecido de malha, uma camiseta que te sirva bem e mãos à obra:

Apoia a camiseta por cima da malha dobrada, um pouco mais larga que a largura da camiseta - estando esta bem esticadinha, sem dobras...

Vira com cuidado a manga prá dentro, deixando o contorno da costura dela  DAS COSTAS aparecendo: você vai cortar DUAS partes das costas ao mesmo tempo...

Corta só metade (NÃO ESQUECE: MELHOR CORTAR MAIOR E DEPOIS AJUSTAR DO QUE CORTAR PEQUENO DEMAIS E PERDER A PEÇA!): retira a camiseta, dobra a parte cortada sobre a parte por cortar e corta de novo, prá não ficar um lado diferente do outro...

Agora dá uma cavadinha na cava da frente: não estressa com medida, cava só um tantinho, igual eu fiz no olhômetro...

Faz o decote da frente, usando as beiradas do decote das costas como medida da largura. Se você quiser decote "V "ou quadrado vai ter que fazer arremate, então faz decote redondo que é mais fácil

Agora a manguinha: melhor fazer um molde. Apóia a manga dobrada ao meio, bem esticada, sobre um pedaço de papel

Copia o contorno. Pega um alfinete e, atravessando a marca da costura da cava, faz uns risquinhos no papel, atravessando o tecido da manga, bem na linha da costura, um risquinho aqui, outro ali... Daí você copia esse contorno com a caneta...

Faz a mesma coisa do outro lado e você vai ter as duas metades juntas da manga (não esquece de marcar qual é a parte da manga da frente e qual vai ficar nas costas...)

Recorta o molde, posiciona sobre o tecido dobrado

Corta as duas mangas, com sobra de costura e de barra


Agora vamos costurar a frente nas costas, pelos ombros. Posiciona uma parte sobre a outra e coloca na máquina, debaixo do pé calcador...

Seleciona o ponto: na minha Janome 2008 é o ponto "D", que é o ponto elástico.

Agora selecione a espessura do ponto. No caso de malha, prá ficar bem elástico mesmo, sem perigo de arrebentar quando a gente veste, eu escolho o meio dos dois "S"s.

Tá vendo só? O ponto "D" azul é um zig zag tracejado (você já deve ter visto esse ponto usado em calcinhas e sutiãs, na costura da malha com o elástico. Quando você usa os "S"s, fica o ponto "D" vermelho, que parece casinha de abelha: é tiro e queda prá costurar malha...

Viu? Fica assim. Não vai arrebentar e fica bem costuradinho. A blusa toda eu faço com esse ponto. Tenho overlock mas, se eu passar nas beiradas, sempre "come" um pedaço do tecido e depois, como eu não tenho galoneira, tenho que costurar com o ponto "D" da Janome mesmo assim, então vou direto nele que fica beleza...

Dobro as mangas ao meio e dou um pique, prá saber onde é o centro.

Alinhavo as mangas na blusa aberta, primeiro um lado, depois o outro, começando sempre na costura dos ombros (onde posicionei o pique da manga). SEMPRE alinhave antes de costurar, é mais seguro...

Aqui estão os ombros costurados, as mangas pregadas. Desci um pouco mais o decote, as meninas pediram mais decotada...

Alinhave as duas laterais das blusas, começando nas mangas, juntando bem as costuras da cava da frente e das costas, descendo até a barra...

Depois de costurar remova os alinhavos

Alinhave uma bainha para cada manga

Alinhave a bainha do pescoço, bem na pontinha...

Desse jeito, tá vendo? O alinhavo fica perto da beirada, que é prá costurar longe dele...

Como tem essa margem de alinhavo, costure pelo lado de fora (o ponto de cima sempre é mais bonito que o ponto da linha da bobina, não sei por quê...).


E taí a blusa: sem os alinhavos, bem costuradinha - garanto que, diferente das blusas compradas prontas, essaí não desmonta com o uso...

As belas costas da Naninha, com as madeixas que herdou da mamacita...

O detalhe da costura do ponto "D" no pescoço...


E tem mais: se você quiser, pode fazer virar vestido! É só fazer assim: quando cortar usando a camiseta como molde, vai alargando desde a cava até embaixo, no comprimento que você quiser!!!

Uma blusinha facílima de fazer, leve, derretida, "pititosa", vitaminada, uma delícia. Corre e vai fazer uma blusinha de malha e manda o medo prá bem longe...

E agora uma dica maravilhosa: um blog de uma portuguesa super-generosa, que disponibiliza moldes incríveis de roupas, bastando imprimir! 
São vestidos, blusas, calças, casacos - vocês vão pirar na batatinha, como eu! Sigam, que vale a pena:

Moldes Moda por Medida, de Fátima Carvalho Lopes. Utilidade Pública na net de primeira qualidade...




Share:

16 comentários:

  1. Perfeita explicação esse passo a passo acho que até conseguiria pena que estou sem máquina,
    parabéns!
    abraços e um lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiria sim, Maria Irma querida, porque é muito fácil. Beijos e espero que você logo tenha a máquina de volta. Beijos.

      Excluir
  2. Correndo para fazer uma igual! :-)

    Rosa, minha Rosinha, tão linda e tão amiga.
    Obrigada pelo comentário. Quase chorei!
    O meu marzão exige respeito.
    Banho só quando está calmo. Nada de provocações. E escolher bem o local é importante!
    Amo o meu mar, a minha paisagem, a minha terra. Amo!

    Beijos, lindona!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver depois no blog... E também quero ver mais e mais fotos do seu marzão... Beijos!

      Excluir
  3. Oi Rosa.
    A blusa ficou linda.
    E o pap muito bom.
    Obrigada por partilhar. Adoro aprender sempre mais.
    Beijinhos e um super semana para vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alice querida! Prá você também. Beijo.

      Excluir
  4. Rosa, você sempre dando um jeitinho de melhorar e facilitar tudo, hein? Lindo esse pontinho D da sua Janome! A minha é Singer Facilita, nem sei se tem um ponto parecido com esse, vou pesquisar!!Mas eu costuro minhas malhas na minha overloque chinesinha mesmo. Até que funciona bem, viu? Vou correndo visitar o bloguito que você indicou. Deve ser demais de bom!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devem ficar lindas as tuas blusas, Luci querida. Queria ver... Beijos!

      Excluir
  5. Quem segura essa garota... rsrsrs.
    Arrasou.
    Vc está me fazendo perder o medo de costurar.
    Vou comprar uma máquina dessas. Muito legal esses pontos que ela faz.
    Linda semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder comprar, faça isso! é uma mão na roda, não precisa lubrificar, não é barulhenta... Beijos e uma linda semana prá você também.

      Excluir
  6. Rosa, você explica com tanta alegria e segurança, que deixa a gente pensando em logo fazer uma....rsrsrsrs...(até parece)

    Lembrei agora da minha avozinha que não fazia moldes das roupas. Ela cortava as calças, vestidos, saias, no colo, com outra peça em cima...e costurava na antiga máquina de pedal.

    Ficou um show...a estampa da blusa também é bonita!!

    beijinhos,

    Lígia e =^^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda deve ser a lembrança dessa sua avozinha costurando de modo tão simples e tão seguro!!! Um dia eu vou ser assim, e meus netinhos também vão lembrar de mim com saudades... Beijos!

      Excluir
  7. Será que a minha máquina costura malha? é uma elgin supéria... parece de fácil execução.
    a estampa da malha é linda! é difícil achar malha tão bonita.
    a barra não precisa ser dobrada duas vezes pra passar a costura? tipo bainha, mesmo?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive olhando imagens da sua máquina na net e acho que o ponto "G" é elástico. Tenta num pedacinho de malha... Beijos!

      Excluir
  8. Perfeito!! e bem explicado. Gostei do tecido, que beleza esse floral.
    E não pude deixar de notar no cabelo da sua filhota, é bonito!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Aiin explicadinho assim é até fácil! Vou tentar...

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!