Sou absolutamente louca por eles. Quando pego metrô fico alucinada com o cheiro, sempre compro um saquinho com aqueles pequenininhos - que de queijo só tem o cheiro mesmo...
Meus filhos dizem que o meu é o melhor do mundo - modéstia à parte, é bom mesmo. Não que seja o melhor do mundo - "quem sou eu, prima?", mas dá pro gasto com louvor e medalhas.
Primeiro: um pacote de 500 g de polvilho azedo - doce não serve.
Põe numa bacia ou travessa grande.
Junta uma colher de chá de sal e uma colher de sopa rasa de fermento em pó - eu uso este aqui:
Mexe com cuidado que o polvilho fica querendo pular na cara da gente.
Esquenta os líquidos prá escaldar o polvilho: 1 copo de leite, 1/2 copo de óleo de milho (ou girassol, etc) e 1/2 copo de água.
Eu uso este copo de requeijão aqui como medida - tem 250 ml:
Leva pro fogo até ferver - cuidado que vai derramar no fogão e sujar tudo!!!
Tira do fogo, joga no polvilho e mexe com uma colher de pau - tem que ficar com textura de ovo mexido.
Agora quebra 2 ou 3 ovos e junta nessa farofeira, mexendo com a colher (de pau é melhor).
Continua uma farofeira, só que mais úmida...
Então vem o ingrediente mágico, que faz esse pão de queijo tão bom: provolone.
Você deve estar acostumada com pão de queijo feito com meia-cura ou parmesão ralado, mas provolone é que é o queijo. Rala quanto der - eu uso, no mínimo, duas xícaras, com casca e tudo:
Junta na massa...
Mexe com a colher e, já que tá meio difícil de mexer, é hora de por a mão na massa - não se preocupa, não é uma massa muito melequenta:
Ah, essas mãos idosas aí não são minhas não: as minhas tavam na assistência técnica, então peguei essas emprestadas...
A massa fica uniforme:
Faz as bolinhas, arruma na assadeira - não precisa untar nem enfarinhar, leva pro forno médio pré-aquecido e deixa assar uns 25 minutos - fica atenta no seu forno, cada um tem uma temperatura.
É fácil saber quando tá ficando pronto: a casa inteira fica perfumada com o cheirinho deles... Mas o melhor jeito é abrir o forno quando deu 20 minutos e, com um garfo, tentar soltar um deles da fôrma: se sair fácil, tá assado.
Desliga, tira eles da assadeira e divide a gostosura entre todo mundo que tá esperando, de olhinhos brilhando e quase de língua pendurada - apesar de não serem os mais lindos do universo eu garanto: estão deliciosos. Passa manteiga neles, requeijão, catchup, molho de pimenta... Se divirta, que comer em família tem que ser uma experiência agradável - SEMPRE!
Rende aproximadamente 40 pãezinhos que ficam com o tamanho mais ou menos de ovos de galinha...
delicios
ResponderExcluirOI Rosinha ,dá trabalho ,mas comê-los deve ser muito
ResponderExcluirbom ,eu gosto muito de queijo ,por isso só de ver já
estou babando...beijo
São deliciosos - e o trabalho nem é tanto, quando se sabe que vai saboreá-los. Beijos!
ExcluirTambém A-DO-RO pão-de-queijo!! Gosto até dos mais simples, aqueles congelados, 'facinho' de fazer. Mas tenho certeza de que esse seu é muito melhor.Huuuum...
ResponderExcluirbeijos
Adoro esses congelados, tem umas marcas que eles são realmente muito bons - e o melhor, não dão trabalho... Mas nenhum deles é de provolone, então... Beijos!
ExcluirEla costura bem, e cozinha muito bem?! ou será o inverso rsrs
ResponderExcluirAdoro provolone, por ser mais forte. as vezes, coloco até no pão kkkk
pois vou fazer com ele, então!
gosto de quem dá a receita e não fica com melindres de mostrar o ingrediente usado, porque não quer fazer propaganda de graça!
Rosa, entendi sobre a agulha ponta de bola e a numeração. a minha máquina é a verdinha, mas o ponto G, é um zig zag. eu não entendi, o ponto deve ficar 'elástico'?
De qualquer forma, não vou usar a malha esses dias. tenho dois projetos na frente rsrs
quando eu começar a executar o projeto com a malha, tu vais ver o que é perturbação kkkkk vou viver te perguntando hehehe
bjs
Na verdade cozinho MUITO bem. fisguei o "Marildo" assim... Quanto ao ponto, tem que ser um zig zag pontilhado, bem grandão - repara nos sutiãs, é daquele jeito. Qualquer dúvida é só falar, é um prazer poder ajudar. Beijos!
ExcluirHuummm!!já copiei a receita e vou tentar fazer. Fiz uns uma vez mas a massa ficou tão dura que nem tive coragem de assar.
ResponderExcluirMudando de assunto, vc pode costurar malha só no overlook e não precisa passar outra costura por dentro. Só precisa da outra costura se for em tecido.Bjs
Ai, Célia, acho que a tua overlock é melhor do que a minha: tudo o que eu faço com ela parece que vai desmanchar na minha mão, não ponho fé... Beijos e obrigada pela dica - quem sabe uma hora dessas o "Marildo" me dá uma nova...
ExcluirRosa, vou passar para mamys a receitinha.
ResponderExcluirEla sempre faz pão de queijo.
Gostei do diferencial: provolone...hummmm ...deve ficar bom de demais!!
Tenha um ótimo final de semana,
beijinhos,
Lígia e =^=
Um bom domingo prá você também, Ligia (e =^^=) - pede prá mamys fazer hoje à tarde, prá comer acompanhando um chá de anis estrelado - tá friozinho, vai ficar bom demais. Beijos!
ExcluirEu fazia pães de queijo com outra receita e ficava meio engordurado, acho que era o queijo pamesão....O seu está tão lindo na foto, já anotei a receita e vou testar.
ResponderExcluirBjs
Se você gosta de provolone, vai adorar. Beijos e um lindo domingo, doutora!
ExcluirRosa, mulher de Deus! faz calcinha, faz ceroulas, faz bacalhau, faz pão de queijo como ninguém...
ResponderExcluirBeijos,
Olha só quem fala! Como se você não fosse assim também... Beijão!
Excluir