sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mussarelando!

Pois é: desde que eu comprei o sítio, lá pelos meados de "não me lembro", que eu aprendi a fazer queijo fresco - também chamado de queijo branco ou queijo minas. 


É moleza: 5 litros de leite fresco, aquece num panelão - sem deixar ferver - dissolve o coalho num pouco dágua (duas colheres de coalho, meio copo de água) - eu uso este coalho aqui:

Despeja no leite, mexe com uma colherona e deixa descansar. Fica parecendo gelatina de leite. Daí você pega uma faca grande e corta essa gelatina, fazendo um quadriculado (tipo: faz cortes com 2 cm de distância num sentido e de novo do outro, cruzando). É incrível: depois que corta, fica soltando água - o soro do leite, assim ó:

Sobram uns grumos molinhos, boiando na água, como uma sopa pedaçudinha. Pega a forma do queijo, que é um recipiente plástico cheio de furinhos embaixo, igual lavador de arroz, e vai despejando conchas desse caldo grumoso. O soro passa pelos buracos, o coalho (parte branca) fica. Vai largando água sem parar, até o coalho ir aglutinando e formando o queijo - lindo de se ver. Daí você pega um pouco de sal na mão, esfrega por cima do queijo, derruba com cuidado o queijo na mão, desvira ele na fôrma e salga do outro lado. Deixa apoiado num prato fundo que vai soltando mais soro. Pronto! Tem aí seu queijinho fresco:



Tem um blog muito bom (de onde eu tirei as imagens acima...) que ensina melhor como faz: Artemaniacriar. Passa lá!

Mas eu queria aprender a fazer outros tipos de queijo - e ninguém lá sabia, nem Dona Gessy, nem a Claudicéia... Me disseram que uma mulher, num outro sítio meio longe, sabia e fazia prá vender: fui lá pedir prá ela me ensinar. Nem me recebeu... Mandou o empregado dizer que não tava fazendo mais... Fiquei triste, mais por nem ter conhecido ela do que pelo queijo. 

Bom, o tempo passou (e como passou!) e uma semana atrás o "Marildo" tava mudando de canal e pegou um pedaço do programa "Kitchen Boss" no TLC e o homem tava ensinando fazer... mussarela! Pegamos só o finalzinho, mas eu vi no guia quando ia repetir, gravei e aprendi - demais, né? 

Agora, se eu não fosse TÃÃÃO do século passado, tinha pesquisado no Youtube e tinha aprendido antes (tapa na minha orelha...).

Bom, vê como eu fiz:

Queijo branco fresco. 

Corta em pedaços assim:

Põe prá ferver uma panela de água com sal:

Os objetos estranhos boiando na minha água são pedacinhos de alho - eu soco alho num pilão e misturo com o sal, fica bom demais...). Quando a água tá quase fervendo, joga na tigela onde está o queijo fresco cortado. Fica assim, ó:

Viram que a água vai ficando esbranquiçada? Por causa do sal na água e da osmose (lembra das aulas de ciência na escola? Se a água tá salgada, o queijo vai soltando a água dele prá equilibrar o sal dentro e fora do queijo - isso faz o queijo encolher, aglutinar mais...).Joga fora essa primeira água (que tá bem morninha, quase fria, pois o queijo tava na geladeira até uns minutinhos atrás, né?) e põe mais água quente salgada. O queijo começa a derreter...Joga fora a água de novo e, nessa altura do campeonato, o queijo já tá bem derretido - agora é hora de trabalhar ele. 

Você vai pegar uma colher de pau ou de metal grande e vai brincar de puxa-puxa com o queijo, puxando e levantando ele - cuidado prá não se queimar. Na última água eu levei a massa prá panela, com o fogo desligado: 

Puxa, levanta, dobra e trabalha o máximo que der o queijo. Daí ele vai esfriando e você modela: pode colocar ele numa travessa e deixar ele com a forma dela, ou puxa um fiozão grosso e faz trança de mussarela ou pega punhados do queijo, dobra com as mãos e passa ele pelo vão do polegar, deixando formar as bolas. Assim, ó:

Então, na mesma hora, joga essas bolas na água gelada:

Senão elas desmilinguem todas. Faz uma porção de bolas, deixa numa tigela (escorre da água gelada):

Pica cheiro verde, pimenta (sem semente):

Alho e cebola picados:

Junta azeite, vinagre, sal:

Põe as bolas de mussarela dentro e aprecia sua criação, sua obra de arte;

Aprecia mais de perto:

E mais:
Se você reparar de perto, tem camadas dentro da bolinha, igual cebola. É tããão macia, tão gostosa!!!!

Agora, tem um porém: se não for queijo fresco, feito por você ou por alguém que você conhece, se for queijo fresco de mercado, não dá certo. Tentei com duas marcas (depois que as bolas desapareceram misteriosamente da geladeira - e eu só tinha comido duas! Acho que estou com ratos em casa...) e foi um desastre!

O queijo não aglutina: fica essa coisa meio monstro, meio massaroca:

Acho que tem alguma química nesses queijos... E as bolinhas de queijo ficam assim, parecendo uns caroços:

Mas ficam gostosas também - diferentes, mas comestíveis. 
Estas eu temperei com o mesmo vinagrete das verdadeiras e maravilhosas:

E nestas coloquei vinagre balsâmico e um mix de pimenta do reino seca, preta, branca e vermelha. Estão sendo comidas aos poucos (acho que os ratos foram embora...).

Coloquei nos vidros:

Prá arrematar, separei um vídeo no qual um cozinheiro faz mussarela - assiste que é legal:

Agora, falar a verdade: não vejo a hora de ter um feriado prá ir pro sítio ensinar a mulherada - elas vão adorar... E vou trazer queijo fresco de dúzia, e encher a geladeira de vidros e mais vidros de bolinhas temperadas - meus "ratinhos" merecem...


Share:

22 comentários:

  1. Rosa,
    excelente aula,
    excelente texto.
    Obrigada por compartilhar
    (não fazer como a sra. do outro sítio - mal educada e egoísta ).

    abraços de MF

    PS - deu-me vontade de provar, mas estou longe...muito longe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada, querida Filomena! É uma pena não poderes provar, mas tente faer - que é fácil - e daí a gente fica "conectada pela mussarela" (hi, hi, hi!). Beijos e um lindo final de semana prá você.

      Excluir
  2. Parabéns, como voce é prendada.Ficaram lindas as bolinhas de mussarela, chics.É de comer com os olhos, hummmm. Tenha um bom dia abençoado por Deus.
    Suzy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suze! Ficaram tão boas que deixaram saudades... Mas vou fazer muitas mais, se Deus quiser. Beijos e bom final de semana prá você também, cheio de paz.

      Excluir
  3. Geeennnteeee fiquei aqui com agua na boca!!!!Deve ser uma delicia!!!!Adoramos mussarela aqui em casa....Obrigado pela receita Rosa....Mas só uma pequena dúvida....daria pra fazer com leite comprado no mercado?Não tenho outro lugar pra comprar...sniff....Beijooossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Aninha, nunca tentei... Sei que o leite longa vida de caixinha não dá certo. Talvez leite de garrafa plástica ou leite de saquinho plástico (que nem sei se ainda existe...). Não pode ser leite pasteurizado - isso é certeza. Beijos.

      Excluir
  4. Que prato lindo!
    Obrigada pela aula.
    Bjus e um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prá você também, Márcia querida. Obrigada e beijos.

      Excluir
  5. Olá Rosa!!! Que alegria você me traz com as suas lindas palavras!!!

    Realmente este gatinho é muito engraçadinho!!!

    Tenho novidades: Estou elaborando uma série de vídeos sobre Ponto Cruz!!! Venha ver e me diga o que você acho!!!Por enquanto foram elaborados 3. Os demais vídeos estão em construção!


    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Rosa, você é ótima!!!Generosa, ensina tudo o que sabe...
    Quando vi a foto do queijo fresco, quase corri pra cozinha e fazer a mussarela, mas quando li que precisa ser queijo feito em casa, murchei. Daí decidi comprar um sítio, por umas vaquinhas lá, fazer queijo fresco, fazer mussarela, por na geladeira (para os meus ratinhos!).
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta fazer - como eu disse, tentei com dois tipos de queijo fresco, às vezes deve ter algum de mercado e que funciona... Corta um pedaço - uma fatia - ferve um bocadinho de água com sal e experimenta fazer - Vai que dá certo?! Beijos.

      Excluir
  7. Olá, Gostaria de saber onde você comprou o Coagulante. Moro no bairro do Cambuci, aqui em São Paulo. Vi em outros sites que com leite de "saquinho" funciona, quero testar neste fim-de-semana. Seu blog é muito bom! Parabéns!
    Ange

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ange. Eu compro em Itapetininga, onde eu tenho sítio - como lá é bem rural, todo canto tem. Mas eu acho que em casas de produtos naturais deve ter, ou então deve vender no site da Top Term - eles vendem coagulante prá fazer iogurte e diz que dá prá fazer queijo minas também. Beijos e, se funcionar, me avisa?

    ResponderExcluir
  9. ai d rosa como a senhora faz coisas de encher os olhos vou tentar fazer com o leite de saquinho, perguntei para uma tia que morou muitos anos em goias ela disse que da certo, com o de caixinha não dá certo. o mais difícil vai ser achar o coalho, mas vou procurar e fazer depois eu conto como ficou. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que você fizer me conta como ficou, ok? Beijos!

      Excluir
  10. Oiii dona Rosa como amei seu blog MARAVILHOSO tenho uma duvida lindeza no queijo fresco qual e o tempo de.espera para fazer o corte como foi as etapas, beijoo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma nova postagem hoje, com as bolinhas feitas com queijo fresco comprado em mercado - e deu certo. Passa lá prá ver. Beijos!

      Excluir
    2. Aiii que lindaaa muito obrigada Rosa mas vc ainda não disse quanto tempo deixou o seu queijo na panela olha achei um vídeo muito bacana ensinando fazer queijo mussarela em que ela usa o microondas para secar a água, assim parece kkkkk acho que da certo no caso queijo industrializado?? não sei mas acho que vale a pena fazer uns testes né beijo grande minha querida até mais :) https://www.youtube.com/watch?v=ZjLzEHRrxMc

      Excluir
    3. Cada vez que eu jogo água quente salgada no queijo eu deixo uns dois minutos, vou dando uma mexida com o garfo, umas apertadas, daí jogo aquela água fora e coloco mais. Depois da quarta, quinta água o queijo já tá molinho e pronto prá por numa forma ou fazer bolinhas. Vou olhar o vídeo, obrigada.

      Beijos!

      Excluir
  11. cade o video pra assistir que vc falou? não achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que sumiu mesmo? Sei lá o que aconteceu... Tenta este outro aqui:

      https://www.youtube.com/watch?v=jfBtN7BdLRM

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!