sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CHARUTO DE REPOLHOOOO!!!!

Aquele que as Mamas fazem, mas de um jeito mais fácil: não precisa cozinhar depois de enrolado e o recheio é de queijo - muito queijo!


Primeiro: um panelão bem grande prá caber o repolho inteiro: tampa e põe prá cozinhar o repolho, mulher!

Depois de começar a ferver, deixa lá, borbulhando, por uns 40 minutos. Tira o repolho da panela, coloca ele prá resfriar numa bacia com água gelada (mas reserva aquela água quente, porque vai precisar dela daqui a pouco...). Corta aquele miolo duro do repolho como se fosse uma "rolha" central (esqueci de fotografar...) prá poder separar as folhas. Como foram cozidas, elas saem fácil. Vai arrumando elas numa bacia grande assim:

Eu gosto de tirar com a faca aquela nervura grossa, especialmente das folhas maiores. Então, se as folhas são grandes, dá até prá dividir no meio assim:

Agora, voltando atrás no tempo: enquanto o repolho cozinhava, tem que fazer duas coisas: um belo molho de tomate (uma lata de tomate pelado batido no liquidificador; frita uns dois dentinhos de alho, junta o tomate pelado, salga e apimenta a gosto - pode por cheiro verde, azeitona picada, manjericão, do jeito que achar melhor... SÓ NÃO USA MOLHO PRONTO QUE É PECADO!) e o recheio de queijo:


Sentiu a terra tremendo? Pois é: ricota amassada com o garfo e misturada com todos esses queijos realmente abalam o chão da gente...

Agora enrola os charutos (quando ficam difíceis de tirar as folhas, bota prá cozinhar de novo, pois às vezes, o miolo fica meio cru...): 

Arruma eles na assadeira... 
(Fotografia teimosa: quer de todo jeito ficar invertida... Joguei por cima o que sobrou do recheio - não pode perder nada...)

Cobre com molho e queijo e leva ao forno pré-aquecido por uns 15 minutos. Dá só uma olhada:

E mais de perto:

Ahhh, que pena que vocês não conseguem sentir o cheirinho... 

Meus filhos adoram!

É fácil de fazer - melhor que panqueca, que quando levada ao forno recheada e coberta de molho fica toda dismilinguida... E nada de carboidrato - só verdura e proteínas do leite. É intolerante à lactose? Recheia de carne de soja, de carne moída, de frango com catupiry, de palmito refogadinho...

Então você arremata com aquele suco gelado: framboesas, amoras pretas e mirtilos colhidos no pomar:

Transformados num suco dessa cor maravilhosa:

Ou chá de jasmim:

Com as flores apanhadas no jardim:
(Eu tava fazendo aquela blusa de sobras e dei uma paradinha pro chá...)
Misturado com suco de laranja fresquinho:

Vida simples: bom demais...

Mas, onde quer que você esteja, faz que você vai ver só: tua fama de boa cozinheira vai ficar assegurada - e você vai fazer muita gente feliz, com uma verdurinha tão desprezada quanto o repolho...

Bom Carnaval e lembrem-se: apesar de que muita gente diga que a CARne NAda VALe, o corpo é o templo do nosso espírito, o veículo através do qual nós nos expressamos e experienciamos a vida. Um presente divino que merece ser bem cuidado e respeitado...
Share:

16 comentários:

  1. Rosa, querida, por aqui o Carnaval é muito discreto, muito diferente do vosso. Há uns anos atrás, fui as Sambódromo, no Rio e achei um espetáculo incrível, como incrível é esse seu repolho recheado. Aqui, é costume enrolar salcichas, mas a sua sugestão parece-me muito melhor.
    Bom Carnaval, agitado ou tranquilo, de acordo com a sua preferência.Beijinhos da Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Sambódromo... Não é pro meu bico: adoro o Carnaval pelo feriado, mas quero é sossego. Espero que seu passeio tenha sido maravilhoso e que você tenha aproveitado bastante aqueles enormes camarões... Beijos!

      Excluir
  2. Rosa querida, tô aqui babando de vontade desse repolho recheado! Adoro tuuudo que leva queijo, e apesar de ter intolerância á lactose, os alimentos que são mais processados, como os queijos amarelos e o leite condensado,consumidos moderadamente , não me fazem mal!Amém!
    Vou fazer essa receita, com certeza. Será que dá para tirar o miolo do repolho ainda crú, para as folhas cozerem por igual?? Acho que não, as folhas podem se soltar... Melhor fazer como você, e se necessário dar mais uma cozidinha,né.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez eu tirei o miolo do repolho ainda cru, mas não cozinhou por igual, não: tive que voltar prá panela prá ferver mais... Mas o importante é que fica delicioso! Beijos!

      Excluir
  3. Rosa, que idéia maravilhosa! Vou fazer no feriado.
    Eu sou vegetariana, esse recheio é perfeito!
    Vou experimentar com proteína de soja bem temperadinha também...
    Ótimo Carnaval para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm! Já experimentou temperar a proteína de soja com cebola desidratada fritinha no óleo e um bocadinho de vinagre? Frita bem rápido, mas o sabor fica tão bom! Beijos!

      Excluir
  4. Que delícia, deu água na boca!!! Acho que assim os enjoadinhos aqui de casa vão querer comer repolho.
    Bjos e ótimo feriadão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é: experimenta substituir a massa da lazanha pelas folhas de repolho: maravilha! Beijos!

      Excluir
  5. Que maravilha de receita Rosa. Adoro queijos. Pela foto ficou divino. Bom fim de semana e bom carnaval. Bjs.

    Jussara
    caminhandonaarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. nefis görünüyo denicem bunu :)

    ResponderExcluir
  7. Amei, amei essa receitinha light.

    Aqui em casa, todos adoram repolho!

    Agora, o suco, tá demais!!! Que linda cor, que delícia!!!

    Rosa, fiquei interessada nesse chá de jasmim...mas, acho que tem que ser uma espécie adequada de jasmim, não é mesmo??

    Hummmm....essa postagem está perfumadíssima.

    TEnha um ótimo feriado,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jasmim é aquele que parece uma mini rosinha, muito fácil de achar em lojas de plantas. Mas, se você quer experimentar, vende dele na Liberdade, na mercearia Towa, em uma latinha amarela misturado com chá verde - é uma delícia! Beijos!

      Excluir
  8. Olá Rosa!

    Hummm, quanta coisa deliciosa, de dar água na boca mesmo!
    Obrigada vou levar a receita e experimentar.
    Parabéns pelo lindo e delicioso blog!

    Um abraço!
    Rose
    Pink Rose Crochet

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!