segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Peixe com legumes

Lindo!!! Gostoso!!! Facílimo de fazer!!! Econômico!!!

Junta ele, um arrozinho branco bem soltinho e uma salada e tá bonito!


É praquela hora que o "marildo" liga dizendo "Mulher, dá prá fazer um peixinho pro almoço?" e você tá com ocupações até a raiz dos cabelos - mas não pode deixar o homem comer peixe em outro lugar, né?

Pega o peixe congelado mesmo - que nem deu tempo de descongelar:

Põe na frigideira antiaderente da boa, com um pouco de óleo, sal (bem pouquinho), limão ou azeite - fogo alto. O peixe vai descongelar, vai soltar água, começar a encolher e fritar. 

Fica assim:

Sumiu, né? Tenho uma teoria: os lugares que congelam os peixes prá vender prá gente deixam os peixes de molho em bastante água, aí o peixe absorve água, incha, eles congelam e a gente paga pela água... Pura safadeza e ganância...

Tira o peixe da frigideira, reserva em outro lugar e frita, no restinho de óleo que sobrou, cebola cortada de qualquer jeito, cenoura do jeito que você quiser:

Tira, reserva. Frita umas vagens:

Faz a mesma coisa - tira e reserva. Frita umas batatas com casca mesmo, cortadas em rodelas e previamente cozidas (com água ou no microondas):

Reparou que eu só salguei o peixe? É assim mesmo... 

Agora, frita dois ovos - os meus são caipiras, trouxe do sítio. Estourei a gema com a espátula, salguei só um pouquinho.

Se você tiver, frita também pequenas flores de couve-flor, de brócolis, um pedaço de repolho cortado de qualquer jeito ou acelga. 

Agora devolve ao fogo, na frigideira antiaderente, SOMENTE os legumes - hora de salgar eles. Você pode usar um sachê de caldo de legumes, ou de Meu Segredo da Knorr, ou qualquer outro que você goste. Põe um pouquinho de vinagre, uma pimentinha básica, etc, etc - do teu gosto. 

Corta o ovo frito com a espátula, agrega o peixe, enfeita com cheiro verde, dá uma mexida e leva prá uma travessa bem bonita - e espera o homem chegar, que ele vai se deliciar - e vai pensar que deu um trabalhão, porque ficou bonito e colorido (além de gostoso...)

Ah, se quiser dar um ar oriental a este prato, põe só um tiquinho de caldo de legumes, joga um pouco de shoyo e, prá dar o toque final, rala um pedacinho de gengibre e espreme com a mão mesmo em cima do prato, mexendo bem - mas sem desmanchar o peixe, hein?

Agora, senta do lado dele e vê se ele não cantarola baixinho como o meu, enquanto come...
Share:

8 comentários:

  1. Cantarola e baba!
    Que receita simpática e criativa!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é que, como você viu, leva pouquíssimo óleo - e fica colorida, crocante e cheinha de sabores... Obrigada e beijos!

      Excluir
  2. Lindo demais! Fácil demais? Você me deixa doidinha-doidinha D. Rosa...rsrs Você explica tudo como se fosse mais fácil que empurrar bêbado na ladeira... quem me dera ter sua destreza! Uma ótima semana pra ti D. “Mara...vilhosa”.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas é fácil sim! É prato prá fazer enquanto tricota ou passa roupa! Obrigada por tantos elogios, ainda mais porque sei que não mereço... Beijos e uma ótima semana prá você também, querida Mara!

      Excluir
  3. Hei, hoje falei, de novo, de você!!!! Esta é mais uma receitinha que vai entrar para o "Delícias da Rosa"
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fui lá e fiquei novamente de queixo caído, a boca aberta entrando mosca, com tanta praticidade, beleza e organização - e, com tudo isso, você ainda arruma tempo prá falar de mim... Obrigada mesmo, Helena - do fundo do coração! Beijos!

      Excluir
  4. Meu pilates,minha dança do ventre e minhas dieta natureba vão pro espaço cada vez que passo aqui, kkkkkk! Tô te seguindo! Grande 2013 pra você! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera só prá ver a próxima receita: Charutos de Repolho com recheio de queijo! Você vai pirar! Beijos, obrigada porme seguir e um 2013 maravilhoso prá você!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!