sexta-feira, 19 de outubro de 2012

É ou não é incrível?!!


E - acredite, se quiser...- foi feito de LIXO!!!



Primeiro: uma embalagem vazia de sabão líquido de 5 l, com uma bela alça que me inspirou a fazer um cisne...



Então peguei fita adesiva, papelão (de caixa de sapato - no meu caso foi uma caixa de luminária); cola branca, jornal, um pincel, um canudo vazio de papel guardanapo de absorver fritura (prá encompridar o pescoço). Massa corrida (dessas de usar em parede).

Você monta o "esqueleto" do seu cisne recortando a embalagem de sabão e acrescentando nela as partes que vão dar forma ao cisne (asas, cauda, um pescoço maior e curvado prá baixo). Faz uma bola de jornal prá ser a cabeça, faz um bico de papelão.

Daí corta pedaços de jornal com a mão (quanto menores, melhor, pois se adequam às formas arredondadas sem fazer dobras.
Misture cola branca com água em iguais quantidades e, com o pincel, vá colando sobre o esqueleto já montado. Espere secar uma camada prá colar a seguinte (é trabalho de dias... Mas vale a pena e é gostoso de fazer).
 Eu fiz três camadas de jornal e uma de papel guardanapo também cortado - fica mais poroso prá receber a massa corrida de parede (que estava vencida, ia pro lixo!!!).
Eu tinha feito de cabeça um "negócio" que eu achava que tinha em cima do bico... Meu filho me fez tirar, procurou a imagem certa na internet.
Aqui tá o cisne, coberto de massa mas sem lixar. Usei lixa marrom avermelhada, cortei pedacinhos dela e fui lixando. Não dá prá usar a lixa cinza, a massa gruda e não lixa nada...

Massa corrida vencida: coloquei umas colheradas em um pote, fui colocando uns tantinhos de água e amassando com garfo (como um purê duro e frio) até ficar mais molinha e poder passar com pincel. Passei duas camadas, mas poderia ter passado mais.

Espera um dia prá secar, lixa e tá pronto prá pintar.

Ah, os olhos eu fiz com dois botõezinhos bolinha infantis, que eu lixei (enfia um fio de linha grosso dentro do buraquinho e segura o botão pela linha). Furei com uma faquinha de ponta fina bem no lugar que devia ter olhos, rodei a faca prá fazer um buraquinho redondo e colei.

Passe duas vezes tinta acrílica branca com pincel macio (prá não deixar marcadas as cerdas do pincel).

Achei na internet uma figura de um cisne e desenhei com lápis os olhos e o bico. Usei dois tons de azul prá pintar.

Até criei um carimbo usando um pedaço de esponja de lavar louça amarela (aquele lado macio) e forrei o cabo de um pincel (fiz assim as florzinhas, carimbando bolinhas...):


Meu pincel liner tava um lixo, por isso os galinhos enrolados não ficaram muito bons -mas é uma porcelana totalmente caseira - e feita de lixo! Tá bom demais.






Se eu não dissesse, só mostrasse a peça pronta, vocês nem diriam, não é? Aliás, se eu não tivesse fotografado todo o processo, vocês podiam até duvidar de mim...

Uma vez fiz um bezerro atropelado, de papel maché (é o nome desse tipo de trabalho...) prá uma peça da escola do meu filho: era em tamanho natural, com as tripas saindo, sangue, moscas... Ficou demais, a professora quis prá ela...

É isso: não desperdice nada que possa ter utilidade, transforme em algo útil e maravilhoso! O meu cisne vai ser um porta-ovos... Mas podia ser uma cestinha de pães no café da manhã, forrado com uma toalhinha de crochê ou um pano de prato.

Não é boa em pintura? Ó, depois que cobriu todinha de jornal, dá uma pintada de branco (prá sumir as estampas e letras do jornal) e cola pedaços de papel de presente ou retalhos de tecido e depois enverniza tudo com goma laca, que fica lindo! Superlindo! E superútil também!

Não desperdiça o tempo, que ele não volta nunca! Se ocupa fazendo coisas legais, que o tempo passa, os problemas vão assumindo seu verdadeiro tamanho, enquanto a gente trabalha...

Também não desperdice seu talento, sua imaginação - você só sabe do que é capaz, se arregaçar as mangas e tentar fazer.

DICA IMPORTANTE: se quiser dar um "peso" na peça, prá que ela fique mais parecida com porcelana mesmo, antes de começar o trabalho com o jornal faça uma mistura de cimento, areia e água e despeje dentro da peça (um dedinho chega). Depois que secar, faça a colagem do jornal por cima de tudo e a camada de cimento no fundo vai fazer o cisne ficar pesadinho...

Não limpe a peça nem com álcool nem com removedor - JAMAIS. Use um perfex, água e umas gotinhas de detergente.

E agora uns vídeos que eu achei no Youtube com duas coisas lindas prá fazer com jornal - assiste que é demais!



Share:

28 comentários:

  1. sensacional! gente, tô aqui babando na beleza da peça e na sua criatividade, parabéns, lindo d+!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ariane! Meu cisne ficou corado de vergonha por ser chamado de lindo... Beijão!

      Excluir
  2. Rosa,

    Concordo com o que disse para ir se ocupar fazendo coisas legais e não desperdiçar o talento que, muita das vezes, nem sabemos que temos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Helena. Nós, que somos viciadas em fazer coisas lindas, adoramos incentivar o potencial oculto de cada um que tocamos, não é verdade? Beijão e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ai, Liege...Você é suspeita em seus elogios - sua bondade te faz gostar de tudo oque faço! Beijos e obrigada!

      Excluir
  4. Ficou lindão! Nem parece de papel. Me lembrou a cerâmica portuguesa...acho que por causa do azul. Lindo! Lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado você dizer isso, querida Cláudia: as porcelanas portuguesas foi que me inspiraram na pintura... Beijo e obrigada!

      Excluir
  5. Rosa, está tão lindo que tira qualquer palavra da boca... beleza que o coração sente... Me perdoa mas convidei o pessoal do Pinterest e do Arte em Lixo para vim dar uma olhada, tá?... te aconselho a colocar marca d´áagua nas fotos..rsss

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter gostado, Miriam. Adoro quando alguém gosta e convida gente prá ver. Quanto à marca d'água, não sei fazer, mas tá tudo bem, se alguém quiser copiar, fazer o quê, né? Beijos.

      Excluir
  6. Lindo demais!
    Achei que era de um artista plástico renomado e famoso rsrs Agora o mundo tem uma nova artista plástica!!
    Sem palavras!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fiquei até corada de vergonha e alegria... Obrigada mesmo! Beijo.

      Excluir
  7. Parabéns! Ficou demais! Só vc pra ver um cisne onde eu só vi uma garrafa! Vc é mesmo uma ARTISTA com letra maiúscula!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que eu posso acabar acreditando... Beijos, querida Célia.

      Excluir
  8. Parabéns ficou muuuuito lindo mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. UAAUUUUU!!!
    Amei demais, vou tentar...
    Apareci por aqui assim... e já fiquei!
    Bom, mas ainda bem que não foi a postagem do bezerro atropelado, mesmo artificial eu ia.... brrrrrrrr
    Convido a conhecer meu cantinho...não deixe de ver o marcador "estanho" que é a origem do blog e se gostar se instale... tem um cadeirão só p vc...
    Ahhh! Estou fazendo o primeiro sorteio do blog...

    http://maravilhasdaisa.blogspot.pt/2012/10/sorteio-2-aniversario-do-blog-participa.html

    Linda semana, bj muito grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você veio então, Isa! sinta-se a vontade, é um prazer recebê-la, direto da querida terra da minha avó. Já visitei o seu blog e adorei. Obrigada e beijo!

      Excluir
  10. Você tem mãos de fada,o cisne ficou lindo,vc é bem criativa.
    Bjs no teu coração e no do teu filho que está sempre no teu lado te ajudando.
    Bete

    bete-artesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Bete, por mim e pelo meu "bebê". Sabe que ele já prometeu me ajudar a fazer um manequim nas férias?Não vejo a hora... Beijos.

      Excluir
  11. Lindo seu cisne! postei no meu blog, com os devidos créditos, linkando seu blog para acompanharem o passo a passo. Você é muito habilidosa!

    ResponderExcluir
  12. Rosa...que isso?? menina vc fez um cisne de galãoo?? nossa que criatividade..adorei essa sua visao de reciclagem incrivel!! adorei parabens ..vou olhar mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fiquei feliz que você (especialista em reciclar...) tenha gostado. Beijos!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!