terça-feira, 28 de agosto de 2012

Botas de crochê

Essas eu achei super fáceis de fazer, além de muito bonitas. Não são nada que se diga "Nossa! Nunca mais vou comprar sapatos na vida!", principalmente porque a durabilidade e o conforto vão depender muito do fio e do solado que você vai colocar nelas, mas são bem práticas.


A mulher que fez (que é russa e tem um site LINDOOOOO toda vida)  não dá a receita do quadradinho de crochê; diz que você pode usar um de sua escolha. Daí se presume que, se você fizer um quadradinho bem fechadinho, a bota vai ficar mais quentinha - bom prá você que tem o pezinho gelado, que mora em lugar muito frio... Faz prá sua mãezinha, que tá naquela idade em que os pés estão sempre frios... Ou, se você mora em um lugar quente, fresquinho - que tal escolher um motivo bem floral, rendado e vaporoso e fazer a botinha usando um fio grosso de algodão (daí não precisa usar somente no inverno...).
Bom, pela tradução "mal e porcamente" feita pelo Google a mulher disse que usou 300 gr. de lã, um solado dois números maior do que o número do pé dela. 
Usou 13 quadrados para cada pé, do jeitinho que mostram as fotos:
Usou agulha de crochê 3,5 mm para fazer os quadrados e agulha 2mm para crochetar a bota na palmilha,prendendo-a. A palmilha dela não veio furada, então ela usou uma ferramenta prá fazer os furos...
Nesta foto ela mostra a diferença entre o quadrado que é usado para fazer o corpo da bota (o menor) e o quadrado do bico do pé (que tem uma carreira de pontos altos a mais em um dos cantos). Do quadrado menor ela faz 12 para cada pé, do outro somente um para cada pé:
Aqui ela mostra um esquema de como costurar os quadrados entre si:
E aqui são as mãozinhas dela costurando (acho que é prá ninguém duvidar que ela fez mesmo...):
Agora ela mostra como fez uma das botas: ajeitando lado a lado os motivos do corpo da bota (sem incluir o peito do pé ainda...):
E agora depois de costuradas numa forma plana, contendo os 12:
Agora vem o "x" da questão - ela dobra e fecha essa peça como um cone, mas parece que só costura as duas de cima: deixa uma aberta prá poder inserir o peito do pé:
Tudo isso que ela está mostrando agora está no avesso da peça (notem que tem bigodinhos de lã e nozinhos...
 Este é o lado de fora da bota, já quase montada:
Então ela fura a palmilha com a ferramenta (que tem cabo de chave de fenda):
Crocheta com uma agulha mais fina em toda a volta da palmilha:
E aí ela vai juntar a sola com o corpo de crochê da bota:
Espia só: deu prá ver claramente que o bico do pé é maior, não é? Então tá - aí ela uniu tudo com crochê:
Prá finalizar ela fez um cordão, em fio de cor diferente, prá fazer o amarradinho que dá à bota jeitinho de bota mesmo, ajustando-a ao contorno das canelas (eu acho que eu teria feito em fio preto...):
E TCHARÁM! Ela posando prá foto calçada com seu mais novo par de botas e pedindo desculpas porque a foto não ficou muito boa porque foi tirada num espelho.

Ai, ai, vocês não adoram a internet? Nunca canso de aprender algo novo...

Bom,lembre-se de duas coisas importantes: use um fio grosso, encorpado, para dar sustentação à bota - se o fio for fino, vai ficar escorregando da perna igual meia velha... E faça com uma agulha mais fina que a recomendada pelo fio, para que os pontos fiquem mais firmes - também para que a estrutura da bota não desabe.

Ah,o site de onde eu tirei tem milhões de coisas boas: tem umas revistas de tricô e crochê lindíssimas, crochê de grampo, TUDO COM RECEITA E GRÁTIS como a gente gosta... 
É bem AQUI (vai lá que você vai adorar,"minina"!!!).

Eu fui e fiquei assim, ó: oOo (olhos esbugalhados e boca aberta...)


Share:

12 comentários:

  1. Bem interessante a botinha.... pena que aqui onde moro não faz tanto frio pra fazer uma igual. Amei.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei, obrigada por compartilhar, sinto muito frio nos pés, vou tentar fazer para mim. bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, onde encontro essas solas para comprar? meu email ceciliagermignani@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. oBRIGADA POR PUBLICAR O PASSO A PASSO da Bota, estou começando a minha , farei com square colorido.

    ResponderExcluir
  6. Da pra usa ela na rua?to achando a palmilha muito fina.

    ResponderExcluir
  7. Da pra usa ela na rua?to achando a palmilha muito fina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você achar uma palmilha mais grossa pode usar por cima. Talvez um pedaço grosso de EVA... Hoje em dia tem tantos tipos de cola, é só se informar no rótulo se vai servir prá essa finalidade e qual o uso correto...

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!