quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Blusa Tranças e Rendas


Essa é especial prá você, que tá louca por uma blusinha de tranças mas não tem frontura: não precisa mais fazer "mi-mi-mi" triste no cantinho...


Feita numa regulagem altíssima para a espessura da lã (quem disse que é proibido?), resultou numa malha leve e delicada (e você que pensava que, com apenas um cone, não se fazia nada...), deliciosa de usar e muito - mas muito - linda. Minhas bambinas usaram em suas respectivas faculdades (a Lola ainda usou no trabalho) e todo mundo queria saber onde tinha comprado. O ruim é quando fala que foi a mãe que fez - aí todo mundo quer encomendar, elas dizem que eu não faço prá fora, todo mundo fica bronqueado.

Trabalhar com tranças (com frontura ou sem) tem seus truques. Quando você cruza os pontos, às vezes o carro não quer passar. Na frontura, depois de cruzar os pontos, eu SEMPRE empurro as agulhas cruzadas o mais prá frente possível, aí não dá problema. Na máquina - sem frontura - a coisa complica um pouco. Veja bem, quando tem a frontura, o espaço do fio entre a máquina e a frontura facilita o cruzamento dos pontos sem que a lã fique curta demais; na máquina, não tem esse espaço. O jeito é: aumentar a regulagem, usando-a superior à recomendada para o fio e usar o recurso das agulhas fora do trabalho (é, elas não estão ali somente para deixar o visual leve e rendado...). Também só cruzei tiras alternadas (não gosto de judiar da minha máquina - ela é minha querida do coração...).

Agora, DICA SUPER IMPORTANTE, DE MÃE:

Toda vez que você for fazer aumentos (como nas mangas) ou diminuições (cavas, mangas e decote) TEM QUE COLOCAR PONTO NAS AGULHAS QUE ESTAVAM FORA DO TRABALHO. Não em todas, somente na mais próxima do aumento ou diminuição, senão vai deformar o trabalho, vai franzir, perder em comprimento e em elasticidade. Assim, se você vai aumentar na carreira 15, na 14 pega um ponto abaixo, do lado da agulha vazia e, como transportador de 1 orifício, suavemente divide ele com a agulha vazia. Daí você tece e,em seguida, diminui ou aumenta. 

Ah, no decote, usa o transportador de 1 também e diminui o ponto da extremidade para o mais perto dele (nada de usar o transportador de 3 e diminuir no meio - é prá diminuir na beiradinha mesmo!

Fiz a blusa sem nenhum acabamento (se você não manja nada de crochê, diz YUHUUU!. Mas ainda estou pensando se não faço um biquinho (gosto de caprichar mais, sabe como é...).

Um cone e ainda sobrou 1/4 dele (beleza!).

Receitinha de mãe:



Tá esperando o quê, que não foi ainda fazer a sua?

Não tem máquina? Olha, entra no Yahoo, pede prá fazer parte do grupo de tricô à máquina e daí manda mensagem prá tricoteiras e tricoteiros do grupo, perguntando quem mora perto de você, quem faz sob encomenda - e tá resolvido teu problema!

Bons trabalhos!

(Ah, se você ainda não leu, dá uma olhada na minha postagem de ontem: tem um poema que eu escrevi - fui até chamada prá fazer parte da Academia Brasileira de Letras, mas eu disse pro Sarney que tinha muita roupa prá passar e que não podia aceitar a honra... - hi! hi! hi!).


Share:

6 comentários:

  1. Ficou liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda. Estou fazendo uma blusa lilás escura. Quando acabar posto lá no blog (tá um parto pq é em rendado.). Beijão e agradecemos seu esquema Mamy...risos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem do que agradecer, "filhinha"... Depois quero ver a rendada (adoro lilás escuro - chiiiique!). Beijão!

      Excluir
  2. Rosa parabéns!!!! amei esta sua blusa. Faz tempo que não uso a minha máquina, fiquei com vontade de fazer!!!! me fala uma coisa tem como a gente imprimir a sua receita???? pois eu sem receita não sou ninguém!!!! rsrsrsrs obrigada Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, amor: você clica em cima da figura que você quer e ela vai aparecer maior. Daí, com o botão direito do mouse você clica e pede para copiar a figura. Então, vai no "Iniciar" do seu computador, clica para abrir o "Paint". Quando o "Paint" estiver aberto, no canto superior esquerdo tem a palavra "colar". Clica nela e a receita vai aparecer. Você então pede para "Salvar como", dá um nome, escolhe para salvar na "Área de Trabalho" prá ficar mais fácil de achar, põe papel na impressora e manda imprimir. Pronto! Um beijão.

      Excluir
  3. Linda amei. tenho a frontura mas não sei fazer tranças nela tô iniciando nela aos poucos. ganhei do meu marido. Você poderia me dar dicas como faz essas tranças na frontura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, minha querida, vou ver se eu fotografo um passo a passo neste final de semana, tá bom?

      Beijos!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!