quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A temporada...


De caça às camisas está oficialmente aberta!!! Não precisa pisar com cuidado na floresta, com medo de quebrar um galhinho e espantar a caça; não precisa arma de fogo, dardos tranquilizantes, arco e flecha, lança nem porrete... você caça a sua usando o molde que eu postei bem AQUI, no meu álbum  - ou pega uma camisa sua, que te caia bem, apoia sobre uma folha de papel grande e vai copiando o molde dela, como eu fiz essa daí; então, você corta o paninho, costura com amor e PRONTO! Tá capturada a sua camisa! 



A Sociedade Protetora das Camisas nem tem como processar você, pois nenhuma camisa foi ferida durante a caçada e a que foi capturada (daqui prá frente) vai viver muito feliz em cativeiro, num cabide só dela, lá no seu guarda-roupa (ou closet, se você é chiquérrima - mas cuidado prá não levar o "puldo" prá passear no colo usando ela, que é musseline, muito delicada...).

(Antes de continuar, deixem-me abrir um parênteses: a minha Lolô tá muito gata, assim, transparente e vaporosa... Deusa da Beleza, uma regatinha por baixo porque é discreta, o rostinho lavado porque é a minha nenenzinha linda!!!!)

Custo? R$3,00 (O QUÊ???? TRÊS REAIS POR UMA CAMISA LINDA? Ontem já foi uma malha de tricô por 3 merrecas, hoje uma camisa pelo mesmo valor? Dona Rosa, a senhora tá zombando da gente?) "Minina", tô não! O metro da musseline xadrez, no Varejão Chaves, em Guarulhos, tá custando R$2,99 - e você que pensava que com 3 contos só dava prá um salgado e um copo de tubaína, hein?

Mas, vamos supor que você não mora perto de Guarulhos (município da grande São Paulo) como eu... Dá prá ir na 25 de março? Também não? Ah, que peninha... Chora não, "muié"! Olha, mesmo que onde você mora o metro da musseline custar 20 reais, ainda vai ser barato uma camisa linda por 20 merrecas, não vai?

Primeiro: tem que alinhavar muito bem tudo, porque musseline escorrega que é uma loucura. Só depois de bem alinhavado é que se costura - então é um trabalho de paciência, mas compensa no fim.

Segundo: não precisa fazer pences, nem colocar bolsos, pois o charme dela é ser bem despojada, fluida e transparente.

Terceiro: Na hora de fazer a gola, usando entretela colante, não adianta passar à ferro que não pega. Tem que escolher um pedaço de algodão da mesma cor da camisa (de preferência, mas não é  obrigatório, pode ser preto ou branco), passa a golinha de entretela à ferro no algodãozinho, recorta, alfineta com a gola de tecido, alinhava e depois faz a gola.

Quarto: endereço e telefone do Varejão Chaves: Rua João Gonçalves, 115 - Centro, fone: 2409-0828 (mas tem Varejão Chaves em Osasco, São Vicente, Guarujá, Santo Amaro, Santo André e na Lapa - pena que não tem mais na Penha, onde eu moro, senão eu não saia de lá...

Quinto: Vai caçar a tua, mulher!!!
Share:

4 comentários:

  1. de onde vc ? pq vc fala tubaina e isso eu so ouvi em ms minha terra! bjos seus trabalhos muito me encantam!

    ResponderExcluir
  2. "Minina", bebi tubaína minha vida toda!!! Meus filhos adoram, acham melhor que guaraná - e nós somos aqui da Penha, São Paulo - Capital. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amo costurar também, a camisa ficou linda!!!!

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!