sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Blusa de tricô à máquina "Rendas e Folhas"


Essa é prá fazer o fim de semana de vocês mais inspirado: uma receita de tricô à máquina, bem "facinha", com gráfico, com uma cartela linda e um acabamento bem delicado. Essa blusa tem duzentos anos, é minha (prá desmentir a história que eu não faço nada prá mim...). 



É meu coringa: sempre que eu estou meio prá baixo, que eu tenho que ir a uma consulta médica e quero ser tratada como gente e não como apenas um pedaço de carne, eu uso ela... É batata: médicas, enfermeiras, atendentes, pessoas em lojas: sempre recebo elogios.

Não tem máquina? 

Bom, aí vai também um ponto parecido, prá você fazer à mão, com paciência tudo dá certo. (Exceto se fosse prá mim, que não sei fazer esses pontos maravilhosos à mão - sou uma negação... aliás, antes que eu me esqueça: se você é cheia de talento e consegue fazer esse tipo de coisa linda sem máquina - eu te odeio, no bom sentido...).

Não sabe fazer tricô, nem à mão nem à máquina?

Faz de crochê, mulher! Acha um gráfico bonito e faz, que faz bem prá alma, pro bolso, prá autoestima...

A receitinha e a cartela estão aqui:




Bons trabalhos!
(Detalhe: notaram que a minha blusa não parece muito com a amostra do ponto? É que eu fiz o transporte dos pontos com o transportador... Isso mesmo: eu tenho a paciência de, à cada 2 carreiras, pegar o transportador e ir mudando os pontos de lugar para formar o desenho. Isso porque, quando eu uso o carro verão, se me escapa um ponto, entro em parafuso, me sobe a pressão, fico um caco de velha... Então, o jeito é ser paciente ou ir parar no hospital. Mas vocês, que são jovens e talentosas façam com a cartela, que fica ainda mais lindo e mais rápido!!!)
Share:

11 comentários:

  1. menina vc é um genio!
    o seu blog é otimo, não falta ideias criativas e economicas..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, seu blog é imperdivel, venho várias vezes ao dia para "babar" com sua arte.
    Gostaria de saber qual o tamanho da blusa renda e folhas, que tem a receita com linha Ibiza.
    Um abraçao
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Célia: meus olhos estão brilhando! Obrigada... Denise: a blusa é tamanho 46/48, que é o meu manequim, mas minha filha é 40/42 é fica linda nela, não fica? Em mim não fica justa, fica na medida, mas, se você é mais magrinha, pode fazer menor ou usar assim mesmo (minha filha pega sempre emprestado...) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns seus trabalhos são maravilhosos , já fiz trico a maquina a muitos anos atras , trico manual (mão) é meu sonho de consumo um dia eu aprendo , folhas então é espetacular .
    Deus abençoe suas mãos ricamente e ao seu coração tb , pois sempre divide seu talento.
    Bjão Susucapri

    ResponderExcluir
  5. O ruim é que vicia: a gente faz coisas lindas, fica acostumada com o prazer de criar, de ter seu trabalho apreciado e aí não quer parar mais. Se você ainda tiver a máquina, volte a usá-la - sai tanta coisa boa! E vá pegar firme no tricô manual: não tem coisa tão boa quanto produzir beleza com as próprias mãos. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog.
    Estou aprendendo agora o trico a máquina.
    Fazendo uma busca na net achei o seu blog e estou amando.
    Deus te abençoe por compartilhar seus conhecimentos.
    Bjs
    Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer para mim, glória. Continue aparecendo. Beijos.

      Excluir
  7. AMEI TUDO, REALMENTE TU ÉS ESPETACULAR, ESTÁ ME DANDO VONTADE DE IR PRA MÁQUINA, QUANTA COISA BONITA.ABRAÇOS POR COMPARTILHAR.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acabo de ganhar uma máquina de tricô antiga (veloz), e fuçando pra saber como usar, me deparo com essa delícia de blog!! Parabéns!!!
    Mas estou perdidinha, não sei nem o que é cartela, vc tem alguma postagem para iniciantes?
    Obrigada! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cartelas são acessórios que fazem a máquina trabalhar seguindo um esquema, ou de ponto rendado (com agulhas que pulam o ponto pro lado, fazendo buraquinhos) ou com pontos travados, que criam efeitos de lã mais pesada e trabalhada. Infelizmente eu não tenho nenhuma postagem sobre início de trabalho com cartelas. Mas tenho dicas de onde encontrar. Primeiro: no Yahoo, se você tiver email deles (que é grátis) tem grupo de tricô à máquina com muitos arquivos de receitas (e a criadora do grupo, Wilma Pizza, disponibiliza grátis apostilas para iniciantes). Tem a "Irma tricô à máquina" (digita isso na pesquisa do Google que vai parar no blog dela - e ela vende apostilas). No face tem diversos grupos de tricô a maquina e a Isaura Carvalho vende CDs com diversas aulas. No Youtube você acha diversos vídeos para iniciantes (tem até alguns meus, ensinando a fazer decote redondo, saia evasê em tricô e ponto coração desfiado... é só procurar Rosa Janela no Youtube...). Mas os vídeos da Isaura Carvalho são muito bons e até tem vídeos em inglês bem fáceis de entender (é só escrever "machine knitting" na pesquisa do Youtube...). Daí tem uma dica melhor ainda: as russas mandam melhor que ninguém no tricô à máquina - e as máquinas delas são bem rudimentares perto das nossas. Você entra no google tradutor, escreve "machine knitting" e pede prá traduzir pro russo. Daí coloca o termo que aparece na pesquisa do Youtube e se delicia com os vídeos delas, que são fantásticos. é o caso de xeretar, tanto no google quanto no Youtube. Eu costumo traduzir "machine knitting" prá tudo quando é idioma e ir pesquisando, aprendendo aqui e ali. Sugiro a você que faça o mesmo, pois isso abre portas à imaginação e a gente vai criando enquanto aprende. Um grande beijo e muita sorte com seu brinquedo novo!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!