segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cachecol de Plumas feito na máquina...






Pois é, por causa da perua enrustida que eu trago dentro de mim, resolvi fazer um cachecol que imita aquelas plumas que as vedetes de antigamente usavam nos filmes e que está tão na moda, pois existem muitos lançamentos de fios que imitam esse efeito nas peças. O que mais me veio em mente é o Sensual, especialmente o Fricote, da Círculo, mas as outras marcas também tem similares.


Contudo, apesar do preço não ser assim tão alto (em torno de 14 contos o novelo), com um novelo apenas o cachecol fica muito magrinho, sumido... E tem mais: nem todo lugar tem esse tipo de lã prá vender - e, às vezes, o preço é bem maior... E tem mais ainda: nem todo mundo tem grana prá comprar essa lã...
Foi pensando especialmente nessas últimas pessoas, prá quem o dindin anda meio sumido, que eu resolvi fazer esse cachecol, criando minha própria fita.
Chuta quando ele pesa... 50 gramas. Feito com sobra de pingouin Cristal. Custo: R$2,20.(TÁ LOUCA??? DOIS REAIS E VINTE CENTAVOS???) Sabe fazer conta? Um cachecol por 14 reais ou um outro parecido, tão bonito quanto, por menos de 3 merréquinhas?
É isso aí... Se você tem máquina, manda brasa. Não tem frontura? NÃO PRECISA!!!!
Dá prá fazer assoviando e chupando cana, dá prá botar as crianças fazendo prá você: depois que você laçou as agulhas e fez o começo, põe a bambina prá se divertir e aprender um pouquinho que é assim que começa...
Vai colega: um cone rende cinco cachecóis desse aí, paga 11 contos num cone da lã (nem vou calcular por quanto você vai vender, mas é dinheiro certo, já tem teu nome escrito nas notinhas...)
Muda a receita: faz a fita mais larga, cria um cachecol mais bonito ainda que o meu...
Faz mais metros de fita. Faz uma tela de crochê, daquelas que é um ponto alto, duas correntinhas, etc, etc, no formato de uma estola, depois faz os babados e aplica nela toda (já pensou, que chique?)
Aplica numa gola...
Faz uma de cada cor...
Enrola no pescoço e faz como a minha Lolinha: sai linda por aí, só que, no seu caso, foi você que fez, não sua mamãe...
Vai na Igreja, no médico, pro trabalho, passeia com o "marildo" no shopping e, quando passar na vitrine daquela loja de rico, espia o cachecol furréca que eles estão vendendo por uma grana preta e, com o cantinho da boca, fazendo um biquinho, dá uma risadinha e diz só pro bandidinho ouvir: Ô, meu querido, o meu cachecol aqui é mais lindo que você e custou menos de 3 reais (se bem que, provavelmente, aquele lá custou isso também, mas foi superfaturado por causa da etiqueta e da loja onde está "hospedado"...)
Ah, você não tem máquina de tricô e gamou no cachecol? Procura uma tricoteira na sua vizinhança, no seu bairro, leva um cone de lã, imprime o esqueminha e pede prá ela fazer a fita prá você, depois você crocheta o resto... Você vai tá ajudando ela a ganhar seus tostõezinhos (as fábricas de lã já estão bem ricas, mesmo...) Garanto que, se você procurar uma tricoteira, você acha: estamos espalhadas por aí...
Bons tricôs!
Ah, IMPORTANTE:

- cada 100 carreiras rende 38 cm, desse jeito que eu fiz;

- passe a ferro a parte mais larga da fita, para ajudar o babado a se formar.
MAIS IMPORTANTE AINDA:
- tem pasta de dente na boquinha da minha Lolinha... Só reparei quando fui fazer a postagem. Espero que no metrô alguém tenha avisado ela...
Share:

6 comentários:

  1. acho que vc tem uma criatividade incrivel acho que ja disse isso né? queria saber que maquina é essa que faz trico é muito cara?

    ResponderExcluir
  2. É uma Elgin 840, que eu ganhei de Sua Majestade em 1995. Você acha para comprar em lojas específicas de máquinas de tricô. No mercado livre também tem, nova e usada... Dá uma olhada nesse link aqui:
    http://www.quebarato.com.br/maquina-de-trico-elgin-840__2175AB.html
    Beijos e obrigada de novo!

    ResponderExcluir
  3. Rosa, boa tarde!!
    Estou amando seu blog.
    Eu gostaria da receita
    desse lindo cachecol com
    pérolas. sou iniciante no
    crochet,mas sou perseverante
    e caprichosa. Você teria um
    gráfico. Achei lindo e fiquei
    muito empolgada! Obrigado e beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Miriam: a receita está aí, na postagem, mas é para tricô â máquina. Para fazer em crochê, enfie todas as pérolas de uma vez no fio, faça umas 10 correntinhas + 5 para virar e faça crochê filê, colocando uma pérola na beirada a cada 10 carreiras, por ex. Depois você franze no lado oposto às pérolas. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! como sempre você arrasando...Que Deus o abençõe
    então aproveitando da sua generosidade,tenho duas duvidas...teço 6.ooo carr. =23m. um cachecol ja babado,vai ficar + ou - 1.50m,
    emtão eu tenho que cortar a fita?, eo terceiro babado é feito nas linhas do meio?.desculpas esta tudo explicadinho,ja estou com os pontos na maquina fiz bastante carr so parei pra ti perguntar.é que sou devagar.espero ansiosa. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graciana. Na verdade você corta a linha e dá uma arrematada. Daí você faz os babados e o terceiro babado você coloca no meio dos outros dois. Qualquer dúvida é só falar. Beijos.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!