sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um só novelo, dois chapéus...







Quando a lã é bonita e de qualidade, o bom é usá-la onde vai ficar mais visível - como numa touca ou cachecol, por exemplo. Bom também é saber que dá para fazer rapidinho e gastando pouco duas coisas tão bonitas como as de hoje (embora eu não saiba se meus olhos de mãe exageram na belezura das peças só por causa da cabecinha linda que as está usando...). Bom, Com apenas um novelo da lã Flower, da Línea Itália, a receitinha de hoje, na verdade,são duas: um chapéu côco (na primeira foto), que você pode customizar a seu gosto, e uma boina rendada, que eu fiz para minha filha (ela adorou...)!
Boina: 73 pontos, agulha de tricô 6, barra 1 x 1 por cinco centímetros. Continua, agulha 8, tricô do avesso, meia do direito, e, no direito, 2 pj em meia, laçada, repete até o final da carreira, com um meia sozinho no fim.Tricô no avesso. Faz isso até dar uns 10 cm, aí começa a diminuir, no avesso, da seguinte forma: continuando os rendados efetuados em meia no direito, diminui, a cada carreira do avesso -
1ª dim. - 4 tricôs, tricota o 5º e o 6º ponto juntos, repete até o final, sobra 1 tricô sozinho;
2ª dim. - 3 tricôs, tricota o 4º e o 5º ponto juntos, repete até o final, faz o último tricô;
3ª dim. - 2 tricôs, tricota o 3º e o 4º ponto juntos, etc.,
4ª dim. - 1 tricô, tricota o 2º e o 3º ponto juntos, etc.,
5ª dim. - tricota o 1º e o 2º ponto juntos, até sobrarem 13 pontos na agulha. Faz uma carreira de meia no direito sem fazer o rendado, corta o fio com uns 20 cm e, com a agulha de costurar lã, pega todos eles no sentido contrário de onde está saindo a linha, costura bem apertado para não soltar e costura a boina.
Chapéu Côco: 73 pontos, agulha de tricô 6, 23 cm meia do direito, tricô do avesso. Após atingir esse tamanho, diminui como a boina, só que no chapéu não se fazem os rendados, até restarem 13 pontos e costura do mesmo jeito, deixando a barra enrolar para fora.
Esse é o favorito da minha filha. É muito quentinho, pode pregar uns botões coloridos ou uma flor de fuxico, pregar uma fivela ou um broche bem bonito. É também muito quentinho!
Ambas são receitas que tem um baixo custo (comparando-se o preço da lã com sua qualidade, que é excelente), são rápidas de se fazer e de se vender, propiciando um bom lucrinho sem exploração...
Share:

6 comentários:

  1. Ola bomdia
    vim conhecer vc atraves da comunidade
    Linha Linea
    Amei seu blog
    achei os trabalhos muito lindos
    tabem gosto de fazer boina
    e bone

    ja fiz uns pra meus filhos
    mas como nao sei descrever
    receita vou copiar uma que vc postou e enviar
    pra meus amigos
    recebo varios emails pedindo dicas

    vou levar seu link pra nao te perder kkk
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Pode usar e abusar do blog: ele tá aí prá isso mesmo, prá ser útil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, vc sempre nos brindando com receitas fáceis e resultados fantásticos. Amei a boina e o chapéu. Parabéns pelo seu talento e pela filha linda. bjsss

      Excluir
    2. Obrigada, Patrícia, foi um prazer. Beijos!

      Excluir
  3. AMEI TUDO, TUDO E JÁ ESTOU VICIADO NO TEU BLOG. RSRSRSRSR BEIJOS E MIL ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que linda, Rose Mary! Você tão talentosa, com um blog tão maravilhoso - e dizendo ser viciada no meu... Beijos, minha querida!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!