sexta-feira, 1 de abril de 2011

Chapéu para quem não sabe tricotar (reciclando boné...)





Quantas vezes a gente se depara com aquele boné velho (ou novo), que, como eu disse, está velho ou que você ganhou de brinde e não tem coragem de usar porque não quer ser garota-propaganda de ninguém? Bom, seus problemas acabaram: é só reciclar (que palavra linda, tão politicamente correta, tão econômica, tão cheia de respeito pelas coisas materiais que nos servem, etc.).
Bom, você vai precisar de um boné (do qual você vai guardar somente a aba e a tira que envolve a cabeça), um retalho de tecido encorpado (serve malha de tweed - que foi o que eu usei - moleton, jeans, etc), agulha, linha da cor do tecido, tesoura e boa vontade. Dá até para usar um tecido bonitinho de algodão, desde que forrado com entretela colante...
Recorte um dos triangulos que formam a cabeça do boné. Baseado nele, você vai fazer o molde dos "gomos" do seu chapéu. No desenho eu explico mais ou menos - é feito no "olho" mesmo. Depois você costura (a mão mesmo), formando a cabeça - que vai ficar bem mais larga que o original - encapa a base (aquela tira que envolve a cabeça) encaixando esse corpo, franzindo ou pregueando, como você achar melhor e encapa a viseira (recortando dois gomos do mesmo tamanho dela com sobras para a costura. A da minha filha eu fiz inteira à mão, depois aproveitei um brinco de borboleta que tinha perdido o par e costurei como se fosse uma etiqueta metálica. Ficou muito bom, macio e bonito - um boné largado no canto agora tem um bom uso...

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!