terça-feira, 19 de abril de 2011

O Bem Amado de todas: Ponto Pipoca





A única vez na minha vida em que eu paguei para alguém tricotar algo para mim foi por causa desse ponto. Eu trabalhava, tinha 3 bebês pequenos, e comprei uma revista onde tinha uma blusa preta com ponto pipoca. Eu não sabia fazer e nem estava com tempo ou cabeça para tentar aprender. Aí, minhas colegas encomendavam as blusas de uma senhora e eu, querendo ser chique como elas, tirei das goelas o dinheiro e paguei pelo feitio da tal blusa.
 A mulher fez uma blusa horrorosa, com o mais batido ponto tijolinho e foi um tremendo arrependimento. Fiquei com tanta bronca que cheguei em casa, desmanchei a blusa e fiz uma outra prá Sua Majestade, com ponto bem simples e fiquei no sonho do tal ponto. Anos depois encontrei a mesma revista perdida numa bagunça e resolvi enfrentar a descrição do ponto e a achei fácil, aprendi e até já ensinei prá um monte de gente.
 Inclusive, outro dia fui fazer um ultrasson e (como sempre) levei um tricôzinho prá passar o tempo. Do meu lado tinha uma mulher tricotando uma blusinha para o neto e, encantada com o cachecol de ponto pipoca que eu estava fazendo, reclamou que nunca tinha aprendido o ponto, que achava que devia ser difícil. Quando eu me predispus a ensinar, ela cortou o fio da blusinha, e em dez minutos saiu feliz e satisfeita com uma amostrinha do ponto. Uma alegria que só uma tricoteira sabe...
Bom, aí vai uma blusa linda, que sempre arrecada elogios por onde passa. Espero que vocês gostem e apreciem a beleza e a economia - Cada pacote de Mollet, na Aslan, com 5 novelos, custa R$ 8,42, e eu usei só 2. O QUÊÊÊÊ???!!! Uma blusa linda dessas custou menos de 20 contos? Pois é... Ah, os botões são lindíssimos, italianos, parecem um cristal negro sextavado, paguei só 1 real cada numa lojinha em Itapetininga (interiorzão de São Paulo) chamada Realce, mas eram os últimos 6. Mas na 25 de março tem uma loja chamada Maluli, que fica bem perto da virada da Ladeira Porto Geral e, no 2º andar, onde ficam os botões, você acha botões do mesmo estilo e paga entre 11 e 20 reais a cartela.
Blusa Pipoca Rosa - veste manequim 40 até 48
10 novelos mollet cor rosa antigo (na Aslan essa cor é a 9245, mas está em falta...)
(compre 11 só prá não faltar, caso seu ponto seja mais comilão de lã que o meu)
Agulha de tricô n. 8
Barra 2 x 2 torcida: tricotar os 2 tricôs normalmente, na hora de tricotar os 2 meias, pegar os 2 juntos com a agulha, tricotar em meia (como se fosse fazer uma diminuição...), mas não derrubar os 2 pontos da agulha; daí faz um outro meia só com o ponto que está mais na beirada. Então derruba os 2 da agulha. É feito assim do avesso e do direito, sempre trabalhando somente os meias e fazendo normalmente os tricôs, pois eles serão trabalhados igualmente no avesso. Fica uma barra muito decorativa e firme. Pode-se fazer com agulhas bem grossas cachecóis muito lindos com esse ponto...

Adicionando:

Tem um vídeo muito bom do colega Marcelo Rezende ensinando esse ponto - prá quem não se dá bem com explicações escritas e adora um tutorial em vídeo. Homem fazendo tricô - coisa boa, né? Apoio totalmente. Não apenas porque Paulo de Tarso, nosso "São Paulo" se sustentava como tecelão mas principalmente porque é um passatempo muito saudável, do qual ninguém deve ser privado. Aliás: adoraria que o "Marildo" também fizesse crochê e tricô, mas especialmente que ele se dedicasse a outros afazeres considerados erradamente "femininos", como lavar louça, passar roupa (que eu odeio, me cansa demais as pernas...), dar aquela geral na casa... Já pensou? Eu entrando na cozinha e recebendo uma travessa de lasanha das mãos dele, fumegando e repleta de molho? Ai, ai... Sonhar não paga nada...



Ponto pipoca: Sem medo - o ponto pipoca é pura matemática de primário. No lado direito a gente só faz ponto tricô, mas é nele que as pipocas aparecem. No avesso é que elas são feitas, simplesmente utilizando pontos múltiplos de 4 mais 2 pontos (um para cada beirada do trabalho). No ponto pipoca, tricotamos 3 vezes o mesmo ponto,fazendo um meia, um tricô e um meia no mesmo lugar, simplesmente mudando a agulha, ora para a frente, ora para trás. Como acabamos aumentando pontos, pegamos os próximos três pontos juntos e os tornamos um. E assim vai: faz 1 virar 3, faz 3 virar 1, etc. Na próxima carreira, faz somente tricô, que é para dar "corpo" às futuras pipocas. Então, aquele ponto que virou 3, você faz virar 1 de novo; aquele que virou 1, você faz virar 3 de novo... Simples assim. É só treinar os olhos e repetir essa rotina enquanto estiver tricotando a peça.
Usei agulha 8 nessa lã, com esse ponto, para acentuar o efeito rendado e destacar as pipocas...
Se você tiver dúvidas, pegue no Youtube algum vídeo de tricoteira com esse ponto... Em inglês acho que ele é chamado de blueberry stitch...
Costas: Montar 86 pontos na agulha 8 e tricotar em barra 2 x 2, 2 tricôs 2 meias, fazendo a barra torcida por 8 carreiras. Recomece a contagem de carreiras, desconsiderando as da barra. Fazer o ponto pipoca por 68 carreiras (ou 34 seqüências horizontais de pipocas) e arremata para as cavas 4 pontos de cada lado, depois mais quatro pontos. Na carreira 100 arrematar tudo.
Frente direita: 49 pontos, sendo 42 em barra 2 x 2 torcida e 7 em cordões de tricô para o abotoamento, durante 8 carreiras. Fazer a cava na mesma altura e também aí começar a diminuição para o decote, arrematando 1 pipoca cada 4 carreiras exatamente antes dos 7 pontos em cordões de tricô. Na carreira 100, arrematar os pontos pipoca e continuar somente os cordões de tricô por mais 24 carreiras (para a parte do pescoço das costas). Arrematar.
Frente esquerda: igual à direita, mas com casas efetuadas a 3 pontos da borda, nos cordões de tricô, a primeira logo que acaba a barra e começam as pipocas e as outras a 14 carreiras de intervalo.
Mangas: 42 pontos, barra idêntica, quando começarem as pipocas aumente um ponto de cada lado a cada 10 carreiras. Na carreira 78 arremate 1 pipoca a 2 carreiras, sobrando apenas 5 pipocas no final (Obs: de quando se inicia cava da manga até quando ela é terminada são 20 carreiras).
Montagem: Costurar a blusa, pregando o arremate do pescoço nas costas. Pregar os botões.
Share:

13 comentários:

  1. olá a sua blusa é lindissima, mas tenho uma duvida, no caso para formar o decote em v vc foi diminuindo os pontos pipoca, quero fazer uma com fio camila 1000+camila fashion, do mesmo modelo que a sua não para o inverno mais para meia estação, desde de já obrigada,
    Marina Keller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mari, o ponto pipoca também fica lindo em blusas de verão, eu já fiz várias:
      http://arosanajanela.blogspot.com.br/2012/01/primeira-belezura-do-ano.html
      http://arosanajanela.blogspot.com.br/2012/02/com-um-top-cor-da-pele-ficaria-melhor-e.html
      http://arosanajanela.blogspot.com.br/2011/12/pipoquinha-de-verao.html

      As diminuições para o decote V são as mesmas que numa blusa de frio, depende da linha que você usa. No geral eu divido o trabalho ao meio e vou arrematando 1 ponto à cada carreira, não esquecendo de manter a mecânica do ponto, até dar a quantidade de pontos certa pro ombro. Mas não tem erro, fica lindo com qualquer decote, ainda mais que você escolheu fios que tem cores lindas e firmes e que são muito macias. Espero que você consiga fazer e que fique linda a tua blusa. Beijo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei a receita da barra, não sei o nome, mas chamei de barra 2X2 torcida, por caisa do efeito torcido.
    Fiz um video para o os leitores entenderem melhor (não que não esteja bem explicado, mas algumas pessoas tem mais facilidade vendo os videos).
    Vou colocar o link aqui para quem quiser assistir ao video.
    Mas uma vez parabéns pelo trabalho.

    https://youtu.be/K_66uK0lRJg

    ou procure homens tambem fazem trico e crochê.

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer uma blusa para a minha sogra e ela tem 90 anos.
    Estou pensando em fazer o ponto pipoca só na frente, por conta da friagem.
    Acha que ficará bonita?
    E gostaria de saber como faço a diminuição do ponto pipoca no trabalho?
    Em vez de fazer os três pontos em um só, pego 4 juntos em vez de três juntos?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ponto pipoca eu arremato levando em conta os motivos, não os pontos. Sempre deixo um ponto tricô de borda e arremato na cava 2 motivos de uma vez - 2 pipocas (permanecendo o tricô de borda) e depois de 4 carreiras, mais uma pipoca. Caso necessário, se houver uma quantidade de pontos muito grande na blusa (no caso de pessoa mais gordinha...) eu arremato mais uma pipoca depois de 4 carreiras. No decote: se for V arremato uma pipoca a cada 4 carreiras até dar a largura do ombro e depois sigo reto. Decote redondo: arremato de uma vez as 6 ou 8 pipocas centrais (dependendo da quantidade de pontos na blusa) e depois vou arrematando paulatinamente prá dar o formato arredondado (duas pipocas de uma vez e depois 1 pipoca a cada 4 carreiras). Parabéns pelo amor pela avozinha. Concordo com você em fazer as costas lisas prá protegê-la da friagem. Um abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigado.
      É o que achou do vídeo que fiz da barra que vc ensinou?
      Vc assistiu?

      Excluir
    3. Gostei do vídeo sim, tá bem clara a explicação, quem assistir vai conseguir fazer. Se você reparar aí em cima eu acabei de atualizar a postagem e coloquei o teu vídeo embaixo da explicação do ponto. Um abraço e parabéns.

      Excluir
  5. Olá a todos,
    Entrei hoje no blog para mostrar a cor da blusa para minha mãe e fiquei muito feliz quando vi que a criadora do blog colocou o link do vídeo onde ensino a barra dupla que aprendi aqui.
    Confesso que a princípio fiquei receioso em fazer o vídeo e a autora não gostar.
    Enfim estou muito feliz em poder colaborar de alguma forma.
    Assinem meu canal e vejam muitos outros vídeos.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!