segunda-feira, 11 de abril de 2011

Blusinha de Verão - Fácil de Fazer!!!!


Minha primeira postagem foi um vestido feito com um lençol velho... Sempre que dá, no final do ano sua Majestade gosta de trocar lençóis, cortinas, toalhas de banho e de mesa e eu acabo dando um outro uso para as coisas, que se não vão mais servir de um jeito, servem de outro. Surgem shorts, aventais de cozinha e outras tantas coisas que nem dá para mencionar.

Bom, acontece que também sobrou tecido dos lençóis novos que eu fiz - porque eu acabo sempre comprando um pouco a mais (melhor sobrar, que faltar...) e eu pensei em fazer umas blusinhas para mim, bem fresquinhas, para aguentar o verão e a Tia Mena ( ou a maldita menopausa...). O tecido dos lençóis é de algodão, ultramacio, com estampas meio "cheguei" mas é que eu gosto do quarto alegre mesmo.
Peguei uma blusa velha que minha mãe tinha me dado, cujos elásticos já afrouxaram e eu sempre digo que vou arrumar, mas não acho tempo e usei ela como molde. Fiz as duas blusinhas abaixo, gastando para cada uma 45 cm do tecido, que custou R$8,90 o metro na Niazi Chohfi, lá na 25 de março; enfeitei com renda gripure, que eu comprei na Maluli, também na 25 e que custou uma peça com 10 metros R$11,oo e, no lugar do lastex - que logo fica laceado, usei elástico com 1/2 cm de espessura . Nas alças, eu usei um elástico de 2 cm de espessura. Se você tiver 1 m de tecido, 5o cm de elástico largo (2 cm), uns 4 m de elástico fininho ou um rolinho de lastex dá prá fazer, tranquilo...

Só tem um problema: depois de prontas as blusinhas (que eu ia usar prá ficar em casa...) minha filha Nana pediu prá ela porque achou bonitas... Daí então eu aproveitei uma bata velha que estava encostada, descosturei toda ela, passei a ferro e cortei a terceira bata. Fiz para ela também, prá variar...




Esta primeira imagem é a da blusinha feita com a ex-bata. Eu adoro essa estampa, pena que agora só acho tecido floral com estampas absurdas... O tecido é viscose, o enfeite é rendinha de algodão (que já fazia parte da bata). Não gostei tanto, porque o caimento não ficou tão bom, mas ficou bem fresquinha.




Estas duas são as feitas com tecido de lençol, puro algodão, bem fininho mas encorpado. O caimento ficou melhor.

Elas tem três pontos positivos, a meu ver:

1) não precisa usar sutiã por baixo, exceto se tiver seios muito grandes,porque o busto é feito com tecido duplo - isso é bom porque também não ficam aparecendo as alças, nem na frente, nem atrás;

2) as alças não ficam caindo, como geralmente acontece com blusas desse tipo, porque tem elástico largo dentro delas, que dá um leve franzido sem apertar;

3) serve tanto em manequim 40 (ela) como em 44 (eu).



Peguei o molde, passei para o sulfite, escaneei e já está no meu Picasa - assim, quem quiser se aventurar a fazer uma é só baixar o molde. Basta clicar no endereço abaixo, que ele está lá, esperando...


Só que eu repito: não sou costureira, não fiz o molde tomando medidas nem calculando nada, mas com ele em mãos e olhando as imagens dá para fazer.
IMPORTANTE: cortem tudo com uma margem de 1 cm para a costura - ou mais, se você for fazer para alguém mais "fofinha"... Costurem as alças, desvirem as mesmas e introduzam o elástico largo, dando uma leve franzida e alinhavando. Coloquem as duas partes do busto (depois de feitas as pences), direito contra direito e encaixem as alças. Prendam a parte de baixo, fazendo pregas se necessário. Façam o mesmo nas costas. Preguem o elástico com uma distância de 2 ou 2,5 cm entre cada elástico. Usem renda de algodão, gripure, bordado inglês ou o que quiser para enfeitar (e esconder qualquer "probleminha" na hora de costurar o busto). O mesmo elástico usado para dar o franzido atrás eu usei na lateral do busto, embaixo das axilas - assim fica tudo bem "escondidinho", dá prá usar sem sentir vergonha de mostrar nada. Sempre alinhavem tudo antes de costurar, para dar mais segurança... Dá para "encompridar" e transformar num vestido. Qualquer dúvida, podem mandar perguntas, eu respondo com prazer...
Share:

2 comentários:

  1. Olá, Rosa

    Gostei muito da blusinha de verão (aquela com latex e elástico nas alças) que vc postou em abril 2011.

    Cliquei no link que vc deixou (Megaupload) para pegar o molde mas esse domínio não existe mais.

    Há outro link em que eu poderia downloadar esse molde? ou seria possível enviar p/meu email, por favor?

    Desde já agradeço.

    Bjs
    Fátima
    costurar.e.renovar@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vou mandar pro email,Fatinha. Espero que você entenda o molde,porque é caseiro, feito com canetinha hidrocor e na minha letra... Beijo.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!