sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Água

Como é preciosa - e quão pouco valor damos a ela...

Assisto na minha vizinhança às lavações das calçadas, a preguiça no uso da vassoura...





Eu tive uma vez uma empregada, muito caprichosa - diga-se passagem... - que tinha o feio hábito de lavar a louça com a torneira aberta o tempo todo: de copo em copo, prato em prato, talher em talher, lá ia embora a água limpinha pelo ralo, chó-ló-ló-ló... Eu trabalhava e não sabia disso, então um dia cheguei em casa mais cedo, devido a uma consulta médica, abri a porta e escutei a água escorrendo aos borbotões! Fechei a torneira, fui procurar a moça - que estava na  área de serviço, pendurando as roupas torcidas pela máquina. Quando reclamei da torneira aberta ela disse que tava lavando louça, só tinha dado uma pausa prá pendurar as roupas e que sempre deixava a torneira aberta prá escorrerem embora os restinhos de comida... 

-"É que assim nunca entope a pia!" - disse ela, com cara de que "Tô te ensinando essa, patroa...".

-"Se você raspar com a colher o que sobrou nos pratos e puser pro cachorro, também não entope a pia e é mais barato..."

Eu falei que não era prá deixar a torneira aberta, que água custava dinheiro e ela, me olhando feio, disse que eu tava chorando miséria, que eu era "rica" e podia pagar pela  água...

A gente escuta cada absurdo nessa vida... Mas foi o último dia dela na minha casa, foi desperdiçar água na Casa do Chapéu!

Bom, não tem que desperdiçar nada - muito menos água - e tem que beber bastante, porque nosso corpinho precisa.

Essa bolsinha fiz prá minha Naninha carregar sempre perto dela, presa na bolsa, do lado de fora, sua garrafinha de água:


E se faz assim:

 
O círculo foi cortado usando um coador Melita de molde, mas mede 11 cm. Quiltei ele todo, na largura do pé da máquina, usando ponto reto e a manta acrílica por baixo - quiltei só no círculo que vai por fora, o de dentro não precisa.

Quiltei também a parte lateral de fora - não são lindas as girafinhas?

Tudo é cortado duas vezes, mas a parte de dentro é 1 cm maior na altura - já explico por quê...

Fiz duas alcinhas assim: 31 cm de comprimento por quatro de largura. Dobra 1 cm prá dentro de cada lado (fica com 2 cm de largura). Daí dobra um lado em cima do outro e costura - ficam duas alcinhas de 31 cm por 1 de largura.



Prendi com uns pontinhos as alcinhas na parte da frente. Não usei alfinete porque a parte de dentro vai por cima e eu podia acabar quebrando a agulha costurando ele.



Parte de fora e parte de dentro, direito com direito com as alcinhas no meio e uma costura reta prá prender tudo - só aonde ficam as alças...

Nessa hora, se você quer fazer uma só alça comprida, prá usar em diagonal  no seu corpinho enquanto faz caminhada (igual maleta de carteiro...) sinta-se a vontade. 

Daí, quando vira, aquele centímetro a mais que o lado de dentro tinha fica parecendo viés - já dá o acabamento na peça. Mas eu deixei dobrado assim só prá mostrar como vai ficar no fim, por enquanto deixa os dois lados separados.

A fechachão da bolsinha: não adianta por zíper, que a boca é muito pequena. Deixar aberto também não dá, fica escancarada demais. Optei por elástico, que fecha direitinho e dá prá tirar a garrafa de água de dentro sem drama. Usei elástico bico de pato, de fazer calcinha mesmo - não sei onde diacho está o meu rolo de elástico chato! Mas vai ficar escondido mesmo, então não tem problema. Você usa o elástico que quiser ou tiver.

Preguei o elástico em linha reta numa distância de quatro centímetros da borda da costura do lado que vai ficar prá fora e em cinco centímetros da borda do lado de dentro, prá elas se encontrarem no mesmo lugar.

Usei ponto zig zag, linha branca - devia ter usado linha escura do lado de dentro, mas agora já foi, não vai aparecer mesmo.

Agora é costurar toda a lateral antes de por o fundo. Alfinete direitinho, encontrando a costura que divide dentro/fora, deixando uma beiradinha sem costurar - é por onde vai desvirar a bolsinha quando estiver pronta.

Não dá prá ver muito bem, então clique na foto e você vai ver o pedaço sem costurar que vai ficar no avesso.


Agora alinhave os fundos (não alfinete, ALINHAVE, sem preguiça!). Costure e faça uns piques porque é redondo e precisa, senão fica feio.

Alinhave também o lado de dentro.

Corte os excessos de manta, depois de costurado e faça piques prá assentar melhor.

Agora, pelo pedacinho que ficou sem costurar, desvire tudo devagarinho e com delicadeza - você não quer romper os pontos e ter que fazer nada de novo.

Eu sei, parece um parto. A coisa custa a sair por um buraco tão pequeno...

Mas sai: depois de tudo desvirado fica assim, uma linguiça de pano. Costura à mão, com pontinhos bem pequenos, o buraco do lado de dentro. 

Empurra prá dentro o forro... Passa uma costurinha na beirada, onde parece viés, prá garantir um melhor acabamento e também prá segurar o forro lá dentro e empinando as alças prá cima. 


Na minha eu passei uma demão de Termolina Leitosa em tudo, com pincel macio - só do lado de fora. Como o tecido estampado é clarinho, é imã de sujeira. A termolina dá uma impermeabilizada, garante vida mais longa à peça. Também ajuda a não desbotarem as girafinhas...

E pronto! Minha filha pode levar água na garrafa - cabe até uma garrafinha térmica com chá gelado, se ela quiser. Ela pendura na lateral da bolsa usando um gancho de chaveiro e a garrafinha fica protegida e sempre à mão - e se você usar manta térmica, que vende por metro em vários lugares, a água se mantém fresquinha!


Faz uma prá você!
Share:

9 comentários:

  1. Rosa, essa não! você "roubou" o meu epsódio!!!!! Qualquer semelhança é mera coincidência!!! Também tive uma emprega assim, quando reclamei que não era para lavar a louça com a torneira aberta ela saiu resmungando dizendo que quanto mais rica é a pessoa, mas miserável é ela. Então eu respondi: "pois é minha filha, sou tão miserável mesmo que daqui em diante eu vou ter que despedir a empregada". Foi-se a fulana com seus conceitos...
    Acredita que, no prédio em que moro a faxineira lava toda a semana (toda terça) as duas garagens do edifício, com mangueira? Reclamei com ela e disse que tinha ordem para deixar o prédio sempre limpo, i
    mpecável!' Bem, como eu não sou a síndica, resolvi me calar e ficar esperando chegar o racionamento que em breve vai começar aqui em meu bairro. Tô doida para esse povo morrer de sede, ficar sem água até para lavar a b...
    Parei no meio do post para desabafar a minha angústia. Vou voltar lá para aprender a fazer o porta-garrafa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa, mais uma linda arte feita por vc.
    Aqui mesmo sem problemas de água, temos consciência e cuidamos nessa época de seca sem abuso do uso da preciosa.
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  3. Rosa, que fofura, amei a estampa! O PAP é super didático, como você é generosa. Obrigada por compartilhar tantas coisas boas.
    Bjs querida e ótimo final de semana
    PS.: eu também fiquei triste pela Jasmine do filme, mas acho que ele nos dá uma lição e um alerta. O filme desta semana é uma comédia muito legal, acho que você vai gostar.

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci de dizer, aqui no meu prédio estamos desde abril sem lavar as áreas comuns para economizar água, só passando paninho com o rodo. Independente da seca que estamos vivendo, acredito que a água é um bem sagrado e precisa ser usada com respeito.
    Eu também mandaria embora uma empregada desaforada como essa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Perfeita! E a explicação cristalina.
    Sabe, Rosinha, cheguei de férias decidida. É agora que vou iniciar a costura, de verdade. Errando quanto for necessário até acertar! Decidi, está decidido!
    Também me parece horrível desperdiçar água (aliás, desperdiçar o que quer que seja!)
    beijinhos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  6. Rosa, já anotei a dica do restaurante eu não conhecia!
    Vivo colecionando dicas de restaurantes vegetarianos bons, hoje as opções aumentaram muito, ainda bem para nós!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Rosa

    No meu bairro, ao lado da minha casa, a faxineira vem 2x semana e toda vez que é dia de liberação de água (aqui em Glhos é um dia com água e outro sem água) ela lava, com mangueira, o quintal dos fundos até a frente e a calçada, maior desperdicio de água.

    Um vizinho da ponta da rua já reclamou com ela e com a patroa dela mas parece que ela passou a fazer pior. Ôôô gente sem consciência de vida em sociedade!!!

    O porta-garrafa da filhota ficou lindo. Parabéns.

    Sobre mim, estou bem melhor, tive uma gripe com febre (como a mtos anos não tinha!!!) e acabou por me levar a uma crise de bronquite mas com os remédios receitados pela médica MAIS e PRINCIPALM<ENTE os cuidados do maridão, estou ótima agora.

    Rosa, agradeço por sua msg carinhosa no meu blog a respeito de minha melhora na saúde. Agora é retomar o caminho de onde dei uma pequena pausa.

    Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Rosa, amei o seu porta garrafinha. Ficou uma graçinha!!!
    E, como já operei is olhos, daqui mais um cadinho, já posso tentar aventurar~me nas costurices, e ai vou usar muito os seus PAPS, que são bem explicadinhos. Beijokas, Rê

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!