Generosidade...

v Ensine a outros o que você sabe: não importa se é a receita de um cachecol, do maravilhoso prato de família, aquela dica infalível para sair do aperto... Quando a gente é mesquinho, vive pequeno! Seja generoso, mesmo se o segredo compartilhado é parte do seu sustento, afinal, sempre vai ter quem prefere comprar pronto e - com certeza - sempre vai ter quem precisa da sua dica para por o pão de cada dia na mesa. Viva grande!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Um mundo mais florido e doce!

Jasmins - destes aqui:

Casca de maçã - que meus filhos ainda são bebezinhos de colo, eu descasco e tiro as sementes prá eles (daí eu faço geralmente chá com as cascas - prá eles também, só porque são lindos...).



Coloca as florzinhas lavadas no vidro junto com as cascas de maçã, junta açúcar cristal e cobre com rum.

Deixa no vidro fechado, em lugar escuro, por pelo menos duas semanas - quanto mais tempo, mais apurado fica o gosto. 


Coa numa peneira, acrescenta leite condensado e creme de leite - prova o gosto: tem que ficar doce sem ser enjoado, não pode ficar alcoólico demais, tem que ser suave - que ninguém quer encher a cara de licor, né?

Fica tão perfumado... Maçã e jasmim combinam que é uma beleza.

Daí você desenha um rótulo pro teu licor, no capricho - amor e carinho é fundamental também nessas horas... Faz no Paint, quiném eu:

E dá de presente ou oferece prás visitas, no lugar de oferecer sempre um cafezinho... Já pensou? 


Você que é chique pode até comprar na loja que vende louças um vidro bonito e uns copinhos (no lugar de reciclar garrafas de azeite, como eu...) - que luxo, hein?

Daí, já que você tá inspirada, pega uns ramos de hortelã do quintal, guarda num vidro de maionese com açúcar e rum até pegar gosto.




Coa, acrescenta chocolate meio amargo derretido e acrescido de um pouco de água fervendo, leite condensado e creme de leite - e faz licor de Choco-menta! Escorre da garrafa cremoso e doce, levemente alcoólico...


Presente, presente, presente! Todo mundo gosta, custa pouquinho... 

Não tem mais desculpa prá ir visitar alguém de mãos abanando - leva um licor e faz a vida mais doce!

Deixa eu dizer uma coisa: quem prova o licor de jasmim jamais esquece... É um festival de delícias surpreendentes, que brinca com nossa visão - pois é um creminho lindo... - com o nosso olfato - porque o aroma é fantástico... - e com nosso paladar - porque é delicioso. É uma surpresa pros nossos sentidos...

Ah, e na próxima postagem eu conto uma linda história de amor, cujos personagens são um lindo rapaz, uma menina feia e um licor de figos...

(E lembrem-se: estou de férias no sítio, travando a Guerra de Tronos pela minha Winterfell contra carrapatos, escorpiões e aranhas malignas - só em Agosto eu volto e respondo os comentários...)


4 comentários:

  1. Estou espantada com as suas receitas!
    Vou experimentar!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me diz como foi, se gostou... Beijos!

      Excluir
  2. Olá Rosa...
    Hummm delícia...amei as receitas!
    Beijo, fica com Deus!
    Ivete

    *

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...