terça-feira, 28 de maio de 2013

Passo a passo do sonho:

Lindo, né? Não canso de olhar prá ele...


E ó: se você não tem máquina, mas quer ter o xale, presta atenção no pap porque, seguindo ele, dá prá fazer e, no fim dele, tem fotos extras prá fazer à mão. Mas, não esquenta: vem aí pap do xale feito à mão feito pelas minhas mãozinhas também...


Usei, como já disse, lã Cristal da Pingouin (um cone na cor violeta, sobrou 1/4 dele). Fiz na regulagem 10. Sentaí, segura uma caneca de chá e presta atenção - que parece difícil até você atinar como se faz, depois fica fácil.

































































































E então? Tá ou não tá...

Ou então:

Tão bem alimentadinhos? Ah, mas os que não tem máquina tão aguados de vontade? Então espia essas fotos - foram de suma importância prá desvendar o mistério do ponto:

Monte cinco pontos na agulha e tricote peia de um lado, tricô do avesso por 6 carreiras. No final da 6ª carreira dê uma laçada em volta da agulha (1º degrau da escada), monte mais cinco pontos (segunda coluna) e tricote as duas colunas em sequência, por nove carreiras, sendo que, entre a primeira e a segunda coluna sempre dê uma laçada na agulha prá fazer a escadinha.

Faça esse trabalho de criar novas colunas por quantas vezes quiser - na foto a mulher pretende fazer um cachecol com 7 colunas. No meu xale fiz 19 colunas, mas a lã era bem fininha. Com uma lã de espessura média, como mollet, família, acredito que umas 11 colunas deve ficar bom...

Aqui, nesta foto, ela já está começando a terceira volta. Na primeira (a que formou as colunas), no fim, você faz 18 carreiras somente na última coluna (forma aquela primeira "barriguinha" que a gente vê na foto acima, bem no canto esquerdo). Daí tece mais 9 carreiras entre a última e a penúltima coluna, formando escadinha. Na 9ª carreira já tece junto a antepenúltima coluna (é a 9ª escadinha entre a última e a penúltima e é também a primeira escadinha entre a penúltima e a antepenúltima coluna). Vai tecendo assim, sempre em blocos de duas colunas de cada vez, unidas por escadinha e deixando todas as outras colunas paradas. Quando chega no final da carreira faz a curva.



Fotos tiradas deste site AQUI, uma artista plástica de primeira: faz cada peça crochetando arame, cria joias, uma lindeza - deem uma passada lá que vale a pena...

E, prá ficar mais explicadinho ainda:




Share:

36 comentários:

  1. Rosa, em qual agulha vc começou o xale? qtas carreiras no total? quero muito fazer um, e nao tenho noçao de tamanho. se puder me ajudar, agradeço. mandei a mesma mensagem pelo grupo.

    ResponderExcluir
  2. O xale foi todo feito na máquina, na regulagem 10. Vou fazer um à mão, com mollet, e ainda não decidi se vou usar agulha 6 ou 7. De qualquer forma vou fotografar o passo a passo. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!! estou doidinha pra começar , estou finalizando um bandô de cozinha e parto pra este!!!
    Bjus!!!
    Liege

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí me chama prá ver, quando acabar, prá eu ficar feliz! Beijos!

      Excluir
  4. Rosa, parabéns! Sua explicação está perfeita, dá para entender muito bem, mesmo para quem não tem muito conhecimento da máquina de tricô. E a explicação para o trabalho com agulhas também está ótimo. Que o Senhor a abençoe e a ilumine sempre. Obrigada por dividir seu conhecimento conosco. Beijos carinhosos. Cada dia que passa, gosto mais de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te abençoe também, querida Lígia, por essa bondade de dier tantas coisas lindas prá mim. Beijos!

      Excluir
  5. Rosa, quando você diz agulha 6 ou 7, quer dizer 6 mm / 7 mm ou é numeração americana (4 mm ou 4,5 mm)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numeração brasileira. Prá fazer blusas com mollet eu uso agulha 5. Pro xale ficar mais molinho e fluido, pretendo usar agulha mais grossa. Beijos!

      Excluir
  6. Rosa, li, reli e olhando bem as fotos do passo a passo feito a mão, acho que entendi!! Preciso comprar a lã logo, pois estou louca prá fazer e ver como fica!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai adorar - fica lindo, não fica? Beijos, Luci querida!

      Excluir
  7. Rosa, obrigada!
    Vou tentar fazer à mão, adoro tricô e crochê e com esse friozinho é ótimo para esquentar as mãos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Promete que depois me deixa ver? Posta a foto lá no blog? Vou ficar esperando ansiosa... Beijos, Doutora querida.

      Excluir
    2. Tenho sim, Leca querida. Tá o link aí do lado direito, bem em cima dos seguidores...

      Excluir
  8. Rosinha minha querida....
    resumindo td isso
    Fica com certeza um arraso, lindo e a cor
    maravilhosa, vc tem mãos de fada
    Elogios pra vc
    Rita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rita querida - agora resta saber se as explicações realmente valeram: quando começarem a despontar os xales é que vou saber se me expliquei direito. Beijos!

      Excluir
  9. Oii Rosa tudo bem? Me chamo Luana e adorei seu trabalho, mas como sou iniciante não estou conseguindo começar. Lacei as 5 carreiras coloquei o peso ai meu carro agarra no peso. Ai depois você diz para tecer nove carreiras, se eu tecer 9 carreiras meu carro fica a esquerda do trabalho dai não tenho como fazer as laçadas seguintes. Achei lindo mesmo e por isso quero muito fazer mas estou com essas dúvidas desde já muito obrigada. Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana. O problema com os pesinhos é assim mesmo - tem que fazer as laçadas bem frouxas, assim o peso cede e não engancha no carro da máquina quando ele passa. As 9 carreiras você tece direto na primeira volta (contando a carreira de montagem que foi laçada também como carreira). Nas outras voltas você tece 8 carreiras entre duas colunas, puxa a próxima coluna prá frente, tece uma carreira só entre três colunas (vai ser a 9ª carreira das duas que estava tecendo e vai ser a primeira das duas novas colunas a serem tecidas). Experimenta fazer uma amostra primeiro (como eu fiz a amostra amarela antes de fazer o xale violeta) assim você acostuma com o ponto. Beijos

      Excluir
  10. Meu Deus!! Rosa, você não existe!!

    Como você é caprichosa e atenciosa!!

    Fazer um PAP tão bem explicadinho assim...e ainda se preocupou com quem não tem máquina...

    Você é um amor!!

    beijinhos,

    Lígia e =^^=
    ✿⊱╮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lígia, faço com gosto, querendo ver todo mundo usando coisas lindas! Beijos e bom feriadão prá você e sua turminha.

      Excluir
  11. Maravilhoso Rosa! Parabéns pelo lindo trabalho, e pela paciência nas explicações para dividir com todas nós. bjs,Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patrícia querida, foi um prazer. Beijos!

      Excluir
  12. LINDÉRRIMO!!! TU ÉS MARAVILHOSA, TUA PACIÊNCIA REALMENTE É AMORASA . MIL BEJOKAS E MIL ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rose Mary querida, quem sabe você faz um e me chama prá ver, hein? Beijos!

      Excluir
  13. LIndo! Vc está decidida a me fazer voltar a tricotar... sabia que eu fiz uma blusa de ponto arroz prá mim? hehehe quando tinha 9 anos - ainda me lembro: era cor salmão com uma listra branca no peito - e ninguém acreditava que eu tinha feito. Minha mãe deu o acabamento na gola com um ponto tipo conchinha de crochet.
    Quando vi a foto, pensei que o xale era de malha furadinha, mas que surpresa! super delicado! e com o PAP! Seu blog é uma mina de ouro.
    bjo bem grande - aproveite o passeio ao sítio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você me passou a perna: com nove anos, tudo o que eu fi foi um cachecol...

      Agora, se você não tem máquina, vai poder fazer o xale também: eu fiz um à mão, durante o feriado - falta fotografar e fazer o pap. Beijos e obrigada pela mina de ouro!!!

      Excluir
  14. Rosa,´pode ter certeza,você tem o dom Abençoado,sempre dando tudo de você,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bete, mas é um prazer muito grande compartilhar, você não acha? Beijos!

      Excluir
  15. Olá Rosa

    Este ponto é lindo. A sua máquina tão novinha faz-me saudades da minha... que está parada há alguns anos e estou a tentar por de novo a funcionar. Este ponto aí é mesmo perfeito.
    Abraço

    Nélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nélia querida, vindo de você esse elogio é realmente precioso, pois você faz coisas maravilhosas. Beijos e obrigada!

      Excluir
  16. lindo, lindo, lindo!!! parabéns pelo pap muito bem explicado
    um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço por você ter gostado, querida Emília. Beijos!

      Excluir
  17. Parabéns! tudo lindo!! amo artesanato e lãs então...rs bjs
    Te seguindo c carinho!
    http://teartricobykatiuscia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Rosa amei precisava mesmo de um modelo pra fazer um chale pra minha irmã ir pra igreja vai ficar lindo.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!