segunda-feira, 11 de março de 2013

Uniforme de Dona de Casa!



É prá isso que esse vestido foi feito... E, no final - vê como é que são as coisas... - minhas filhas acharam ele lindo e disseram prá eu não usar em casa, não: "Ficou tão bom, mamãe! Dá prá sair com ele, ir ao dentista, ao supermercado...Não desperdiça ele em casa não...".


Pois é... Na Niazi Chohfi, na rua 25 de março, eles - de vez em quando - fazem uma queima de tecidos encalhados: dividem em cortes de 1,5 metros cada peça, dobram direitinho e expõem à venda, bem na porta, a preços muito bons. Essa tricoline é um desses retalhos: 8 reais. Comprei 4, de estampas diferentes, todos eles com cara de vestidinho de velha (sabe como é, aquelas estampas simples, miudinhas e meio apagadas, que você vê as senhoras idosas usando quando varrem devagarinho suas calçadas...). 

Boa compra: tricoline de primeira, encorpada - mas macia. 

O vestido é - novamente - um simples regatão (que eu já mostrei como faz AQUI). Desta vez, prá ficar ainda mais fácil, usei viés nos acabamentos. O bom do viés é que você pode usar de cor diferente (como usei AQUI) ou do mesmo tecido da roupa. Aliás, viés é uma tremenda invenção: dá prá aplicar detalhes lindos em vestidinho de criança, em panos de copa, jogo americano, até toalha de mesa - é só usar a imaginação. E melhor ainda se for viés feito por você mesma - apesar de existirem prontos e serem vendidos a metro nos armarinhos, ou em rolos (muito baratinhos) em lojas grandes como Armarinhos Fernando ou Bazar Horizonte ou Aslan - pois aí você escolhe o tecido, aproveita retalho. Além do mais, viés comprado pronto é feito de um tecido não muito macio - nem muito fechadinho - dando aspecto grosseiro: prefira fazer o seu.

O chato sempre foi (prá mim...) cortar as tiras e depois uní-las. Nunca ficava tão reto quanto eu queria e sempre era necessário um pedaço considerável de tecido (e nem sempre se tem isso...). 

Aí assisti um programa na televisão com um método genial de fazer viés certinho, usando um pedaço pequeno de pano. Procurei o vídeo e agora vou "salvar a vida" do viés de vocês - é só clicar nesse amarelo: Como fazer uma fita viés.

Incrível, não é? 

Uma última dica: 

Na hora de pregar o viés em um vestido, por exemplo, comece pelas axilas: Deixe um centímetro do viés sem pregar bem na costura embaixo do braço e comece a costurar. Vá dando uma leve esticada no viés (tipo: a cada 5 cm de viés estique 1/2 cm - prá isso que o viés existe, prá poder ser esticado...). Quando der a volta toda e chegar onde começou, devagarinho costure até chegar exatamente onde começou, levantando aquele pedacinho de viés que deixou sem costurar no começo. Corte a fita deixando 1 cm de sobra (como no começo) e depois costure um pedacinho no outro, fazendo a junção entre eles. Pronto! Agora é só virar prá dentro e ir costurando com pontinhos invisíveis, para um acabamento delicado (isso prá fazer igual ao acabamento do meu vestido: direito do vestido com direito do viés). Para um avental de cozinha, por exemplo, você pode fazer avesso do avental com direito do viés, costura, vira para o lado de fora, dobra e passa uma costura à máquina - que fica bom.

Então tá! Vão aproveitar seus retalhinhos e fazer montões de viés prá deixar tudo bonito e colorido!
Share:

2 comentários:

  1. Oi Rosa, também adoro vestidinhos assim, bem confortáveis pra ficar em casa. E esse vídeo, que coisa maravilhosa!!! E eu que ficava juntando os pedacinhos de viés, na maior dificuldade... nunca mais!! Dica muito boa, obrigada!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Facilita bastante, nao e? Beijos e obrigada,

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!