terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tricô de ... bolinhas?

Casaquinho Monalisa

Resolvi dar esse nome porque esse casaquinho é a obra prima - da minha paciência. Vejam bem: ele é facílimo de fazer - é só seguir a receitinha, mas demora prá caramba. Costurar aqueles círculos de crochê demanda muito tempo e paciência. Só prá vocês terem uma ideia, fiz o tecido da blusa nas férias de julho, enquanto estava no sítio, e desde então tenho feito e costurado bolinhas pretas. São quase dois meses inteiros dedicados a uma única peça (não integralmente, senão eu pirava na batatinha: fui fazendo outras coisas nesse meio tempo, mas cada momento que dava, lá estava eu...).


Se você pretende fazer prá vender, por encomenda, NÃO. Ninguém no mundo vai pagar o que vale. É blusa prá fazer prá você, prá bambina deixar de herança prá filha dela - que Deus ainda tá projetando lá no céu - que um dia vai dizer: "Nossa! A vovó era mesmo incrível!".

Bom, mas de repente você tem empregada, cozinheira, manicure e pedicure em casa, o burro na sombra lá no quintal comendo grama canadense enquanto o "puldo" corre atrás do siamês, então pode se dar ao luxo de fazer mais rápido do que eu - não esqueça de agradecer a Deus por isso.

O X da questão está em distribuir os furinhos primeiro - a blusa é toda esburacadinha. Aí fica fácil saber exatamente onde pregar as bolinhas, senão fica tudo torto. Eu uso os marcadores numéricos da máquina prá saber onde fazer os furinhos com o transportador: em uma carreira, os furinhos ficam nas marcações 0, 10, 20, 30, etc. Dez carreiras depois, ficam nos "-" dos meios (preste bem atenção que tem que ter sempre 9 agulhas entre cada furinho).

Então é isso: delicado, feminino, arzinho retrô - nunca vai sair de moda, sempre vai chamar atenção. Lindo.

FAZ UM PRÁ VOCÊÊÊÊ!!!! Nem que seja prá usar no inverno que vem, vai fazendo devagarinho, distraindo a cabeça dos problemas, fazendo bolinhas (nem contei quantas...). Ou terceiriza: paga prá alguma idosinha talentosa fazer as bolinhas prá você - ela vai adorar ter um dinheirinho extra. 

Não tem máquina? Faz na mão, com lã família, depois prega as bolinhas feitas com lã bem fininha que fica lindo. Ou faz de cristal mesmo, só que no crochê, todinha de ponto alto e depois prega as bolinhas. O importante é esse visual clássico, que toda mulher gosta de ter de vez em quando.

Receitinha de mãe:




Ah, a receita da bolinha e do acabamento em crochê tá nesta postagem AQUI

FAZ, FAZ, FAAAAAAAZ!
Share:

11 comentários:

  1. linda como todo trabalho seu,parabens.......Deus continue te abençoando.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te abençoe também, Eva. Obrigada pela gentileza e pela visita. Beijos.

      Excluir
  2. Ficou show de bola mesmo,sem trocadilho, hehehehe...mas haja paciência. Isso é que é criatividade nota 10000000! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Célia, mas é como eu falei: faz aos pouquinhos que você até esquece que precisa de paciência... Beijão.

      Excluir
  3. Rosa, juro que quando comecei a ler o post pensei que você estava 'zoando' com a gente, mas nããão, é de verdade!!!
    Que trabalhosa essa blusa, e fica uma perfeição mesmo. Claro feita por você! E eu acho que é a única forma de não ficarem aqueles fios passando pelo avesso, não é? Como não tenho máquina, valeu a dica do croche, deve ficar linda também...
    beijos
    Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Luci. Eu até tenho cartela prá fazer de bolinhas na máquina, mas fica uma tonelada de fios no avesso... E desse jeito também gasta um pouquinho só de lã preta - economia!!! Beijos.

      Excluir
  4. COMO SEMPRE A M E I.
    TUDO QUE VOCÊ FAZ É MARAVILHOSO. AGRADEÇO POR COMPARTILHAR CONOSCO. BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Ana. Tava com saudades das suas visitas... Beijão!

      Excluir
  5. GOSTARIA DE ENCOMENDAR UMA, QTO? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não faço por encomenda, só prá filhota... Beijos e obrigada por gostar a ponto de querer encomendar.

      Excluir
  6. GOSTARIA DE ENCOMENDAR UMA, QTO? :)

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!