quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tofu em conserva



Nunca mais você vai dizer que tofu (queijo de soja) é horrível, que não tem gosto de nada. Esse jeito de preparar tofu deixa ele tão delicioso que você vai comer como aperitivo, quando dá aquela fominha fora de hora, ou vai usar prá enriquecer o lanche dos bambinos (eu sei, o plural seria bambini, mas deixa eu, que é assim que eu falo mesmo).


1º) Corta o tofu em fatias de 1,5 cm de grossura. Corte então em tiras da mesma espessura e então em cubos.

2º) Em uma assadeira grande disponha várias camadas de papel guardanapo (ou então, panos de prato bem absorventes). 

3º) Tempere com sal (eu faço meu próprio sal temperado com alho, amassando sal marinho com um pilão...). Use aji-no-moto (se gostar).

4º) Cubra com mais guardanapo ou pano de prato e deixe que o excesso de líquido seja drenado.

6º) Unte uma assadeira com pouco óleo ou azeite (melhor ainda se ela for anti aderente) e leve o tofu ao forno médio por 15 minutos. Eu também faço no microondas, mas somente por 10 minutos - gosto mais...

7º) Enquanto o tofu está aquecendo, frite uma cabeça de alho (eu gosto de cortar o alho em fatias compridas - acho que, de cada jeito que você corta o alho, fica um gosto diferente... Mania culinária minha...). Use pouco óleo, somente o suficiente para fritar o alho.

8º) Agora vem a parte importante: pimenta. Ô tempero maravilhoso e controverso... Quem gosta, como eu, ama de paixão... Tem quem deteste (???). A América só foi descoberta por causa dela - visando descobrir um novo caminho para as Índias é que Colombo saiu prá dar a volta ao mundo - e isso não é pouca coisa... No meu tofu eu uso duas pimentas: calabresa desidratada em flocos e pimenta vermelha (também conhecida como dedo de moça) em pó, comprada por quilo no bairro da Liberdade, centro de São Paulo - falei que adorava pimenta, meu filho caçula aos 6 anos deu uma provadinha e hoje come até pura! Depois que o alho está frito eu jogo nele, ainda quentinho, a calabresa e o pó vermelho (parece colorau), e vou acrescentando mais óleo - até dar mais ou menos meio litro. Não deixo ferver, mas tem  que estar quente. Salgo esse óleo, pego o tempero Sazon que der na telha - ou estiver à disposição - e passo para a finalização:

9º) Vidros grandes e bem limpos, dentro de uma panela de alumínio para absorver o calor impactante que vão receber. Com um garfo, vou depositando os tofus bem quentes no vidro, intercalando com o óleo (que, a essa altura, está vermelho). Pronto: o vidro está cheio de delícias. Jogo  por cima um pouco de vinagre branco prá temperar... Fecho bem o vidro (prá não vazar, porque eu vou mexer nele...), seguro com um pano de prato prá não me queimar e dou uma chacoalhada. Conforme o tofu esfriar, vai absorver o tempero. Quanto mais tempo ele curtir no vidro, mais gostoso vai ficar.

Meus filhos a-do-ram, comem o tempo todo (deixam escorrer bem o óleo). Levam na marmita - por vontade própria. Ficam malucos quando acaba...

Ele é a minha versão caseira prá um tofu em conserva que se compra na Liberdade, um vidrinho pequeno chega a custar até 7 reais. O problema é que são muitas marcas (já comprei e provei todas, a única que presta é a da foto, que tem uma cabecinha - as outras tem um gosto fortíssimo de gorgonzola e o caldinho parece secreção de nariz - catarro, prá dizer o português bem claro). Se vocês forem arriscar comprar, memorizem o vidro que eu mostrei, que vale a pena - é delicioso demais... Meu paraíso culinário, ultimamente, é me imaginar sentada no sofá, de pernas prá cima, com um vidro inteiro dele prá comer sem ninguém me proibir, porque é salgado e minha pressão não está baixando nem com remédio... O tofu da Liberdade é mais salgado e bem mais apimentado que o meu - e também é mais macio, derrete na boca... Alguma coisa que esses chineses fazem com o tofu me escapa...

Mas olha, o meu fica nota 10, a Lola detesta o comprado, mas ama o meu.

Prá vocês fazerem sem as pimentas que eu falei, façam assim: peguem uma pimenta vermelha lavadinha e sem sementes e batam no liquidificador com o óleo que vocês vão usar - vai ficar excelente. Pode colocar orégano (Sua Majestade odeia, então eu não coloco em nada que ele vá comer...), salsa, cebolinha, manjericão... Frita a casca do provolone junto do alho e o seu tofu vai lembrar bacon! Põe cebola crua prá curtir junto, que vai dar um gostinho especial...

E ó, não tenha medo da pimenta - ela é saudável, acelera o metabolismo, alivia dores no corpo, faz a gente eliminar toxinas através do suor - uma bênção! E é uma delícia...
Share:

4 comentários:

  1. Oi Rosa vim agradecer o seus recadinho muito gentil lá no meu cantinho...muito obrigada..Sabe eu nunca comi tofu, mas tenho muita vontade, não encontro com facilidade e o preço tbm não ajuda rssss, um dia dá certo! Tornei-me sua seguidora, beijos :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, quanta honra - eu tendo mais uma seguidora supertalentosa!!! Obrigada de coração e saiba que eu também não vou parar de ir no teu blog,nem que seja prá me torturar diante de tanta perfeição. Beijos.

      Excluir
  2. Quanto tempo pode ficar na geladeira?
    Obrigado pela receita, espero resposta ok?
    Abraço
    Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo máximo que eu já guardei na geladeira foi dez dias. Contudo, se você tiver o costume de esterilizar com água fervendo os vidros e os talheres na hora de preparar, acho que pode durar meses, se você usar temperos desidratados - cebola e alho crus, cheiro verde e pimenta frescos tendem a ficar muito mais gostosos, mas abreviam a vida da conserva.

      Beijos!

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!