quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Depilação em casa

Atendendo a pedidos - eis que resolvi dar minhas dicas pessoais de como se livrar dos indesejáveis pelinhos que atormentam nossos maravilhosos corpinhos femininos.


Já comentei que faço depilação com cera quente nas minhas bambinas. O que eu não comentei é que, da primeira vez que elas depilaram as pernas e as axilas com gilete, na verdade fui eu que depilei prá elas. Aliás também fiz a primeira barba do bambino, raspei careca a cabecinha linda dele quando ele passou na faculdade - me permito participar ao máximo na vida deles, sem podar suas iniciativas para a independência... Geralmente eles deixam, porque sabem que me faz feliz.

Bom, você pode escolher diversos métodos para se livrar dos pelinhos. 

Primeiro: Descoloração

                  Só recomendo para pelinhos finos. Já vi mulher com um tremendo dum corpão, linda de morrer, com as pernas mais cabeludas que as do meu marido, toda douradinha. Acho feio. Tem umas que os pelos até encaracolam... Desaprovo totalmente. Se você optar por esse método, saiba que chama muita atenção, especialmente se você for bronzeada ou tiver a pele morena. Só faça isso se os pelos forem fininhos e lisos - braços, (principalmente) buço também. Você pode misturar aquele pó azul (hoje tem de diversas qualidades, prá pele sensível, etc) com água oxigenada cremosa, aplique, espere uns minutinhos e lave. Arde prá caramba e, às vezes, descolore também a pele, deixando manchada. Prefiro óleo descolorante - que vende em casas de cosméticos. Além de mais suave (mistura uma parte dele prá duas de água oxigenada) rende mais, é mais barato e dura enquanto tiver óleo no vidro. Os pós, depois que abre o pacotinho, tem que jogar fora (mesmo se sobrou bastante...). Esse óleo dá até prá aplicar nos cabelos (se você tem eles grisalhos, mistura o óleo com água oxigenada e creme de cabelo, em partes iguais, aplica nos cabelos secos, dá uns dez minutos e lava: eles vão dar uma clareada, uma alourada, sem precisar tingir. Já usei, mas aí meus filhos me obrigaram a tingir de novo... A marca que eu uso é esta aqui:



Segundo: Gilete

                    O mais fácil de todos: toda mulher sabe disso. Mas também o mais chato quando os pelos começam a crescer: parece uma lixa... E também tem a irritação - cada poro fica vermelhinho, se você tomar uma chuva fica tudo irritado. Minha dica: lencinhos umedecidos. Ao invés de se depilar no banheiro, no chuveiro, faça no seco, usando esses lencinhos que vendem em baldes prá trocar fralda de bebê. Pegue um pote com água (prá limpar o aparelho durante o uso), uma toalha, um aparelho descartável de depilação (tipo prestobarba) e os lencinhos. Com toda a privacidade possível (nada de marido assistir o espetáculo) você vai umedecendo a pele com os lencinhos e depilando por partes. De vez em quando limpa o aparelho na água, prá livrá-lo dos pelinhos  presos nas lâminas. O bom de fazer assim é que você pode fazer sentada na maior parte do trabalho, não respinga água do chão de volta para a pele - que acaba irritando a pele (por mais limpo que o banheiro esteja). Se você fizer isso à noite e for dormir, de manhãzinha, quando você for tomar banho, os poros já vão estar recuperados e você pode tomar banho sem medo da pele ficar empipocada.

Terceiro: Cera quente

                      Não vou falar da cera fria porque nunca deu certo comigo. Uma meleca, difícil de tirar, não gosto. Quando eu me casei meu marido me deu de presente um aparelho que derretia a cera e a mantinha na temperatura ideal, o tempo todo em que o aparelho ficava ligado. Era maravilhoso, mas acabou pifando com o uso e eu me mudei prá gilete. Nas meninas eu faço assim:

- compre um potinho de cera de depilação na farmácia (a que eu uso é Veet, o potinho tem o tamanho de um pote de margarina e já vem com uma espátula de madeira - muito bom, pois tem um indicativo que mostra quando a cera tá pronta prá aplicar); a que eu uso é esta aqui:



- expulse todo mundo de casa (marido, filhos). Esse é um momento SEU, ninguém tem nada que ver com isso. O marido assistir a isso é tirar toda a mística da pele lisinha, é como você assistir como se moe a carne prá fazer o hamburguer - até tira a fome. Agora, se você tiver uma irmã, mãe ou melhor amiga, ela é bem vinda prá ficar e ajudar (até porque tem lugares que são difíceis de depilar - tipo a parte de trás das coxas).

- a pele tem que estar limpa, sem hidratante nem oleosidade.

- deixe pronto um pote vazio, prá recolher as tiras de cera que for usando

- Depois de tirado o lacre do potinho, coloque ele no microondas e derreta por 1 minuto (ou o que manda a embalagem). A primeira derretida é mais longa, as outras são de 20 segundos cada, geralmente. Mexa a cera com a espátula e aplique sobre a pele, testando a temperatura antes (você não vai querer "escaldar o couro").  Eu aplico 4 tiras, medido em torno de 3 a 4 centímetros de largura por uns 10 a 12 de comprimento, com um espaço semelhante entre elas (depois que eu arranco as primeiras, aplico nos espaços que ficaram). 

- a cera não pode ficar líquida demais, senão vai queimar a pele e escorrer toda. A consistência é de mel, mais prá duro que prá mole. 

- a cera deve ser aplicada acompanhando o crescimento dos pelos. Por exemplo: abaixo do joelho os pelos crescem "descendo" a perna, de cima prá baixo. Aplique a cera de cima prá baixo. 

- a cera deve ser retirada no sentido contrário ao do crescimento do pelo. No exemplo da canela, do joelho prá baixo, as tiras serão puxadas de baixo prá cima.

- é tudo muito rápido (e, com a prática, se torna mais rápido ainda). Você vai aplicando as tiras e, quando nota que a primeira delas perdeu o brilho, pára de aplicar e puxa a primeira, e as outras em sequência.

- alguns pelos teimam em não sair - um montão deles sai coladinho na cera, mas tem os teimosos. Esses, normalmente, saem muito fácil com uma pinça de sobrancelhas ou até puxando com a unha. A cera já soltou eles, só não saíram. Se forem muitos, aplique mais cera e repita o processo.

- a cera do pote vai esfriando. Volte pro microondas e derreta de novo, até acabar de usar o pote.

- acabou a cera e ainda sobraram pelos? Não tem problema. Pega as tiras que foram usadas e derrete no microondas, com pelo e tudo (afinal, os pelos são seus, não é?). Continua aplicando até acabar o trabalho. 

- se quiser reutilizar a cera, faça assim: compre uma peneira metálica, dessas de coar chá, mas não fina demais. Derreta a cera até ficar bem líquida no microondas e coe na peneira. JAMAIS LEVE NADA METÁLICO AO MICROONDAS!!! Livre-se dos pelos imediatamente, antes que colem prá sempre na peneira. Depois que a cera estiver de novo limpa, guarde-a, junto com a espátula também limpa. Ponha a peneira prá ferver em uma panela velha com água, que a cera que ficou vai derreter e soltar. Quando a água esfriar a cera que boiou solidifica e você pode reaproveitar ou jogar fora.

Tem gente que não gosta. Acha que fica uma melequeira. Bom, tudo é questão de se preparar prá fazer e fazer com método. Se a minha Lola fosse se depilar sozinha, seria um desastre - ela é meio bagunceira, ia acabar desistindo. Mas a Nana, se tivesse que fazer sozinha, desde a primeira tentativa seria tranquilo - acho que tá nos genes de cada um, não significa que alguém é melhor ou pior, só que não leva muito jeito prá determinada coisa...

Mas o potinho custa menos de 20 reais, microondas todo mundo tem em casa e não custa tentar, não é? E não desiste na primeira tira, na primeira tentativa: normalmente, persistência e prática superam a genética (dizem que os gênios são 99% transpiração e somente 1% inspiração,não é?...).

Tem ainda outros métodos prá se livrar dos pelos, dos quais conheço dois: aqueles depiladores elétricos, bonitinhos, que arrancam os pelos (doem mais do que com cera e a maioria dos pelos quebram) e líquidos que praticamente derretem os pelos. A pele fica lisinha, mas o líquido fede muito (o que eu usava se chamava Depilador Aurora, tem cheiro de laranja mofada) e os pelos, quando crescem, crescem fortes como se você tivesse raspado com gilete.

A Veet tem uma série de produtos prá depilação que também devem ser bons (cremes,loções, etc.), mas eu não posso opinar, pois não conheço. 


É isso. Espero que tenha serventia prá alguém.


Share:

12 comentários:

  1. Tentei usar essa cera da Veet, e sabe que acho que sou do grupo das bagunceiras? Não me dei muito bem... na verdade, não puxou nenhum pelo! haeiuhaeiuhaeiuhaeiuh Mas uso o creme da própria Veet e a pele fica hidratada e lisinha, vem com um aparelhinho em formato de depilador pra vc raspar o creme no final, ajuda mto. É assim que faço buço, só com creme. Nas pernas e na virilha ainda acabo raspando msm... :( Vou tentar a cera de novo com suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua dica do creme depilatório da Veet! Vou passar prá Lolinha, afinal, não estou sempre disponível e também não sou eterna... Mas tenta a cera quente,que dura maiso resultado. Beijão.

      Excluir
  2. Rosa, querida! bem estava certa uma leitora que pensou sermos irmãs!!!! Aqui em casa também nos depilamos em casa, sempre fiz essa manutenção em mim mesma e passei às filhas (depilação, pé, mão, tintura em cabelo...) vez ou outra vou ao salão, apenas em datas especiais. É muita economia, não é? sem contar que dependendo do que está fazendo dá para ir fazendo outras coisas junto, diferente dos salões que temos que ficar lá, com os pés e braços atados.
    Mulher Virtuosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai... É como diz o ditado: "Grandes mentes pensam igual" (hi,hi,hi!). Concordo com você totalmente. E tem mais: a questão da privacidade na hora da depilação - detesto gente estranha mexendo em mim (já basta quando a gente é forçada a ir ao médico...). Somos ambas virtuosas e muito espertas (prá não dizer tudo que somos e acabar pecando por falta de a modéstia ...). Beijos.

      Excluir
  3. Oi amada...
    Faz tempo que não te deixo recadinho, mas estou antenada a tudo que estás fazendo. Essa dica foi excelente para mim, pois faz tempo que eu estava querendo mudar o método de depilação, utilizo a lâmina e depois que li o seu depoimento estou mais convencida a comprar a cera. Brigaduuuuu pela dica.
    Bjoks.

    www.teacarola.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava sentindo falta da tua presença, mulher! Espero que esteja tudo bem, seja apenas excesso de trabalho... Experimenta a cera e depois me diz se você se ajeitou, ok? Beijão.

      Excluir
  4. Uso um aparelho elétrico que extrai o pelo, tem varias marcas no mercado, é limpo e rápido. Me dei super bem com êle, o único incoveniente é que encrava os pelos, ai tem que fazer esfoliação mas quando depilava com cera quente isso também acontecia...

    Adoro suas dicas de tudo!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei tua dica do aparelho, me diz depois a marca dele, se ele é bom assim eu vou comprar prás minhas filhas. Quanto aos pelinhos encravados, na minha Lolinha encrava muito pouco, não sei se é sorte... Beijo.

      Excluir
    2. Oi Rosa

      só vi hoje sua resposta ao meu comentário...
      meu aparelho é o Satinelle soft da Philips ele vem com varios acessorios que facilitam a depilação. Eu recomendo!
      beijo

      Excluir
  5. Oi Rosa. Quero depilar minha virilha, mas só uma vez raspei e ficou ao crescerem os pêlos,ferindo minha pele. Aí me desanimei e nunca mais tirei nada, mas estou vendo que e melhor tirar por questão de higiene. Tenho medo da depilação com cera. Como fazer para depilar s parte mais delicada do meu corpo sem ficar sofrendo depois? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, acho que tudo depende da forma como os pelos crescem depois... No caso das minhas filhas os pelos nessa região costumam encravar, então o melhor método é creme depilatório. Elas gostam, acham menos agressivo, pois não danifica a pele (pois quando a pele fica machucada, cicatriza em cima do pelinho que se foi e daí, quando o pelo volta a crescer, encontra a pele fechada e acaba encravando às vezes...). É o tipo de coisa chata que a gente tem que enfrentar, não é mesmo? Mas, se eu fosse você faria assim: prá saber como a pele reage, pede ajuda prá mãezinha ou prá uma irmã ou uma amiga e aplica cera - é sofrido, mas dura mais tempo. Caso a tua pele não reaja muito bem e aparecem os tais pelinhos encravados, experimente o creme depilatório - daqueles que aplica, espera uns minutinhos e daí lava com água morna. Espero que dê certo e que a tua pele fique ainda mais linda. Beijos.

      Excluir
  6. Hoje em dia está cada vez melhor fazer a depilação em casa, não é mesmo, tem muitos produtos bons no mercado e pra cada tipo de pele e pelos. Aquele puxa e estica já não é mais tão usado (pelo menos por mim). Peguei nessa página muitas dicas, vale a pena dar uma olhada.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!