terça-feira, 26 de junho de 2012

Dica com receita

Macarrão com queijo. Café com bolinho. Namoro com beijo. Tudo que é bom tem que vir acompanhado...
Primeiro a dica:
Saldão de lãs no Bazar Horizonte. Olha só minha comprinha:


 As peludas vão dar ótimas golas para casacos...
 As duas cristal vão virar blusas, as serenatas são para fazer uma blusa (já tenho mais 5 delas de outra compra...) e as outras: cachecol...
Essa linha daí é quase 50% linho, muito linda e macia - importada. Tem uns pelinhos, uma aparência ao mesmo tempo rústica e delicada... Essa marca de fios, Gedifra, só faz coisa linda: dá uma olhada neste site AQUI.

Os bebês já sabem, me deram bronca (filhos das minhas entranhas malvados, disseram que vão esconder o meu cartão, que eu tô fora de controle, que meu "quarto das bagunças" já tá entulhado de lãs e linhas, que vão acabar tendo que fazer uma intervenção... Ááááfe! Preferiam me ver desocupada, deprimida? É fazer o que eu adoro que mantém meu pique e minha sanidade...).
Tô me preparando prá fatura chegar e levar bronca do patrão, mas, como é parcelado, eu faço beicinho, pisco meus olhinhos chorosos e tudo se resolve (quem é que pode brigar por muito tempo com uma senhora doce, trabalhadora e caprichosa - e chantagista - como eu?).

Agora a receita: usei o novelo do fio Dots, o mais caro da minha comprinha. 
Não são botões: são como "mini broches", com duas perninhas na ponta, como percevejos ou "bailarinas" de escritório. De abrir e fechar. Comprados na loja Maluly, na 25 de março, por menos de 5 reais e são LIN-DOS!!!

Gente, que fio lindo! parece que alguém pregou, em espaços regulares, pequenos botões de flor! 

Não dá trabalho nenhum, o cachecol foi feito com um novelo só e rendeu 1,20 m feito somente em ponto tricô, avesso e direito.
  
Receita: É só isso: 22 pontos, agulha 9 de tricô, avesso e direito no ponto básico. Tricota até acabar. 
Você pode usar como cachecol ou como gola, como eu mostrei na foto. 

DETALHE: se você gosta do ponto pipoca, mas não sabe fazer, fica parecido: faz uma blusa com esse fio que você não vai se arrepender (e não vai dar trabalho nenhum, porque faz o ponto básico no avesso e no direito e fica lindo!!!). Blusinha de criança então? Vai ficar um sonho.

Agora, DICA DE SUPER MÃE!!!
Quando você fizer tricô, deixe de fazer SEMPRE o primeiro ponto da carreira. Assim: o primeiro ponto você passa direto prá outra agulha, SEM TRICOTAR ELE. "Mas, Dona Rosa, isso não vai dar defeito?" Não. O primeiro ponto é sempre o mais folgado. Se a gente tricota ele, as duas beiradas da peça acabam ficando um pouco maiores do que o resto. Se é numa blusa até passa, porque depois a gente costura a peça e fica tudo por isso mesmo. Mas, num cachecol, que a gente vai usar como ele veio ao mundo - principalmente se você não vai por franja... - é melhor que ele fique retinho, não é? Então pronto: não tricota o primeiro, faz a carreira toda, tricota o último mas, quando vira o trabalho prá dar sequência, não tricota o primeiro ponto. 
Além do mais, com isso você economiza linha (ou lã...). Pensa bem: se o seu cachecol tem 22 pontos, a cada 22 carreiras você ganhou uma carreira de brinde - e quem já não passou pelo apuro de estar terminando uma peça e faltar UM TIQUINHO de fio??? 
Então, colega, faz isso: a peça fica mais bonita e o fio rende mais...
Boas compras e bons tricótis!
Share:

6 comentários:

  1. uau amiga que compra maravilhosa, eu tambem fiz uma comprinha com lãs, linha pompom, linha dessa que vc comprou peludinho né, tambem, fiz dois cachicol, um casaquinho para meu bebezinho, vai la amiga e veja e me diga o que achou, eu agora decidi fazer um porta fosforo ja terminei, fiz algumas borboletinhas para decoraçao do meu jogo de cozinha apliquei no pegador do meu americano e apliquei uma borboletinha na geladeira no pegador tambem ficou tao legal vou postar para veres ta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei e matei a saudade do meu bebê enquanto o seu andava de bicicletinha... Ai, como o tempo voa! Beijão.

      Excluir
  2. Olá Dona Rosa.

    Adorei o blog! Encontrei ontem quando procurava a receita para uma amostra do fio Spot da Pingouin comprado, como vários dos seus, em uma megaliquidação:)
    Eu tb adoro costura, tricô e crochê, por isso tb sou louca pelas coisas que os acompanham: retalhos (adoooro), lãs muitas lãs, aviamentos, linhas, ihhh...
    Estou me divertindo muiro com as suas postagens e os comentários, as dicas.
    Obrigada por compartilhar.
    Deus e família para mim tb são tudo de bom nessa vida:D
    Tenho uma princesinha maravilhosa de dois aninhos, a minha modelo, hihi, adoro fazer coisinhas para ela:))

    Estou seguindo o blog e curtindo no facebook tb.
    Ainda não fiz um blog, mas assim que o fizer, posto minhas coisinhas sem segredinhos tb;)

    Td de bom.
    T+.
    Abraços.
    Kátia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que lindo,Kátia...Eu lembro quando minhas meninas eram pequenininhas, como era gostoso arrumá-las bem bonitinhas... Aproveita bem, porque passa depressa. Beijo e obrigada.

      Excluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!